Naomi Osaka: vitória e protesto no US Open para que pessoas ‘comecem a falar’ sobre justiça racial

Enviado por / FonteO Globo, por Reuters

A tenista Naomi Osaka coroou sua vitória no US Open com um desafio para as milhões de pessoas que assistiram a partida final do torneio, no sábado (12): “comecem a falar” sobre justiça racial.

Quando entrou no estádio Arthur Ashe para a primeira partida do US Open, há 12 dias, Osaka colocou seu ativismo no centro, vestindo uma máscara em homenagem a Breonna Taylor, mulher negra assassinada por policiais que invadiram seu apartamento em março. A cada partida do torneio – em um total de sete – ela usou uma máscara diferente para levar os protestos do movimento Black Lives Matter contra a brutalidade policial à vasta base de fãs do tênis internacional.

Após a vitória no torneio, questionada sobre a mensagem que desejava passar ao usar as máscaras com nomes de pessoas negras mortas pela polícia americana, ela devolveu a pergunta ao jornalista: “Qual a mensagem que você recebeu?”.

“O ponto é fazer com que as pessoas comecem a falar”, disse a tenista.

Osaka, que nasceu no Japão, é filha de pai haitiano e mãe japonesa, e passou seus anos de formação nos EUA. Hoje, ela vive em Los Angeles, mas representa seu país natal nas competições. Sua influência ultrapassa fronteiras:

“Tudo o que eu fazia fora das quadras de alguma maneira também estava nas quadras”, ela explicou em uma entrevista na TV depois de vencer a bielorussa Victoria Azarenka em três sets e garantir o título no US Open. “Comecei a desejar mais ainda a vitória para poder mostrar mais nomes nas máscaras”.

Uma das personalidades mais famosas do Japão, Osaka chamou atenção antes mesmo do US Open começar. Ela forçou o adiamento da semifinal do Western & Southern Open no mês passado, depois de deixar uma partida em protesto contra os policiais que atiraram em Jacob Blake, no Wisconsin, acompanhando boicotes realizados por jogadores da NBA e da WNBA.

A americana Billie Jean King, pioneira no tênis, disse que as atitudes de Naomi Osaka a colocam no panteão dos grandes atletas ativistas.

“Já tem mais de 50 anos que atletas como Muhammad Ali, Juan Carlos e Tommie Smith e as Nine Originals (nove mulheres que, em 1970, reivindicaram igualdade de oportunidades no tênis americano, dando origem à Associação de Tênis Feminino) usaram seus esportes, suas vozes e suas ações para mudar a humanidade. O bastão foi passado adiante, e Naomi Osaka o aceitou.”

Naomi Osaka entra na quadra para a final do US Open contra a tenista bielorussa Victoria Azarenka. Ela usa máscara com o nome de Tamir Rice, menino negro de 12 anos que foi morto pela polícia americana (Foto: AL BELLO / AFP)

A máscara que Osaka usou na final do US Open tinha o nome de Tamir Rice, um menino negro de 12 anos que segurava uma arma de brinquedo quando um policial branco atirou contra ele em Cleveland, Ohio, em 2014. Osaka diz que pensou em usar a máscara também no pódio, mas foi convencida a não fazê-lo. A tenista, que tem estudado a História do Haiti para formar sua visão sobre justiça racial e social, afirmou que tem interesse em conhecer as famílias das sete pessoas que homenageou com as máscaras usadas no US Open.

“Eu aprendo mais com as experiências. Acho que compartilhar histórias e ouvir as experiências de outras pessoas é algo que vale muito.”

+ sobre o tema

Jornalistas negras para você acompanhar 

Seja na internet ou  na televisão, é notável o...

Quem tem medo de literatura negra brasileira?

Palavrões, palavras de baixo calão e descrição de cenas...

Promessa de vida

O Relatório do Desenvolvimento Humano, divulgado nesta semana pelo...

para lembrar

Uma conversa de Marielle com Deus

Uma conversa de Marielle com Deus. Nove meses se passaram...

Kaddish para Marielle Franco

O Kaddish é a oração pela qual a tradição...
spot_imgspot_img

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Caso Marielle: mandante da morte de vereadora teria foro privilegiado; entenda

O acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), não ocorreu do dia...

Pacto em torno do Império da Lei

Uma policial militar assiste, absolutamente passiva, a um homem armado (depois identificado como investigador) perseguir e ameaçar um jovem negro na saída de uma...
-+=