Lula reverencia a vida e a obra de Vinicius de Moraes

Por: Irlam Rocha Lima

Cerimônia marca a reintegração, post-mortem, do escritor aos quadros do Itamaraty, agora como embaixador


Emocionado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu ter inveja de Vinicius de Moraes, que sempre estava “com as portas da casa abertas para os amigos”; e lamentou não ter convivido com o poeta como gostaria. “Não conheço alguém que tenha sabido viver a vida como o nosso Vinicius viveu.” Segundo o presidente, o intelectual tinha o dom de saber escolher pessoas boas para conviver e evitar gente chata. “Gostaria de ter sido convidado para as tardes de música na casa do compositor. Hoje as pessoas não têm mais coragem de convidar alguém para um trago (de uísque). Um trago para conquistar e não para embebedar.”

Essas reflexões foram feitas ontem, no começo da noite, no Itamaraty, ao discursar de improviso no encerramento de cerimônia que marcou a reintegração, post-morten, de Marcus Vinicius da Cruz Melo Moraes aos quadros do Ministério de Relações Exteriores no cargo de ministro de primeira classe (embaixador).

Ao assinar a aposentadoria compulsória de Vinicius, com base no Ato Institucional nº 5 (AI 5), o general Arthur da Costa e Silva, ordenou: “Demita esse vagabundo”. Ontem, o poetinha foi reverenciado, com pompa e circunstância, pelo presidente da República: “Muitas vezes no Brasil deixamos de exaltar quem foi vítima no período do autoritarismo, e ficamos preocupados com quem prendeu e matou. E com isso, a gente se esquece de valorizar os nossos heróis”.

Na abertura da cerimônia, o ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, traçou um perfil do embaixador-poeta e lembrou-se de passagens da carreira do homenageado. Contou, por exemplo, que quando Vinicius servia em Montevidéu, “misturou” a poesia com a burocracia ao pedir seu retorno para o Rio de Janeiro, justificando: “Preciso voltar para o Rio e não é por problemas de dinheiro ou material, porque isso se recupera, mas sim por amor, que é irrecuperável”.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Ayres Brito destacou a atuação de Vinicius de Moraes como diplomata, principalmente por divulgar no exterior a arte e a cultura brasileiras. Presentes à cerimônia estavam as filhas Luciana (que recebeu a placa com uma cópia da promoção), Georgiana; a neta Mariana, a bisneta Maria Luiza, que entregou ao presidente um livro de fotos do avô Pedro de Moraes, com imagens de Lula e Vinicius em São Bernardo do Campos (SP) em 1979, e Gilda Matoso, a última mulher de Vinicius. Ao lado da cantora Miúcha, Georgiana e Mariana interpretaram clássicos do poeta, como Gente humilde e Chega de saudade, esta última acompanhada em coro pela plateia.

 

 

 

Fonte: Correio Braziliense

+ sobre o tema

Detenção de Mano Brown exemplifica a mensagem de Cores e Valores

Pedro Paulo Soares Pereira, 44 anos, também conhecido como...

A inteligência de cada um

Estudos mostram que a genética é crucial. Outros fatores...

Um quinto dos americanos acha que Obama é muçulmano, diz pesquisa

Obama frequenta a igreja e já reiterou publicamente sua...

O transporte de tração animal no Central Park e no Sul de Minas

Sou aficionada por revistas e livros sobre animais de...

para lembrar

Justiça cassa 13 vereadores em São Paulo; advogado diz que lei não proíbe doações

Fonte:UOL - A Justiça Eleitoral de São Paulo cassou...

Machismo e racismo dentro e fora do BBB

por Karen Polaz de Blogueiras Feministas Não sou fã...

‘Demos mole’, diz fundador do PV sobre Rede de Marina Silva

  Alfredo Sirkis lamenta rejeição à criação do...

Maioria acha que Obama não mereceu Nobel

Fonte: Blog Sérgio Dávila - Pesquisa Gallup divulgada hoje confirma...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=