A Nova Globalização Negra: conexões das diásporas e países africanos

O que a visita do Rei de Ifé ao Brasil, MIPAD e ONU Internacional têm em comum?

Do Terra 

Esta semana desembarcou na cidade do Rio de janeiro o Rei Oni de Ifé, líder do povo Yoruba, na Nigéria, com sua comitiva de 150 pessoas, além da rainha Diambi Kabatusuila, do Congo. A visita intuito de reaproximação dos afrodescendentes do Brasil aos países africanos para desenvolvimento e trocas culturais e econômicas entre os yorubás e a comunidade negra no país na construção de um novo marco civilizatório, onde a união entre pessoas negras de todo mundo está em progresso. Em entrevistas o Rei de Ifé trouxe mensagens de cooperação e identidade para além de limites territoriais: “Os afrodescendentes precisam saber. Nós não somos escravos. Nós fomos escravizados. Os negros brasileiros pertencem a linhagens de reis, rainhas. Nós podemos falar línguas diferentes, mas somos da mesma família. Nós viemos nos associar a vocês. Todos os dias vocês precisam acordar, porque têm que contribuir imensamente para este mundo”, afirma o Rei.

Foto: DINO

Essa movimentação, que também deve ser associada à filosofia do Nacionalismo Preto do século XIX, está cada vez mais latente pela grande representatividade em números de afrodescendentes. O Brasil é o segundo país de maior população negra no mundo, perdendo apenas para a Nigéria. Cada vez mais a população brasileira aumenta sua autodeclaração como pretos e pardos, nos últimos anos o número de afrodescendentes aumentou em 14% segundo IBGE, demonstrando a ruptura de uma cultura eugenista e o crescente orgulho de sua ancestralidade africana. “Nós precisamos transmitir as informações de nossos antepassados para que promovamos a justiça, a igualdade e equilíbrio da sociedade”, disse a rainha Diambi, do Congo.

Outra ação que tem mobilizado brasileiros para a chamada “Nova” Globalização é o MIPAD – Most Influential People of African Descent, em 2018 em sua segunda edição,vem divulgando a lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo (abaixo de 40 anos). Com apoio da ONU Internacional, para além de um reconhecimento o MIPAD conecta executivos e personalidades que causam impacto global em suas atividades. Este ano os brasileiros nomeados já divulgados são: Marcus Vinicius Marinho na categoria de Política e Governança; Lisiane Lemos, Paulo Rogério Nunes e Nina Silva, estes últimos escolhidos na categoria de Empreendedorismo e Negócios devido ao fomento do Black Money através de iniciativas como Vale do Dendê – aceleradora para afroempreendedores e do D’Black Bank – fintech de negócio social de fomento e serviços financeiros ao ecossistema negro, respectivamente. Os contemplados das categorias Mídia & Cultura e Humanitarismo & Religião ainda serão anunciados pela organização que promete ter ainda mais brasileiros nomeados por reconhecer a importância do Brasil para o diálogo das entidades negras ao redor do mundo.

Além da conferência e premiação que ocorrerá em Nova Iorque no final do mês de setembro, outras atividades fazem parte do MIPAD100 ao longo do ano, como conferências nos Estados Unidos e em países africanos. Nina Silva, sócia fundadora do D’Black Bank comenta que a partir da nomeação os premiados têm recebido convites para palestrar junto a outros executivos negros fora do país: “a partir do MIPAD tenho tido a oportunidade de ampliar minha rede de trabalho com empreendedores e profissionais negros influentes globalmente e recebi o convite para palestrar no Ghana Tech Summit”. Para Lisiane Lemos, também nomeada na classe 2018  “o MIPAD além de reconhecer agentes negros da transformação visa conectar, dar visibilidade e potencializar as relações empresariais dentro e transcendentes ao grupo. Expandir e se reconhecer em outras pessoas que também passam pelas mesmas dificuldades mesmo sendo de outros países, pelo fato de ser negro é a possibilidade de fortalecer grupos em maior abrangência para gerar nossas próprias oportunidades”.

Mas o que a visita do Rei Oni de Ife, a Rainha Diambi, a ONU, o MIPAD e o Black Money possuem em comum?

“Africanos e afrodescendentes de todo mundo reconhecem que este  é o momento de retomada e levante negro. A população negra no Brasil consome anualmente R$1,6 tri. Este generoso valor, normalmente, vai para empresas que não respeitam as nossas pautas e muitas vezes não enxergam o potencial econômico de seus clientes negros. Consumir internamente faz com que modifiquemos toda uma lógica econômica: contribuímos para uma geração de emprego e renda, principalmente para aqueles que são preteridos no mercado de trabalho. E incentivamos o crescimento dos afroempreendedores.” diz Rodrigo França, Sociólogo, ator e diretor de teatro.

A ONU declarou de 2015 a 2024 a década dos Afrodescendentes no mundo, várias federações têm assinado acordo de desenvolvimento regional e global em cooperação com a instituição para projetos que tragam real transformação na realidade da população negra e diminuição das desigualdades, no entanto no Brasil esses projetos estão concentrados na sociedade civil sem visibilidade na mídia ou acordos governamentais.

O momento para este realinhamento entre as Diásporas e o Continente africano não poderia ser melhor, investimentos e acordos de cooperação vêm aproximando países “emergentes” que hoje são potências econômicas determinantes, por exemplo o expansionismo Chinês que tem feito o mundo testemunhar uma disputa de eixo de poder que vem provocando um crescimento acelerado nos países africanos, tais como: Etiópia (+8,5%); Costa do Marfim (+7,6%); Djibouti (+7%); Senegal (+6,8%); Tanzânia (+6,5%), afastando-os da herança miserável do colonialismo europeu, afirma Alan Soares _ fundador do Movimento Black Money.

Para Nina Silva, especialista em gestão de negócios e tecnologia, o Brasil está de forma tardia expandindo a conexão de afro-brasileiros e demais negros a nível global mas com a transformação digital este “atraso” pode ser recuperado: “Consumimos mas não somos incluídos no mercado, então sejamos nosso próprio Mercado. Urge unificarmos as relações socioeconômicas entre pretos com o intuito da real libertação das estruturas de opressão e mantenedoras das desigualdades no mundo” complementa.

Website: http://www.movimentoblackmoney.com.br

+ sobre o tema

Vitória: Mumia Abu-Jamal, do panteras negras, não será mais executado

O ativista negro Mumia Abu-Jamal, ex-membro do grupo Panteras...

Paris: ‘Um Fogo Negro num País de Brancos’

O primeiro negro numa aldeia belga nos anos 90 Paris:...

Hoje na História, 15 de maio de 1994, acontecia o Genocídio em Ruanda

por: Lucyanne Mano O genocídio em Ruanda deixou 800 mil mortos...

ONU Novos canais de financiamento tornam África crítica de “lições

Por Lusa O secretário executivo da Comissão Económica da ONU para...

para lembrar

Mini Curso – História da África: reflexões em defesa de uma Filosofia Africana no mundo contemporâneo.

Professor Ms. Gustavo de Andrade Durão Doutorando do Programa de...

Memórias: Kwame Nkrumah

Por: ANTONIO ATEU Kwame Nkrumah (21 de setembro de 1909 –...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

Com verba cortada, universidades federais não pagarão neste mês bolsas e auxílio que sustenta alunos pobres

Diferentes universidades federais têm anunciado nos últimos dias que, após os cortes realizados pelo governo federal na última sexta-feira, não terão dinheiro para pagar...
-+=