Jovens contam como suas vidas no Rio mudaram com o passinho

 

O passinho, um tipo de dança que que se disseminou nas redes sociais no Rio de Janeiro, ganhou tanta projeção que será tema de documentário e de um musical na capital fluminense.

A BBC Brasil acompanhou a rotina de dois jovens de favelas do Rio que participam de disputas informais entre praticantes da dança – uma mistura de estilos como funk, break, samba, frevo e forró – e perguntou a eles como o passinho influencia suas vidas.

Pablo Henrique Gonçalves Machado, o Pablinho, de 20 anos, morador da favela da Rocinha, diz que o passinho traz uma “energia boa” que o ajuda a ficar afastado das drogas. Já Artur Bispo, de 18 anos, morador do Morro do Vidigal, destaca a diversão que a dança lhe proporciona com os amigos.

Os dois foram entrevistados em abril antes de uma competição entre dançarinos, chamada Batalha do Passinho, no Vidigal.

Disputas informais entre dançarinos em bailes funk foram formalizadas em 2011 na primeira Batalha, realizada em quatro comunidades do Rio.
A edição deste ano cresceu: nos últimos dois meses, 256 jovens dançarinos competiram em 16 favelas cariocas em duelos para chegar aos quatro finalistas. Eles vão se apresentar na final no próximo dia 18, no programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo.

 

 

Leia Também:

Gualter Rocha o Gambá rei dos passinhos de funk, é assassinado e enterrado como indigente

 

Fonte: BBC

 

 

+ sobre o tema

Por que mandaram matar Marielle Franco? Essa agora, é a pergunta que não se cala…

Seis anos depois e finalmente o assassinato de Marielle...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de...

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo...

para lembrar

spot_imgspot_img

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Um guia para entender o Holocausto e por que ele é lembrado em 27 de janeiro

O Holocausto foi um período da história na época da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando milhões de judeus foram assassinados por serem quem eram. Os assassinatos foram...

Caso Marielle: mandante da morte de vereadora teria foro privilegiado; entenda

O acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), não ocorreu do dia...
-+=