Poucos nomes são tão representativos para a história afro-brasileira contemporânea como Abdias Nascimento. Para homenageá-lo, o Projeto Libertador, monólogo interpretado pelo ator Thiago Viana fará quatro apresentações gratuitas durante o mês de novembro, no Rio de Janeiro. A iniciativa é patrocinada pela Prefeitura da Cidade do Rio de janeiro e pela Secretaria Municipal de Cultura. Entrada franca.
Por Tássia Di Carvalho, do SolidáRio
Com direção de Gatto Larsen, música de Marcello Amaro e criação, produção, pesquisa e interpretação de Thiago Viana, Libertador é uma performance-ritual inspirada nos gêneros dança afro e percussão, a partir da interpretação do ator do poema “Padê de Exu, libertador” um encontro sagrado de um sacerdote ao seu orixá de prestígio, em que narra as políticas decorrente a militância do autor nos movimentos negros.
A inspiração de Thiago veio do poema de Abdias “Padê de Exu, libertador”, com signos precisos entre o material e o espiritual, a liberdade e a intolerância, a opressão e a injustiça que permitem estabelecer diálogos. A alienação da formação da gênese brasileira, travando conversações com atualidades da domesticação imposta às matrizes africanas iniciados no Brasil século XV são temas.
Ficha técnica
Performance Ritual /a partir do poema “ Padê de Exu, Libertador “
Criação Thiago Viana
Pesquisa e dramaturgia Thiago Viana
Direção Gatto Larsen
Musico Marcello Amaro
Interprete Thiago Viana
Fotografia João Mauricio
Designer gráfico Renato Penco
Contrarregra e Operação se som Kirke Russo
Produção executiva Thiago Viana
Assessoria Contábil: Roberto Kuru
Assessoria de imprensa: Agência Is
Duração 45 minutos
Classificação: Livre
Serviço
14 de novembro – Centro Cultural José Bonifácio (Rua Pedro Ernesto 80, Gamboa). A partir das 16h.
18 de novembro – Museu Mar (Praça Mauá, s/n, Centro). A partir das 16h30.
20 de novembro – Jardim Suspenso do Valongo, Zona Portuária, Centro, 9h.
25 de novembro – Caramachão, Ilha de Paquetá, 18h30.