Moção de solidariedade da UNEGRO ao Vai Vai 

A União de Negras e Negros Pela Igualdade (UNEGRO), entidade fundada em 1988, com  longa trajetória na luta contra o racismo e suas múltiplas manifestações, comprometida com a cultura popular e de matriz africana, e defensora dos direitos da população pobre, negra e da  periferia, vem a público manifestar solidariedade ao GRES Vai Vai e a sua comunidade,  estendendo para todas agremiações carnavalescas e ao público folião paulistas, e também  externar seu profundo respeito ao Carnaval, como uma das mais expressivas manifestações da  cultura do povo brasileiro. 

A Vai Vai foi covardemente atacada pelo Sindicato dos Delegados da Polícia Civil e por  alguns deputados que se comportam cotidianamente como mercadores do ódio, pois se valem  dessa retórica para arregimentar seguidores e garantir seus currais eleitorais. Compreendemos  que a liberdade é o esteio fundamental para a arte cumprir seu objetivo precípuo de produzir  formas, objetos e obras que expressam beleza, crítica, alegria e sonhos; valorizar o lúdico, a  harmonia, a cultura; exprimir subjetividades contidas nas memórias individuais e coletivas. O  cerceamento, embaraço, assédio, garroteamento das manifestações culturais e artísticas, como  os desferidos contra a Vai Vai, merecem vigoroso repúdio de toda consciência democrática. 

No caso em tela, há um inequívoco agravante: o racismo. Incomodou muita gente ver  uma potente instituição negra, verdadeiro quilombo urbano, com forte poder mobilizador, levar à passarela uma mensagem crítica e altamente mobilizadora, ecoada por corpos negros nas  periferias do país, com o enredo “Capítulo 4, Versículo 3 – Da rua e do povo, o Hip-Hop – Um  manifesto paulistano”, baseado na obra Sobrevivendo no Inferno do Racionais MC’s que engaja  a periferia, retrata uma importante face do protesto negro, instituído pelo movimento hip-hop,  o qual foi homenageado pela Vai Vai.  

Importante destacar que as denúncias contidas na obra homenageada, as denúncias  proferidas pelo movimento hip-hop, pelos movimentos e juventudes negras, nas suas mais  diversas formas de expressão (cultural, política, intelectual), têm consonância com a realidade  concreta: muitas vezes a polícia leva terror, violência e morte à parcela pobre, preta, jovens das  periferias. Tomemos como exemplo a Operação Escudo, iniciada em 02 de fevereiro do ano  corrente, por ocasião do assassinato de um policial em Guarujá, até a data de hoje (17/02,  quinze dias de operação) que executou 27 pessoas, além de registros de abordagens violentas,  torturas e humilhações. Não há autorização na Lei e na Constituição para assassinatos,  pancadaria e invasão de domicílios.

A UNEGRO denuncia o caráter hediondo da tentativa de associar a Vai Vai com o crime  organizado, como represália à Escola. Setores da imprensa, da polícia e da elite paulistana  reproduzem o terror e a criminalização centenária do samba e dos sambistas pretos. Até finais  dos anos 60 do século passado, a polícia prendia batuqueiros no Centro de São Paulo (Praça da  Sé) e os obrigava a doar sangue para obterem liberdade. Vil tratamento narrado por Seu Nenê  da Vila Matilde, Toniquinho Batuqueiro, Hélio Bagunça, Mestre Feijoada, Seu Carlão do Peruche ,  em depoimento no “Samba e Cidadania para todos”, evento organizado pela UNEGRO nos finais  da década de 1990.  

A Vai Vai e o movimento hip-hop fazem jus às homenagens de amplas massas  paulistanas, que trabalham, estudam, rezam, pagam seus impostos, se expressam  culturalmente. A UNEGRO cerra fileira com as homenagens e conclama a manifestação popular  com o mesmo teor.  

Executiva Nacional da UNEGRO

+ sobre o tema

A inaceitável desvinculação do investimento em educação e saúde

O trecho da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) Emergencial...

Estudantes de medicina são presos por racismo em RP

Um trabalhador de 55 anos, a caminho do serviço,...

Negros do regime de Kadafi torturados em jaulas

Um vídeo divulgado recentemente no Youtube mostra um grupo...

para lembrar

Linchamentos: Blade Runner e o futuro que é aqui

No filme, seres não desejados precisam ser exterminados a...

Sete em cada 10 admitem diferença de tratamento para negro e branco

Cerca de 125 milhões de brasileiros reconhecem o tratamento diferente...

Kenzo em movimento: marca lança vídeo com pegada política

Dirigido por Partel Oliva, ele levantar a bandeira para...

Douglas Silva revê sua trajetória

Depois de integrar o elenco de 'Cidade de Deus',...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=