Luisito, el vampi, ataca outra vez, por Cidinha da Silva

por Cidinha da Silva

Existem formas e formas de dar vazão ao espírito bélico de um guerreiro. Honrar os ancestrais guarani que modulam a agressividade de um rosto, por meio de gestos simples e nobres de respeito aos companheiros de profissão pode ser uma delas.

Luisito, ao contrário, prefere ser (ou só consegue ser) uma bomba-relógio feita à pólvora de racismo, violência e canibalismo, tingida por boa técnica para camuflar o tic-tac, o tatibitati, o desespero de mais um homem em conflito com a própria masculinidade, convulsionado por sentimentos devastadores, com os quais não sabe lidar, para os quais não busca ajuda.

Mas, não há como condoer-me, é muito cruel em suas metáforas, o tal Luisito. Aos negros, cuja origem socioeconômica é parecida com a sua (dizem que ele foi um menino extremamente pobre em Salto, sua cidade natal, e venceu na vida pelo futebol, como inúmeros meninos mundo afora), ele reserva o desprezo, a humilhação e a violência física como expressões do racismo que os afasta de seu corpo supostamente superior, aos chutes. Aos negros ele recusa aperto de mãos no início de uma partida.

É líquido e certo que os defensores do atacante dirão que Luisito agrediu apenas um negro, o francês Evra.  Poderão dizer mais, Evra é europeu, mesmo sendo senegalês, e Luisito, um pobre latino-americano massacrado pela imprensa e pela cultura anglo-saxônica. Pobrecito! O caso é que não é necessário matar 10 gays ou 10 mulheres para que um crime seja caracterizado como homofobia ou feminicídio, basta investigar e explicitar a motivação de ataque a pessoa única, porque é gay, lésbica, mulher, negro.

Aos brancos, por sua vez, Luisito devota a violência reincidente da mordida. Quer comê-los, engoli-los, capturar a brancura deles dentro de si, talvez como recurso atávico e macabro da crença canibalista de que ao chupar-lhes o sangue, ao mastigar-lhes a carne, el vampi adquiriria todas as qualidades do branco, festejadas pela supremacia branca. Quem sabe, o sangue branco ingerido pudesse até apagar as origens indígenas expressas em seu corpo latino-americano, talvez afro-latino-americano (os pelo duro costumam ter pavor dos ancestrais negros). Quiçá, ao arrancar dos brancos nacos de carne e gotas de sangue,  Luisito realize o sonho de tornar-se um deles.

+ sobre o tema

O Brasil deveria comercializar o que tem de melhor: o seu povo

Ouvi no rádio um moço – que falava muito...

Em carta a Dilma, MPL lembra de índios e pede diálogo com movimentos sociais

Convidado para reunião com a presidenta, Passe Livre pediu...

Movimento negro cobra auxílio emergencial de R$ 600 e vacina para todos pelo SUS

Nesta quinta feira (18), a Coalizão Negra por Direitos,...

para lembrar

Uncle Tom – Reconhecendo estereótipos racistas internacionais – Parte VI

Essa história é muito louca — vamo lá: por Suzane Jardim no Medium Corporation Em 1852,...

Realmente “o racismo é coisa da tua cabeça”

Mais uma da série: ‪#‎nãoexistepreconceitonoBrasil‬ ‪#‎nãomeKhaloMais‬ Eu, no terminal de integração, com...

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...

Frugalidade da crônica para quem?

Xico, velho mestre, nesse périplo semanal como cronista, entre prazos apertados de entrega, temas diversos que dificultam a escolha, e dezenas de outras demandas,...

O PNLD Literário e a censura

Recentemente fomos “surpreendidas” pela censura feita por operadoras da educação no interior do Rio Grande do Sul e em Curitiba a um livro de...
-+=