Júri nos Estados Unidos da América considera polícia culpada de agredir mulher negra algemada

Um júri considerou nesta sexta-feira que uma oficial branca da polícia da cidade norte-americana de Los Angeles é culpada de agredir com pontapés e empurrões uma mulher negra que estava algemada na parte traseira de uma viatura e que mais tarde morreu após reclamar que não conseguia respirar.

Do Verdade

A polícia Mary O’Callaghan havia sido acusada de agressão racial, mas não pela posterior morte de Alesia Thomas, de 35 anos, que estava sendo presa por abandono infantil quando perdeu a consciência no veículo em Julho de 2012.

Mary, de 50 anos, foi detida e pode pegar até três anos de prisão quando a sentença for anunciada em 23 de julho. O instituto médico legal determinou que uma intoxicação aguda de cocaína teve papel importante na morte de Alesia.

O julgamento ocorreu após uma série de confrontos fatais envolvendo a polícia nos Estados Unidos da América, o que provocou manifestações populares e colocou as esquadras do país em evidência devido ao uso da força, particularmente contra as minorias.

Durante o julgamento, a promotoria exibiu aos jurados um vídeo da viatura e afirmou que as imagens provavam que Mary usou força excessiva quando empurrou Alesia pela garganta e deu-lhe um pontapé na virilha e no estômago durante a prisão.

+ sobre o tema

Em dois vídeos, retrato da segregação social brasileira

Por: Antonio Martins O Brasil é o país que limita...

A palavra é rolezinho – Por: Carla Rodrigues

    O Brasil tem 495 shopping-centers, nos...

Estupro, uma epidemia contemporânea

A barbárie que vitimou a jovem indiana de 23...

para lembrar

Para J. Jorge, do Olodum, Luiza Barros na SEPPIR ampliará diálogo

    Salvador - O presidente do Olodum, João Jorge Rodrigues,...

Violência contra a mulher não é só dar porrada

Muitas mulheres são vítimas de violência doméstica, preconceito no...

A cor do pecado: no século xix, a sensualidade da mulher negra

______________________   Resumo Esta pesquisa tem por objetivo principal analisar a presença...
spot_imgspot_img

Homem é preso em Manaus suspeito de matar grávida por não querer filho negro

A Polícia Civil do Amazonas prendeu em Manaus um homem apontado como sendo o assassino de sua ex-namorada grávida de sete meses. As investigações, segundo a corporação,...

Violência política contra as mulheres é estratégia de ataque à democracia, diz especialista

Neste 25 de novembro, Dia Internacional pelo Fim da Violência contra as Mulheres, o Brasil se depara com um número alarmante. Segundo pesquisa elaborada...

Mortalidade materna de mulheres negras é o dobro da de brancas, mostra estudo da Saúde

Assim como outros indicadores de saúde, a mortalidade materna é maior em mulheres negras do que brancas, de acordo com levantamento do Ministério da Saúde. Dados preliminares...
-+=