Mães de motoboys assassinados se encontram em missa em São Paulo

Família de Alexandre dos Santos, morto na semana passada, fez celebração de sétimo dia

A mãe do motoboy Alexandre Menezes dos Santos, de 23 anos, morto há uma semana espancado por policiais, recebeu o apoio da mãe de outra vítima da violência policial, Eduardo Luís Pinheiro dos Santos, de 30 anos. O encontro aconteceu na celebração da missa de sétimo dia, na sexta-feira (14), em São Paulo.

Na quinta-feira (13), o governador Alberto Goldman assinou um decreto que autoriza a indenização à família de Alexandre. Em 30 dias, uma comissão formada por procuradores do Estado deve definir o valor da indenização. A criação do grupo foi publicada no Diário Oficial de sexta-feira (14).

Como narra a mãe do motoboy, Maria Aparecida Cosmo Oliveira, Santos saiu da pizzaria onde trabalha às 2h e foi se encontrar com o tio em um bar. No caminho, viu uma ronda policial e tentou desviar, pois estava sua motocicleta estava sem as placas.

Os policiais militares conseguiram abordar o jovem quando ele estava na frente da casa da mãe. Houve uma discussão e, segundo Maria Aparecida, os soldados começaram a bater no filho. A família afirma que ele teve o pescoço quebrado pelos soldados e chegou ao Hospital Sabóia já morto.

Morto dentro do batalhão

No dia 9 de abril, Eduardo Luis Pinheiro dos Santos discutia o sumiço de uma bicicleta com outros três rapazes em uma avenida da zona norte de São Paulo, quando o grupo foi abordado pela polícia, que levou os quatro presos.

Na 1ª Companhia do 9º Batalhão, o motoboy teria sido torturado e espancado. O rapaz foi encontrado a quilômetros do Batalhão e levado a um hospital, mas não resistiu. Onze PMs estão sendo investigados pela corregedoria.

 

Fonte: R7

+ sobre o tema

Barbárie, tortura e linchamento público, em plena Vila Prudente, em São Paulo

Jhonny Ítalo da Silva, de 18 anos, negro, foi algemado e...

21 de Março – Leci Brandão: Nosso racismo de cada dia

A Organização das Nações Unidas instituiu o 21 de...

Um dia na vida de uma pessoa negra

Perguntamos para pessoas negras quais são as situações mais...

para lembrar

O Brasil branco é um produto de cotas

Quem observa a oposição às cotas raciais nas universidades e no...

Unesp aprova ‘cotas’, mas pede mais detalhes de projeto do governo

Em 2011, não entrou nenhum aluno de escola...

Demóstenes Torres do DEM responsabiliza negros pela escravidão

DEM, partido aliado de José Serra quer agora...
spot_imgspot_img

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (24), por 16 votos a 10, o projeto de lei (PL) que prorroga por dez...
-+=