Lula diz que Serra está com ‘dor de cotovelo’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que não está no cargo para curar “dor de cotovelo” do candidato de oposição José Serra (PSDB) nem pretende exercer o papel de “censor da internet”.

Lula fez a afirmação em Esteio, na região metropolitana de Porto Alegre, em resposta a informação publicada pela Folha de que Serra havia dito que alertara o presidente para o vazamento de dados de sua filha, Verônica, protegidos por sigilo fiscal.

“Primeiro acho que nosso adversário deveria procurar um novo argumento. Não é possível que possa pedir que eu censure a internet. Não posso fazê-lo. Ele não me alertou. Ele se queixou”, afirmou.

De acordo com o petista, os dados publicados em blogs que Serra chama de “chapa branca” não têm nada de relevante nem são frutos de quebra de sigilo fiscal.

“Sempre achei que a internet livre tem coisa extraordinariamente séria e coisa extraordinariamente leviana. Não tem nada demais o que a internet publicou sobre a filha de Serra. Há insinuações como há contra o presidente Lula, contra a família do presidente Lula, contra vocês jornalistas individualmente. Se escrevem alguma coisa que o internauta não gosta, tomam cacete o dia inteiro.”

Lula aproveitou para aconselhar rumos para a campanha tucana e criticou a ação do PSDB no TSE pedindo a impugnação da chapa da petista Dilma Rousseff.

“O Serra precisa saber uma coisa: eleição a gente ganha convencendo os eleitores a votar na gente. Não é tentando convencer a Justiça Eleitoral a impugnar a adversária. Isso já aconteceu em outros tempos, na ditadura militar. Na democracia, o sr. Serra que vá para rua, que melhore a qualidade de seu programa (de TV).”

O presidente sugeriu que o tucano apresente propostas para o crescimento industrial do país. “Hoje ele deve estar com dor de cabeça porque o PIB, segundo o IBGE, vai crescer mais do que os mais otimistas diziam que iria crescer. Vai crescer 7%.”

De acordo com o petista, o país vive um “momento de ouro”. “E eu não vou permitir que nenhuma futrica menor, porque não tem nenhuma acusação grave contra o Serra, tem aquelas coisas de internet, atrapalhe. O presidente da República tem coisa mais séria para cuidar do que as dores de cotovelo do Serra.”

Lula chegou a Esteio às 15h30, com uma hora de atraso. Visitou a exposição agropecuária, aberta ontem, passando por vários estandes de agronegócios, vários deles de cooperativas e pequenos agricultores, os quais o aplaudiram e o festejaram com apupos e fotos.

Já nos estandes de gado, Lula chegou a ouvir vaias de produtores que ficaram o dia inteiro impedidos de realizar negócios, porque a segurança da Presidência isolou o local, restringindo a livre circulação de interessados em compras.

Lula assustou sua própria segurança ao descer do carro para visitar a seção de máquinas agrícolas sem aviso prévio. Subiu em tratores, tirou fotos com lideranças e só deu entrevista após os jornalistas se queixarem de que estava indo embora sem falar.

Fonte: Folha.com

+ sobre o tema

Constituição, 36 anos: defender a democracia

"A Nação quer mudar. A Nação deve mudar. A Nação...

A cidadania vai além das eleições

Cumprido ontem o dever cívico de ir às urnas...

Eleições municipais são alicerce da nossa democracia

Hoje, 155,9 milhões de eleitores estão aptos a comparecer...

Eleição: Capitais nordestinas matam 70% mais jovens que Rio de Janeiro

As capitais nordestinas matam cerca de 70% mais jovens...

para lembrar

A família é projeto de Deus?

acabo de inaugurar um pequeno negócio em uma das...

Nós, povos da floresta, queremos garantir o direito ao nosso território

Queremos viver, mas não sabemos até quando iremos resistir! Somos...

17/09 – Em MG, Anastasia tem 40%, e Costa, 37%, diz Datafolha

Margem de erro é de dois pontos percentuais, para...

Levada ao pé da letra, lei do impeachment deixaria poucos de pé

Levada ao pé da letra, a lei do impeachment...

Cresce número de empresas sem mulheres e negros em cargos de direção, mostra B3

A presença de mulheres e pessoas negras em cargos de direção em empresas listadas na bolsa brasileira regrediu em 2024, em comparação com o...

Filantropia comunitária e de justiça socioambiental para soluções locais

Nasci em um quintal grande, que até hoje é de terra. Lembro-me de ficar sentada na janela da sala observando a chuva. Nasci em...

Macaé Evaristo manifesta preocupação com exposição excessiva às bets

Recém-empossada no Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo manifestou grande preocupação com as consequências da exposição das pessoas, em especial crianças...
-+=