Lésbica renuncia ao pastorado para protestar contra ‘homofobia’ na Igreja Luterana da Noruega

Na Noruega, Hilde Raastad, a primeira pastora a “casar” no civil com outra mulher, diz que está abandonando o pastorado em protesto contra a alegada discriminação que gays e lésbicas enfrentam na Igreja Luterana.

Por Julio Severo

Hilde Raastad

“Ficou insustentável para mim representar uma Igreja que ainda pratica a exclusão,” afirmou a ex-pastora em entrevista ao jornalAftenposten.

Na Noruega, a Igreja Luterana aceita a ordenação de pastores homossexuais e “casamento” homossexual. O que Hilde considera intolerável é que mesmo com toda essa liberdade, bispos luteranos ainda tenham o direito de recusar, em suas dioceses, nomear pastores gays e pastoras lésbicas.

De acordo com as queixas dela, em várias ocasiões lhe negaram um cargo quando ela era a única candidata. Por causa disso, ela confrontou o bispo de Oslo renunciando ao pastorado enquanto a Igreja Luterana da Noruega não decidir obrigar as dioceses a aceitar pastores homossexuais.

Pastoras luteranas lésbicas

Ela argumentou que, pelas leis, seria crime uma igreja rejeitar um pastor negro ou de outra raça, de modo que ela reivindica igualdade. Na opinião dela, as igrejas locais não deveriam ter o poder de decidir a posse de um pastor homossexual, gerando novos desafios para as congregações, que deveriam prestar contas, até mesmo ao Estado, se não aceitarem a nomeação de um pastor envolvido em práticas homossexuais.

Hilde Raastad tem sido há anos membro ativo do Fórum Europeu de Grupos Cristãos Gays, Bissexuais e Transgêneros, cuja missão é trabalhar dentro das igrejas cristãs da Europa e usá-las como instrumentos para avançar a agenda gay.

Na conferência homossexual EuroPride de Roma em 2011, Hilde foi uma das preletoras. Na sua palestra “Fé e Homossexualidade,” ela disse:

“Sou lésbica e sou também cristã. E acredito que minha capacidade de amar, minha capacidade de encontrar paixão nos braços de outra mulher, é um dom de Deus para mim.”

Com informações do site homossexual A Capa, Fórum Europeu de Grupos Cristãos Gays, Bissexuais e Trangêneros e Views and News from Norway

 

Fonte: Lista Racial

+ sobre o tema

‘Eu era neonazista até ser presa e me apaixonar por uma negra’

Angela King lembra quando foi a um bar já...

Evento estudantil sofre ‘ataque de intolerância’, segundo organização

A 3ª Semana Cultural do Curso de Direito da...

Skinheads suspeitos de agressão homofóbica em Fortaleza são notificados para depor

Garoto foi agredido em praça em Fortaleza em 'presumido...

Família real britânica terá seu primeiro casamento gay

Primo da rainha Elizabeth II será conduzido no altar pela...

para lembrar

Querida presidenta…

Já sucumbimos a algumas batalhas contra o machismo, mas...

Chile, Cuba e Argentina têm as menores taxas de homicídio da América Latina

ONU: Cuba, Chile e Argentina têm menores taxas de...

Japoneses ‘gritam’ em público para declarar amor às mulheres em festival anual

Pelo nono ano consecutivo, o Japão comemora no dia...

Eisner Awards 2016: Mulheres quebram recordes de indicações no prêmio de quadrinhos

Nesta terça-feira (19), foram anunciados os indicados ao Eisner...
spot_imgspot_img

PM que agrediu mulher no Metrô disse que ela tinha de apanhar como homem, afirma advogada

A operadora de telemarketing Tauane de Mello Queiroz, 26, que foi agredida por um policial militar com um tapa no rosto na estação da Luz do Metrô de São...

Comitê irá monitorar políticas contra violências a pessoas LGBTQIA+

O Brasil tem, a partir desta sexta-feira (5), um Comitê de Monitoramento da Estratégia Nacional de Enfrentamento à Violência contra Pessoas LGBTQIA+, sigla para...

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...
-+=