Menina sofre racismo em escola do AC e não quer mais ir à aula, diz tia

Tia diz que escola não deu atenção ao caso e tratou como ‘besteira’.
Diretor diz que trata o caso com seriedade e que alunas foram ouvidas.

 Por Iryá Rodrigues, do G1

Uma menina, de 10 anos, perdeu a vontade de ir à escola, após suspostamente sofrer ofensas racistas feitas pelas colegas de classe, em Rio Branco.  Segundo a tia da criança, Cristina Caetano, ela teria sido chamada de ‘preta imunda e suja’ por várias vezes,  e a direção da unidade teria tratado o caso como “besteira”.

O caso ocorreu na Escola Álvaro Ferreira da Rocha, em Rio Branco. A direção confirmou o caso, mas negou que não esteja tratando o caso com seriedade.

De acordo com a tia da menina, Cristina Caetano, após as ofensas supostamente sofridas, a criança teria chegado em casa muito abalada e chorando.

A tia diz que a garota sempre foi alegre e sorridente, mas tem apresentado mudança no comportamento. “Na sexta [13], ela chegou em casa chorando. No final de semana, nós tínhamos uma programação e ela não quis sair, e na segunda [16] não quis ir para aula. Tem ficado tristonha e sem vontade de ir à aula”, conta a tia.

Tia cobra posição da escola
“Pedi que fosse feito alguma coisa. Esperei até esta sexta-feira (20) e nada. Minha sobrinha disse que ela e as colegas foram para a direção para contar o que tinha ocorrido, mas que o diretor disse que era uma besteira aquilo tudo e que para ser configurado bullying a situação teria que ter ocorrido repetidas vezes e não uma ou duas vezes só”, reclama.

A menina teria dito ainda que essa não foi a primeira vez que as duas colegas teriam feito ofensas racistas contra ela.

Leia Também: O preconceito racial e a saúde emocional de crianças e adolescentes vítimas de crime de racismo

‘Orientamos que as crianças não podem destratar os colegas’, diz diretor 
Procurado pelo G1, o diretor da escola, Raimundo Martins da Silva, negou ter dito que assunto era uma “besteira”. Ele afirmou que as crianças foram ouvidas e que os responsáveis vão ser convocados para uma reunião na semana que vem.

“Na conversa com as crianças, a Eduarda disse que não era chamada assim todos os dias. Em nenhum momento tratamos o caso como uma besteira, pelo contrário, orientamos que as crianças não podem destratar os colegas”, conta o diretor.

Silva informou que durante a conversa com as alunas chegou a questionar Eduarda sobre os motivos para as ofensas. “Será que tua colega não disse isso porque vocês estavam brincando e você interpretou de outra maneira? Ela disse que não sabia. Então, eu falei que iria chamar os pais para isso não voltar a ocorrer”, diz.

Segundo o diretor, as duas alunas confirmaram que estavam brincando quando chamaram Eduarda de “preta e imunda”. “Ela não nos procurou antes de falar para a tia o ocorrido. Se me procurasse, tinha imediatamente informado aos pais”, afirma.

Sobre o comportamento da menina estar diferente, o diretor diz que em nenhum momento a menina se afastou das colegas que teriam dito essas palavras contra ela. “Continuam a mesma amizade. Por isso eu disse que tem que rever os motivos das palavras”, conclui.

+ sobre o tema

RACISMO: Atleta se diz Vítima de Torcida

Fonte: Folha de São Paulo-   O meio-campista...

O racismo mata!

Sempre procuro evidenciar em meus textos que a pior...

Portinari coloca negros e negras na sala de jantar das elites

Com obras que retratam o universo negro, rural e...

para lembrar

Sobre Capital racial e abordagem policial

Dia 05 de agosto de 2018, aqui estamos mais...

Extra é condenado por abordagem contra cliente negra: “questão racial”

Uma decisão em primeira instância da Justiça condenou o Extra por...

Racismo no Brasil é tão profundo que ainda não sabemos nem medi-lo direito

Há uma benéfica tendência de construção de indicadores sobre...
spot_imgspot_img

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...
-+=