MinC, em parceria com o GEA, orienta criadores e produtores negros sobre editais

 

O Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Secretaria Extraordinária de Políticas para Afrodescendentes (Seafro) e Instituto Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Improir), iniciou nesta quinta-feira, 14, no Centro de Difusão Cultural João de Azevedo Picanço, as oficinas de Nivelamento dos Editais para Criadores e Produtores Negros.

A iniciativa visa orientar produtores, artistas e representantes do segmento negro no Amapá sobre os editais lançados pelo MinC em novembro do ano passado.

As oficinas ocorrem até esta sexta-feira, 15, desta vez na Escola Estadual da Comunidade Quilombola da Ilha Redonda, no município de Santana, de 14h30 às 17h30, sob orientação do representante da Regional Norte do Ministério da Cultura, Alberdan Batista.

A finalidade é oportunizar a troca de informações sobre as inscrições e prêmios dos editais que envolvem Apoio para Curta-Metragem – Curta Alternativo: Protagonismo da Juventude Negra na Produção Audiovisual; Prêmio Funarte de Arte Negra nas áreas de artes visuais, circo, dança, música, teatro e preservação da memória; Apoio à Coedição de Livros de Autores Negros; Apoio a Pesquisadores Negros; e de seleção de projetos para implantação de 27 pontos de cultura negra.

De acordo com Alberdan Batista, os editais são destinados a artistas, produtores culturais e instituições privadas, com ou sem fins lucrativos, de natureza artística e/ou cultural, que comprovem experiência no desenvolvimento de atividades artísticas que conservam elementos das culturas de matriz africana e/ou realização de trabalhos com temas ligados à experiência social e política da população negra dentro e fora do Brasil.

“A intenção é incentivar e proporcionar aos produtores e artistas negros a oportunidade de acesso a condições e meios de produção artística, conforme estabelecido pelo Plano Nacional de Cultura. Para participar, os proponentes precisam se autodeclarar pretos ou pardos, categorias de classificação de cor ou raça adotadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística”, explicou o representante do Ministério da Cultura.

Inscrições prorrogadas

As inscrições foram prorrogadas até o dia 25 de março. Produtores, artistas que autodeclaram negros, que atuam com linguagens de cinema, literatura, pesquisa de biblioteca, artes visuais, circo, música, dança e teatro podem se inscrever. Serão prêmios no valor de R$ 9 milhões garantidos para as cinco regiões do país, ofertado pelo Ministério da Cultura em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). Mais informações no site oficial do Ministério da Cultura www.cultura.gov.br/site.

 

Fonte:  Correa Neto

+ sobre o tema

Da proteção à criação: os pós-docs negros da USP nas fronteiras da inovação

Desenvolvimento de produtos, novas tecnologias para a geração de...

Programa Erasmus oferece bolsas integrais na Europa

O Erasmus, programa promovido pela União Europeia para fomento a...

Projeto SETA tem novo financiador e amplia trabalho aprofundando olhar interseccional

O Projeto SETA (Sistema de Educação por uma Transformação Antirracista),...

para lembrar

Como não zerar na redação do Enem

Levei um susto com a notícia de que, no...

Professor baleado em estado grave expõe face trágica de violência em escolas

"Professora, preste atenção, que comigo não são cinco tiros,...

‘Cabelo Ruim?’ volta à escola

Um estímulo ao uso de materiais lúdicos para trabalhar...
spot_imgspot_img

Provas do Enem 2024 serão em 3 e 10 de novembro; confira o cronograma

O cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foi divulgado nesta segunda-feira (13). As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10...

Da proteção à criação: os pós-docs negros da USP nas fronteiras da inovação

Desenvolvimento de produtos, novas tecnologias para a geração de energia, manejo ecologicamente correto na agricultura e prevenção à violência entre jovens nativos digitais. Essas...

Inscrições para ingresso de pessoas acima de 60 anos na UnB segue até 15 de maio; saiba como participar

Estão abertas as inscrições do Processo Seletivo para Pessoas Idosas que desejam ingressar nos cursos de graduação da Universidade de Brasília (UnB) no período...
-+=