Jovens contam como suas vidas no Rio mudaram com o passinho

 

O passinho, um tipo de dança que que se disseminou nas redes sociais no Rio de Janeiro, ganhou tanta projeção que será tema de documentário e de um musical na capital fluminense.

A BBC Brasil acompanhou a rotina de dois jovens de favelas do Rio que participam de disputas informais entre praticantes da dança – uma mistura de estilos como funk, break, samba, frevo e forró – e perguntou a eles como o passinho influencia suas vidas.

Pablo Henrique Gonçalves Machado, o Pablinho, de 20 anos, morador da favela da Rocinha, diz que o passinho traz uma “energia boa” que o ajuda a ficar afastado das drogas. Já Artur Bispo, de 18 anos, morador do Morro do Vidigal, destaca a diversão que a dança lhe proporciona com os amigos.

Os dois foram entrevistados em abril antes de uma competição entre dançarinos, chamada Batalha do Passinho, no Vidigal.

Disputas informais entre dançarinos em bailes funk foram formalizadas em 2011 na primeira Batalha, realizada em quatro comunidades do Rio.
A edição deste ano cresceu: nos últimos dois meses, 256 jovens dançarinos competiram em 16 favelas cariocas em duelos para chegar aos quatro finalistas. Eles vão se apresentar na final no próximo dia 18, no programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo.

 

 

Leia Também:

Gualter Rocha o Gambá rei dos passinhos de funk, é assassinado e enterrado como indigente

 

Fonte: BBC

 

 

+ sobre o tema

O racismo inverso existe e precisa ser combatido

Mais uma vez falando sobre racismo, mas dessa vez...

Está na moda ser preto, desde que você não seja preto

É bem comum encontrar nas redes sociais algumas pessoas...

para lembrar

O racismo inverso existe e precisa ser combatido

Mais uma vez falando sobre racismo, mas dessa vez...

Está na moda ser preto, desde que você não seja preto

É bem comum encontrar nas redes sociais algumas pessoas...
spot_imgspot_img

Justiça para Herus, executado em festa junina no Rio

Não há razão alguma em segurança pública para que Herus Guimarães Mendes, um office boy de 23 anos, pai de uma criança de dois...

Em tempos de cólera, amor

Planejei escrever sobre o amor numa semana mais que óbvia. Eu adoro esta data capitalista-afetiva que é o Dia dos Namorados. Gosto que nossa...

Lula sanciona lei de cotas para negros em concurso e eleva reserva de vagas para 30%

O presidente Lula (PT) sancionou nesta terça-feira (3) a prorrogação da lei de cotas federais, que passa a reservar 30% das vagas para pretos e pardos em concursos...
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.