Jornalista é vítima de injúria racial dentro de supermercado da Baixada Fluminense

Enviado por / FonteExtra

Letícia Karam de Assis, de 21 anos, foi presa em flagrante pelo crime

O colunista Daniel Nascimento, do jornal O Dia, foi vítima de injúria racial em um supermercado de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, na última sexta. Ele estava na fila, quando uma discussão com mãe e filha terminou com agressões e xingamentos, incluindo termos racistas, como “negrada”. O caso é investigado pela 52ªDP (Nova Iguaçu).

Letícia Karam de Assis, de 21 anos, e Rosemary Karam, de 63, foram filmadas por Daniel durante o crime. O vídeo mostra ambas discutindo com o jornalista, que admitiu ter revidado as agressões para se proteger das mulheres. Letícia foi presa em flagrante por injúria racial (preconceito de cor ou raça), e a mãe é investigada por lesão corporal.

Ao G1, Daniel disse que a discussão começou quando Letícia tentou agredi-lo.

“A filha começou a me ofender, até que ela veio de fato me agredir. Eu reagi, revidei com socos me afastando”.

Ele conta que também foi agredido por Rosemary: “A mãe me deu um tapa no rosto quando eu estava impedindo a saída dela, segurando o portão até a polícia chegar”.

No vídeo, é possível ver o momento em que Letícia também discute com outros clientes do supermercado, de maioria negra. Eles estavam defendendo Daniel, enfatizando que ouviram a menina chamá-lo de “feio”. Nesse momento, ela vira e os insulta de “negrada”, ao que reagem aos gritos afirmando que a menina estava sendo racista.

Na audiência de custódia de Letícia, a Justiça confirmou a prisão e decidiu pela liberdade provisória com medidas cautelares:

  1. comparecimento trimestral ao juízo da 2ª Vara Criminal de Nova Iguaçu, a iniciar-se em abril de 2024
  2. proibição de fazer contato e de se aproximar das vítimas e das testemunhas dos fatos
  3. proibição de ausentar-se da comarca por prazo superior a quinze dias, salvo em caso de expressa autorização do juízo natural

Procuradas, nem Letícia, nem Rosemary foram encontradas para contato. OGLOBO aguarda a versão de ambas.

+ sobre o tema

O racismo inverso existe e precisa ser combatido

Mais uma vez falando sobre racismo, mas dessa vez...

Está na moda ser preto, desde que você não seja preto

É bem comum encontrar nas redes sociais algumas pessoas...

para lembrar

O racismo inverso existe e precisa ser combatido

Mais uma vez falando sobre racismo, mas dessa vez...

Está na moda ser preto, desde que você não seja preto

É bem comum encontrar nas redes sociais algumas pessoas...
spot_imgspot_img

Justiça para Herus, executado em festa junina no Rio

Não há razão alguma em segurança pública para que Herus Guimarães Mendes, um office boy de 23 anos, pai de uma criança de dois...

Em tempos de cólera, amor

Planejei escrever sobre o amor numa semana mais que óbvia. Eu adoro esta data capitalista-afetiva que é o Dia dos Namorados. Gosto que nossa...

Lula sanciona lei de cotas para negros em concurso e eleva reserva de vagas para 30%

O presidente Lula (PT) sancionou nesta terça-feira (3) a prorrogação da lei de cotas federais, que passa a reservar 30% das vagas para pretos e pardos em concursos...
-+=
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.