Porteiro preso há 3 anos em investigação com erros é solto

Na última quarta-feira (10), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) mandou soltar Paulo Alberto da Silva Costa, que foi reconhecido por foto em 62 processos.

O porteiro Paulo Alberto da Silva Costa, de 37 anos, que estava preso há 3 anos após ser reconhecido por foto em mais de 60 ações penais, foi solto na noite desta sexta-feira (12) do Complexo de Bangu, na Zona Oeste do Rio.

O alvará de soltura foi emitido no início da noite pelo TJ. Paulo Alberto deixou o presídio às 22h. “Tô muito feliz de estar perto da minha família, saber que vou ver meus filhos. Acabou aquele inferno lá dentro, [que vivi] injustamente]”, disse ele. A mãe dele agradeceu a todos que acreditaram na inocência do porteiro.

Paulo não quis comentar sobre os erros de investigação que levaram à sua prisão- reconhecidos em decisão judicial – mas afirmou que considera que sofreu racismo nos sistemáticos reconhecimentos por foto.

Paulo é negro e nunca teve passagens pela polícia, mas em 62 ações penais ele foi reconhecido pelas diferentes vítimas por uma foto retirada de suas redes sociais e incluídas no álbum e no mural de suspeitos da Delegacia de Belford Roxo, na Baixada Fluminense.

A Defensoria Pública do Rio de Janeiro alegou que a identidade visual do suspeito foi sendo construída ao longo da investigação e que ele foi reconhecido apenas por fotografia apresentada às vítimas ao lado de outras que mostravam indivíduos com características físicas diferentes.

Em uma dessas ações penais, o porteiro chegou a ser condenado pela Justiça do Rio a seis anos e oito meses de prisão. O Tribunal de Justiça do Rio ainda negou recurso da defesa e, ao atender um pedido do Ministério Público, aumentou a pena para oito anos. O caso chegou ao STJ.

O Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD) apontou que todos os 62 casos seguiram o mesmo procedimento policial: o reconhecimento fotográfico e o pronto encerramento das investigações, sem investigação e produção de outras provas.

Decisão do STJ

Na última quarta-feira (10), a Terceira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou que Paulo fosse solto. Os ministros decidiram pela absolvição em uma das acusações e que as demais devem ser reavaliadas pelos juízes competentes.

Os ministros entenderam que todos os processos foram baseados apenas no reconhecimento fotográfico falho.

A relatora, ministra Laurita Vaz, afirmou que houve um erro sistêmico e que identificação apresentava contradições. Em determinado momento, segundo ela, ele usava cavanhaque, mas posteriormente a vítima não comentou novamente sobre essa característica física. A altura do suspeito também só surgiu em um segundo relato da vítima, que em momento algum chegou a afirmar que reconhecia o acusado.

A relatora ressaltou que o STJ tem entendimento de que apenas o reconhecimento fotográfico não serve como prova cabal de crime.

“O reconhecimento positivo pode comprovar a autoria. Não significa que a afirmação do ofendido que identifica agente do crime é prova cabal. Do contrário, a função dos órgãos de estado seria relegado a segundo plano, a mero homologador da acusação”, disse.

Laurita Vaz ressaltou que o reconhecimento de pessoas não prepondera sobre quaisquer outros meios de prova, cabendo aos investigadores buscar mais medidas como confissão, testemunha, perícia, entre outros.

+ sobre o tema

Media e estereótipos raciais na perspectiva de afrodescendentes nascidas em Lisboa

  Os media e os estereótipos raciais pelo olhar e...

Desembargador entra com ação contra professor da Ufes acusado de racismo

O desembargador Willian Silva ofereceu representação criminal ao Ministério...

‘Essa sua corzinha’, diz passageira para motorista negro após corrida para Patamares

Vítima divulgou vídeo e prestou queixa na delegacia de...

Lei de Cotas que contempla quilombolas ficou mais inclusiva, diz pesquisador

A renovação da Lei de Cotas, aprovada pela Câmara dos...

para lembrar

spot_imgspot_img

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...
-+=