Lula diz que Serra está com ‘dor de cotovelo’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que não está no cargo para curar “dor de cotovelo” do candidato de oposição José Serra (PSDB) nem pretende exercer o papel de “censor da internet”.

Lula fez a afirmação em Esteio, na região metropolitana de Porto Alegre, em resposta a informação publicada pela Folha de que Serra havia dito que alertara o presidente para o vazamento de dados de sua filha, Verônica, protegidos por sigilo fiscal.

“Primeiro acho que nosso adversário deveria procurar um novo argumento. Não é possível que possa pedir que eu censure a internet. Não posso fazê-lo. Ele não me alertou. Ele se queixou”, afirmou.

De acordo com o petista, os dados publicados em blogs que Serra chama de “chapa branca” não têm nada de relevante nem são frutos de quebra de sigilo fiscal.

“Sempre achei que a internet livre tem coisa extraordinariamente séria e coisa extraordinariamente leviana. Não tem nada demais o que a internet publicou sobre a filha de Serra. Há insinuações como há contra o presidente Lula, contra a família do presidente Lula, contra vocês jornalistas individualmente. Se escrevem alguma coisa que o internauta não gosta, tomam cacete o dia inteiro.”

Lula aproveitou para aconselhar rumos para a campanha tucana e criticou a ação do PSDB no TSE pedindo a impugnação da chapa da petista Dilma Rousseff.

“O Serra precisa saber uma coisa: eleição a gente ganha convencendo os eleitores a votar na gente. Não é tentando convencer a Justiça Eleitoral a impugnar a adversária. Isso já aconteceu em outros tempos, na ditadura militar. Na democracia, o sr. Serra que vá para rua, que melhore a qualidade de seu programa (de TV).”

O presidente sugeriu que o tucano apresente propostas para o crescimento industrial do país. “Hoje ele deve estar com dor de cabeça porque o PIB, segundo o IBGE, vai crescer mais do que os mais otimistas diziam que iria crescer. Vai crescer 7%.”

De acordo com o petista, o país vive um “momento de ouro”. “E eu não vou permitir que nenhuma futrica menor, porque não tem nenhuma acusação grave contra o Serra, tem aquelas coisas de internet, atrapalhe. O presidente da República tem coisa mais séria para cuidar do que as dores de cotovelo do Serra.”

Lula chegou a Esteio às 15h30, com uma hora de atraso. Visitou a exposição agropecuária, aberta ontem, passando por vários estandes de agronegócios, vários deles de cooperativas e pequenos agricultores, os quais o aplaudiram e o festejaram com apupos e fotos.

Já nos estandes de gado, Lula chegou a ouvir vaias de produtores que ficaram o dia inteiro impedidos de realizar negócios, porque a segurança da Presidência isolou o local, restringindo a livre circulação de interessados em compras.

Lula assustou sua própria segurança ao descer do carro para visitar a seção de máquinas agrícolas sem aviso prévio. Subiu em tratores, tirou fotos com lideranças e só deu entrevista após os jornalistas se queixarem de que estava indo embora sem falar.

Fonte: Folha.com

+ sobre o tema

Quilombolas pedem orçamento e celeridade em regularização de terras

O lançamento do Plano de Ação da Agenda Nacional...

É a segurança, estúpido!

Os altos índices de criminalidade constituem o principal problema...

Presidente da COP30 lamenta exclusão de quilombolas de carta da conferência

O embaixador André Corrêa do Lago lamentou nesta segunda-feira (31)...

Prefeitura do Rio revoga resolução que reconhecia práticas de matriz africana no SUS; ‘retrocesso’, dizem entidades

O prefeito Eduardo Paes (PSD) revogou, na última terça-feira (25), uma...

para lembrar

Apesar de lei, direito de brincar não é plenamente garantido no país

Desde o fim do mês passado, a nova sede...

Incentivados pelas mães, adolescentes abraçam o ativismo

Em 2015, depois de ser intimidada por um homem...

Shoppings de SP conseguem liminar na Justiça para impedir ‘rolezinho’

    Ao menos seis shoppings de São...

Barroso, do STF, manda Senado instalar CPI da Covid, em revés para Bolsonaro

O ministro Luís Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal...

Decisão de julgar golpistas é histórica

Num país que leva impunidade como selo, anistia como marca, jeitinho no DNA, não é trivial que uma Turma de cinco ministros do Supremo...

A ADPF das Favelas combate o crime

O STF retomou o julgamento da ADPF das Favelas, em que se discute a constitucionalidade da política de segurança pública do RJ. Desde 2019, a...

STF torna Bolsonaro réu por tentativa de golpe e abre caminho para julgar ex-presidente até o fim do ano

A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta quarta-feira (26), por unanimidade, receber a denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da República) e tornar réus o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)...
-+=