Mandela está bem e deixa hospital para receber tratamento em casa

O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela está bem e não há motivos para temer pela saúde do ícone anti-apartheid, disse o vice-presidente sul-africano em entrevista coletiva. “Madiba está bem”, afirmou Kgalema Motlanthe, referindo-se ao nome do clã de Mandela e pedindo calma à população. Ele acrescentou que Mandela está “rindo e fazendo piadas”.

Nesta sexta-feira (28), Mandela deixou o hospital para continuar, em casa, o tratamento contra uma infecção respiratória. Mandela, 92, foi hospitalizado na quarta-feira e provocou a preocupação dos sul-africanos por sua saúde já frágil.

O ex-presidente foi diagnosticado com tuberculose nos anos 1980 enquanto estava preso e depois foi operado para consertar os danos em seus olhos. Em 2001, ele foi tratado para câncer de próstata.

Ele foi libertado em 1990, depois de 27 anos na prisão.

O presidente Jacob Zuma e o partido governista, o Congresso Nacional Africano, pediram calma depois da internação que gerou especulações na mídia local sobre a saúde de Mandela e trouxe familiares e autoridades às pressas ao hospital.

Zuma, que estava participando do Fórum Econômico Mundial na Suíça, deixou Davos na manhã de sexta-feira e faltará em algumas conferências nas quais ele iria discursar, mas organizadores disseram que sua partida não estava ligada à internação de Mandela.

O porta voz de Zuma, Zizi Kodwa, disse que o presidente sul-africano estava a caminho de Adis Abeba, na Etiópia, para a cúpula da União Africana.

 

Fonte: UOL

+ sobre o tema

‘Say Say Say’ é eleita o maior sucesso de Michael Jackson

A canção de maior sucesso da carreira de Michael...

Sheron Menezzes: “Hoje as crianças negras têm em quem se espelhar”

Manusear panelas cheias de vatapá, caruru e camarão seco...

para lembrar

Jovem promessa do ténis de mesa integra selecção para o Africano

Eugénio Cuquemba é a novidade entre os seis...

Debate no Brasil entra em outro patamar

A vitória de Luiz Inácio Lula da Silva nas urnas não...

Neve da maior montanha africana deve desaparecer em 20 anos

Fonte: R7 Camada de gelo do monte Kilimanjaro diminuiu...

Literatura Negra será tema no espaço Salão de Idéias na Bienal do Livro

Literatura Negra será tema no espaço Salão de Idéias- dia 12...
spot_imgspot_img

Mulheres afrodescendentes são destaque em evento internacional pela conservação ambiental e justiça climática

No último dia 14, a vice-presidenta da Colômbia, Francia Márquez, esteve no fechamento do evento internacional “Garantir a posse da terra e os direitos...

Jay-Z e Alicia Keys apresentam ‘Empire State of Mind’ no Tony Awards de 2024

Jay-Ze Alicia Keys se uniram para apresentar o sucesso “Empire State of Mind” ao vivo no na cerimônia de premiação de 2024 do Tony Awards no último domingo,...

Obrigada Shirley

É com muita tristeza que compartilhamos a notícia do falecimento da Shirley Villela, nossa companheira e amiga, tecedora da Redes da Maré, de 2013...
-+=