Manutenção de Secretaria das Mulheres é primeiro grande resultado de conferência, diz Ministra Luiza Bairros

O anúncio de que o governo não vai acabar com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) representa o primeiro grande resultado da 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres. A avaliação é da ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros.

por Paula Laboissière

Ao participar dos debates no primeiro dia do encontro, ela avaliou que o anúncio, feito pela presidenta Dilma Rousseff ontem (12), dá dimensão e força política para o processo de construção dos debates. “É sobre a égide dessa boa notícia, dessa vitória, que devemos conduzir todo o restante dessa conferência, acreditando na capacidade de construir os resultados políticos que queremos para o nosso processo de empoderamento na sociedade brasileira”, disse.

Luiza lembrou que, como a SPM, a Seppir também completa oito anos de existência. Apesar das conquistas do ponto de vista dos direitos das mulheres e dos negros, ainda há uma baixa percepção, segundo a ministra, dos efeitos concretos que tais avanços têm gerado no país.

“Não há dúvida alguma – e o Censo 2010 nos mostrou isso – de que, com todos os avanços no sentido das desigualdades, resta um núcleo duro que é a desigualdade racial e que se torna ainda mais evidente quando associada às desigualdades de gênero”, ressaltou.

A ministra da SPM, Iriny Lopes, avaliou que a conferência faz parte do projeto de ampliação dos direitos das mulheres e precisa ser compreendida como parte de um processo que não pode sofrer interrupções.

“Nessa conferência, viemos discutindo e debatendo amplamente, democraticamente, da maneira mais transparente, a necessidade de atualizar, aprimorar e priorizar as ações do segundo Plano Nacional de Políticas para as Mulheres”, disse. “Queremos o fortalecimento da agenda feminista para que a gente possa avançar nos governos e fortalecer a luta”, destacou.

Fonte: Agência Brasil

+ sobre o tema

Recife adere campanha global de 16 dias de ativismo pelo fim da violência de gênero

Haverá rodas de diálogo, seminários, oficinas e distribuição de...

I Seminário Nacional de Mulheres Pretas e Seus Saberes Periféricos, Acadêmicos e Artísticos

Com a participação de Mônica Francisco - Deputada, Yalorixá Márcia Marçal, Helena...

Em nome da liberdade, homens são proibidos em vilarejo do Quênia

Cansadas de serem violentadas, mulheres se fecham em uma...

Olivia Santana: “ A mulher negra continua sendo marginalizada no carnaval de Salvador”

A Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres, Olivia...

para lembrar

Agosto Dourado:Sesc São Paulo promove atividades sobre Amamentação da Mulher Negra

O Sesc São Paulo promove na primeira semana de...

STF debate descriminalização do aborto, mas mídia não discute o tema

Enquanto a luta das mulheres chegou ao topo das...

Das Raízes às Pontas

O cabelo crespo protagonista na construção de identidade e...
spot_imgspot_img

Salas Lilás vão atender mulheres vítimas de violência no interior

O governo federal lançou nesta terça-feira (25) uma política nacional para padronizar, criar e expandir as chamadas Salas Lilás, de atendimento e promoção dos direitos das...

Sueli Carneiro analisa as raízes do racismo estrutural em aula aberta na FEA-USP

Na tarde da última quarta-feira (18), a Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP) foi palco de uma...

O combate ao racismo e o papel das mulheres negras

No dia 21 de março de 1960, cerca de 20 mil pessoas negras se encontraram no bairro de Sharpeville, em Joanesburgo, África do Sul,...
-+=