Jovens Brancos Tem Nome, Jovens Negros Tem Nome e Adjetivo

 

Não gosto muito de falar sobre essa temática, mas para mim não é nenhum tabu. Apenas não gosto de me deter naquilo que adoece as pessoas, não por vírus que estejam nelas, mas pelas endemias de seus entornos. O preconceito é endêmico!

De modo geral não enfrento muitas situações desse tipo, pois as pessoas de todas as cores gostam de conviver comigo, me acham uma pessoa legal, inteligente, sei cantar, dançar, me expressar e dinamizo ambientes. Portanto, consigo “me safar” num mundo onde o negro é visto quase sempre de uma forma diferente.

Os jovens brancos tem nome e os jovens negros costumam ter nome e adjetivo. Por exemplo, João e Pedro são amigos de Maria. João é negro, Pedro é branco. Maria vai falar de seus amigos para outra amiga e diz: Amanhã vou sair com Pedro e João (aquele meu amigo negro). É instantâneo, quase sem perceber, mas o é! Uma peste!

Mas, o pior é a delimitação de ambientes. Apesar de o país ter maioria de sua população autodeclarada de cor negra, muitos ambientes no país, mesmo sem admiti-lo são restritivos. Pessoas negras que entram em um desses ambientes recebem tantos olhares que os evitam.

Um dia vi uma família de pessoas negras andando num domingo por uma rua de um bairro da zona oeste da cidade de São Paulo, como se estivessem em busca de um restaurante… mas estavam tímidas, olhares distantes, como se tivessem medo. É a peste do preconceito que bloqueia aqueles que respiram o ar onde o mesmo ocorre.

Nessas horas dá vontade de chorar, pois pensamos o quanto isso restringe as possibilidades de crianças e jovens que crescem sem liberdade.

O PRECONCEITO É UMA DOENÇA QUE ADOECE, BLOQUEIA E RESTRINGE.
E SÓ QUEM É OU CONVIVE COM SABE DO QUE ESTOU FALANDO.

 

Fonte: Blog Dinalemanha

+ sobre o tema

Lei que determina mais negros em publicidades é sancionada em Rio Branco

Yuri Marcel Negros deverão ter espaço proporcional em peças publicitárias...

Exorcismo revolucionário

O que Pele negra, máscaras brancas, de Frantz Fanon...

Prouni: Um sucesso para ninguém botar defeito, por Elio Gaspari

Elio Gaspari, O Globo A notícia pareceu uma simples...

para lembrar

As desigualdades raciais são categóricas e duradouras, estúpido!

Talvez o maior erro de avaliação para usos e...

Negros vivem menos que brancos no Recife

Sarah Fernandes Em 2006, o total de mortes de negros...

Caixa terá novo filme para retratar Machado de Assis

A Caixa Econômica Federal não aguentou a pressão por...

Exposição considerada espetáculo racista gera protestos em Paris

Paris, 7 dez (EFE).- Cerca de 200 pessoas protestaram...
spot_imgspot_img

Atriz Samara Felippo presta depoimento em delegacia sobre caso de racismo contra filha em escola de SP

A atriz Samara Felippo chegou por volta das 10h desta terça-feira (30) na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, no Centro de São Paulo. Assista o...

Número de pessoas mortas pela PM paulista cresceu 138% no 1º trimestre

Dados divulgados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública de São Paulo mostram que o número de pessoas mortas por policiais militares em serviço no...

Livro continua a ser o melhor investimento de uma pessoa

Em janeiro de 2017, o mundo já era bastante confuso e acelerado. Mal sabíamos o que o futuro nos reservava. Parece até que estou falando...
-+=