O Caçador Cibernético da Rua 13

Baseado na mitologia de Odé Oxossi, O Caçador Cibernético da Rua 13 resgata a ancestralidade do povo negro em um futuro longínquo. Habilidoso, o autor Fabio Kabral constrói uma trama eletrizante.

Por  Filipe L. Dias para o Portal Geledés 

Reprodução

O romance, lançado pela editora Malê, apresenta João Arolê, um caçador de espíritos na cidade de Ketu 3. Com poderes sobrenaturais, considerado um emi ejè, o antigo assassino das forças especiais de supressão precisa enfrentar o seu passado para alcançar a redenção.

Kabral cria a cidade estado de Ketu 3. É uma cidade situada no novo mundo, repleta de homens e mulheres “melaninados” que foram abduzidos de seu planeta natal por alienígenas. De forma metafórica, o autor nos leva a perceber que Ketu 3 é o Brasil, local onde os africanos foram transportados em naves (naus) para ingressar a massa de escravos negras que construiu nossa nação. No romance, os homens e mulheres abduzidos revoltam-se e dominam esse planeta, fundando as cidades estados.

Ketu ou Quetu é o reino de Odé Oxóssi. Odé Kileuy e Vera de Oxaguiã esclarecem que ele também é reverenciado como o Alaketu, “O senhor de Ketu”, cidade onde governou em tempos imemoriais. Ainda, segundo os autores, os odés mais poderosos possuíam o direito de usar armas, eram os guardiões das aldeias e cidadelas e formavam, de certa forma, a primeira força policial. Todas essas referências podem ser encontradas no romance de Fábio Kabral.

João Arole é um caçador de espíritos, como Oxóssi que comanda os espíritos moradores da floresta. Essa referência e muitas outras em O Caçador Cibernético da Rua 13 integram esse romance às prateleiras afrofuturistas, e, se não me engano, torna Fabio Kabral como o primeiro autor brasileiro a publicar um romance dentro da temática.

Referências bibliográficas

– Mauricio, George. O Candomblé bem explicado (Nações Bantu, Ioruba e Fon) / Odé Kileuy e Vera de Oxaguiã; [organização Marcelo Barros]. Rio de Janeiro: Pallas, 2009.

– Prandi, Reginaldo. Mitologia dos Orixás. São Paulo, Companhia das Letras, 2001.

– Freitas Kênia, et all. AFROFUTURISMO, Cinema e Música em uma Diáspora Intergaláctica. 2015.

– Kabral Fábio. O Caçador Cibernético da Rua 13 / Fábio Kabral. Rio de Janeiro. Malê, 2017.

 

Marcadores: #Afrofuturismo, #Literatura, #LiteraturaNegra, #Resenha, #FilipeLDias

Cedido pelo blog: http://filipeldias.blogspot.com.br/

 

** Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do PORTAL GELEDÉS e não representa ideias ou opiniões do veículo. Portal Geledés oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

+ sobre o tema

No virar da chave, poesia slam presente!

Desejo esse meu desejo é uma vontade coletiva muitas vezes representada  poucas...

para lembrar

TV Record x religiões afro-brasileiras

Sindicato dos Jornalistas promove roda de conversa sobre Direito...

Chamado de ‘macaco’ pela torcida, Wallace sofre racismo na Superliga de volei

Atleta da Seleção sofre racismo em jogo da Superliga...

CAp-Uerj prepara ações para cotistas em 2014

O corpo docente do Colégio de Aplicação da Uerj...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=