Lei de Acesso à Informação é acionada para conhecer candidatos ao STF

A Articulação Justiça e Direitos Humanos (JusDh) reivindica transparência no processo que decidirá sobre o preenchimento da vaga do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Britto, que se aposenta no próximo domingo.

STF escolherá novo Ministro (Fábio Rodrigues)

O JusDh, que realiza um trabalho em prol da transparência e compromisso com os direitos humanos nas indicações do STF, protocola hoje (14) junto à Presidência da República, Ministério da Justiça e Secretaria Geral da Presidência, um ofício solicitando acesso às informações acerca do processo adotado pela Presidência para o preenchimento da vaga do Ministro.

O STF é a instância máxima do Poder Judiciário brasileiro, onde tem sido decididas questões centrais de direitos humanos para o país. No próximo domingo (18), o atual presidente do STF, Ministro Ayres Britto, completará 70 anos, atingindo sua aposentadoria compulsória. Portanto, será iniciado mais um processo de escolha presidencial para o Tribunal.

Contudo, a Articulação Justiça e Direitos Humanos ressalta que a quatro dias da escolha do presidente, nada se sabe sobre os candidatos, as consultas e as movimentações que estão sendo realizadas no âmbito da Presidência e do Ministério da Justiça.

A entidade reforça que as decisões do STF se dirigem a temas diretamente ligados às políticas públicas e à efetivação, ou violação, dos direitos humanos. Diante disso, considera imprescindível a participação da sociedade no processo de escolha do novo ministro.

O ofício se fundamenta na Lei de Acesso à Informação Pública, Lei nº 12.527, que entrou em vigor no Brasil em maio deste ano. Com base neste mecanismo, a JusDh quer saber que nomes estão sendo cogitados, quem está participando da comissão à frente desse processo e quais critérios serão utilizados na decisão.

Fonte: Pulsar

+ sobre o tema

Brasil: teste da linguinha em recém-nascidos passa a ser obrigatório

A partir desta semana, hospitais e maternidades das redes...

65,7% das mulheres com câncer de mama esperam mais de 60 dias por tratamento no SUS

Uma pesquisa da Fundação do Câncer mostra que 65,7%...

Jeferson Tenório defende papel da literatura como direito humano

O escritor e pesquisador Jeferson Tenório, que se consagrou...

para lembrar

O Brasil sem esgoto eliminará o trimosquito Aedes aegypti?

O Brasil vive uma tragédia sem precedentes na história...

Fátima Oliveira: Candidatos parecem morar em bolha, nada a ver com a perda de direitos

O novo cenário nacional das eleições municipais de 2016 Por Fátima...

Este cartaz é HIV positivo: veja a reação das pessoas em vídeo

Campanha de uma ONG contra discriminação de soropositivos faz...
spot_imgspot_img

Carta da presidência da COP30 não cita racismo ambiental e afrodescendentes

A Carta da presidência da COP30 enviada à comunidade internacional nesta segunda-feira, 10 de março, pelo presidente da COP30, o brasileiro André Corrêa do...

Mais de 2 mil mulheres foram libertadas do trabalho escravo desde 2003

AOS 62 ANOS, Cida* trabalhava como cozinheira em uma frente de desmatamento de floresta nativa em uma fazenda em Pimenta Bueno (RO). Durante seis meses,...

Organizações chamam atenção para a relação entre violações de direitos humanos e combustíveis fósseis

Um grupo de organizações da sociedade civil enviou um documento à ONU denunciando os impactos de uma economia baseada em combustíveis fósseis sobre os...
-+=