O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela está bem e não há motivos para temer pela saúde do ícone anti-apartheid, disse o vice-presidente sul-africano em entrevista coletiva. “Madiba está bem”, afirmou Kgalema Motlanthe, referindo-se ao nome do clã de Mandela e pedindo calma à população. Ele acrescentou que Mandela está “rindo e fazendo piadas”.
Nesta sexta-feira (28), Mandela deixou o hospital para continuar, em casa, o tratamento contra uma infecção respiratória. Mandela, 92, foi hospitalizado na quarta-feira e provocou a preocupação dos sul-africanos por sua saúde já frágil.
O ex-presidente foi diagnosticado com tuberculose nos anos 1980 enquanto estava preso e depois foi operado para consertar os danos em seus olhos. Em 2001, ele foi tratado para câncer de próstata.
Ele foi libertado em 1990, depois de 27 anos na prisão.
O presidente Jacob Zuma e o partido governista, o Congresso Nacional Africano, pediram calma depois da internação que gerou especulações na mídia local sobre a saúde de Mandela e trouxe familiares e autoridades às pressas ao hospital.
Zuma, que estava participando do Fórum Econômico Mundial na Suíça, deixou Davos na manhã de sexta-feira e faltará em algumas conferências nas quais ele iria discursar, mas organizadores disseram que sua partida não estava ligada à internação de Mandela.
O porta voz de Zuma, Zizi Kodwa, disse que o presidente sul-africano estava a caminho de Adis Abeba, na Etiópia, para a cúpula da União Africana.
Fonte: UOL