A tropa de choque grega dispersou com gás lacrimogêneo neste sábado grupos de manifestantes que protestavam contra o racismo em um conturbado bairro de Atenas.
A manifestação foi convocada por organizações contra o racismo e apoiada pelos sindicatos para protestar contra o plano do Governo grego de construir uma cerca na fronteira com a Turquia, ponto de entrada de imigrantes ilegais da Ásia, Oriente Médio e África.
Os manifestantes também expressaram sua oposição a uma lei que acelerará o processo de asilo e de expulsão, em caso de o pedido ser negado, com o objetivo de reduzir o fluxo dos imigrantes ilegais que chegam à Grécia, que no ano passado atingiram os 126 mil.
O protesto contou com 3 mil pessoas que marcharam pacificamente neste sábado pelo centro de Atenas. No entanto, grupos ultradireitistas tentaram impedir que fosse realizado um concerto em solidariedade aos imigrantes e atacaram os policiais com pedras.
Os agentes dispersaram os agressores e também investiram contra vários grupos de manifestantes de esquerda que haviam participado da marcha.
A manifestação foi realizada no bairro Agios Pandeleimonas, que no último ano adquiriu destaque por conta das disputas entre os moradores e as centenas de imigrantes ilegais que vagueiam por suas ruas.
O Governo grego quer erguer nos próximos meses uma cerca de 12,5 quilômetros em sua fronteira terrestre com a Turquia para conter o fluxo de imigrantes ilegais.
Fonte: Terra