Extra é condenado por abordagem contra cliente negra: “questão racial”

Enviado por / FonteFórum, por Yuri Ferreira

Mulher negra teve bolsa revistada enquanto ia comprar pão e ganha processo contra gigante

Uma decisão em primeira instância da Justiça condenou o Extra por abordagem indevida contra uma cliente negra que foi vítima de uma abordagem constrangedora motivada pela “questão racial”.

A empresa foi condenada a indenizar em R$ 12 mil a vítima por conta da abordagem. Ela estava indo comprar um pão em uma unidade do Mini Extra em Santo Amaro, bairro na Zona Sul de São Paulo, quando foi abordada por um segurança que pediu para ver a bolsa da senhora de 56 anos de idade.

Segundo informações da coluna de Rogério Gentile no UOL, o advogado da vítima afirma que ela sofreu violência por questões raciais.

“A autora [do processo] está cansada de sofrer violência em razão da cor da pele, pois não foi a primeira vez que a julgam como se não tivesse dinheiro para adquirir produtos ou até mesmo exigir que apresentasse o comprovante de pagamento quando já estava no estacionamento do supermercado”, afirmou à Justiça o advogado Marco Aurélio Tadeu.

Vítima de abordagem racista quer “vantagem financeira”, diz Extra

O Extra, claro, afirma que a vítima está em busca de dinheiro, e que o segurança responsável pela abordagem era de uma empresa terceirizada. Além disso, o supermercado também diz que não é possível que ocorram abordagens racistas em sua loja porque “os funcionários e prestadores de serviços da Companhia Brasileira de Distribuição passam por treinamentos internos que os qualificam a atender a todos com absoluto profissionalismo e decoro”.

A empresa também diz que a ação da vítima tem uma “narrativa” que “não corresponde à realidade dos fatos”, e que “é revestida de um caráter oportunista com a finalidade de obter vantagem financeira”.

O juiz do caso, Théo Assuar Gragnano, decidiu pela condenação da empresa, haja vista que a abordagem não tinha indício de delito e foi feita na frente de outros consumidores, o que configura dano moral, e afirma que a abordagem foi motivada por  “questão racial, em contexto de racismo estrutural”. 

+ sobre o tema

A juventude negra reivindica a construção de novas narrativas

I’sis Almeida e Caio César, expoentes de uma nova...

O caminho para combater o racismo é a educação, diz Edson França

"Arbitrária, elitista e racista". Foi como resumiu à Rádio...

Cotas raciais no Brasil ganham apelo Internacional

Por: Marcos Romão, MamaPress o Julgamento das cotas no STF...

O esporte é incapaz de curar o ódio racial

Chocado com as imagens que correram o mundo de...

para lembrar

Chega de achar comum ser tratado de forma incomum!

Um dia "normal" no Brasil e no mundo,...

“Já chego dando calcinha e sutiã”

Folha de São Paulo -  Foto: Caiua Franco/TV Globo A atriz...

Elias se solidariza com Felipe e diz ter sido vítima de racismo

 As declarações do goleiro Felipe após o jogo contra...

É racismo, sim: ColourPop é obrigada a mudar nome de produto para pele negra

Em tempos de ativismo digital, as marcas precisam estar...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=