O teste do pezinho, por Sueli Carneiro

O Correio Braziliense de 15 de junho trouxe na coluna Últimas a nota Ampliando o teste do pezinho. Nela consta que “Até setembro, todos os 26 estados terão redes de triagem neonatal. Isso significa que cada uma das 3 milhões de crianças que nascem anualmente no país fará o “teste do pezinho”, hoje feito em apenas 60% dos recém-nascidos. A determinação consta da Portaria 822, assinada pelo ministro da Saúde, José Serra, semana passada. Além de ter a cobertura ampliada, o exame vai diagnosticar mais duas doenças: a fibrose cística e a anemia falciforme.”

Por Sueli Carneiro

O teste do pezinho em recém-nascidos para detecção da anemia falciforme, doença genética que estima-se atinge em torno de 10% da população afrodescendente na qual é prevalente, e 2% de outros grupos étnicos, é uma das mais antigas reivindicações dos negros brasileiros em termos de saúde pública. Portanto recebe-se com grande entusiasmo a portaria do Ministério da Saúde que assegura em nível nacional a triagem neonatal para a identificação dessa entre outras doenças genéticas e ainda não curáveis.

Mas, o teste do pezinho é, segundo os especialistas e os ativistas negros da área da saúde, apenas a porta de entrada para o tratamento dessa doença que consiste na maior doença genética do país e que faz com que os seus portadores tenham uma esperança de vida em torno de 20 anos em função da ausência de diagnóstico precoce e de tratamento adequado. Em países em que isso ocorre como por exemplo nos EUA, a esperança de vida dos portadores de anemia falciforme chega a atingir até 65 anos.

Por isso, preocupa a ausência de informação sobre a articulação dessa importante iniciativa do Ministério da Saúde com uma política de atenção, pela rede pública de saúde, aos portadores dessa doença. Teme-se que a portaria do Ministério da Saúde não avance no sentido de integrar o teste do pezinho para anemia falciforme no contexto mais amplo de implantação do PAF/MS – Programa de Anemia Falciforme do Ministério da Saúde de agosto de 96 – desenvolvido por um Grupo de Trabalho instituído pelo Ministério da Saúde composto de especialistas em saúde da população negra, encarregado de pensar uma política nacional para a anemia falciforme que resultou no PAF/MS. Segundo uma de suas formuladoras, a médica Fátima Oliveira, o PAF prevê, para além do diagnóstico neonatal a todas as crianças nascidas em hospitais, “a busca ativa de pessoas acometidas pela doença; a promoção da entrada no programa de pessoas diagnosticadas e que venham a ser diagnosticadas, a ampliação do acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento de qualidade; o estímulo e apoio ás associações de falcêmicos e ás instituições de pesquisa; a capacitação de recursos humanos; a implementação de ações educativas e questões referentes á bioética, tais como: o teste de anemia falciforme só será realizado após consentimento livre e esclarecido, além do que há o compromisso ético de garantir o direito á privacidade genética que inclui o direito ao sigilo e á não discriminação e ainda comissões de bioética.” O PAF/MS recomenda também que a sua implementação deve se “iniciar com medidas que possam ser realizadas a curto prazo, tais como: organizar o cadastramento dos pacientes e dos centro de referência; desenvolver projetos educacionais: cursos técnicos e práticos dirigidos a profissionais de saúde; incluindo quesitos relativos ao aconselhamento genético e aos aspectos éticos; garantir a disponibilidade dos imunobiológicos e medicamentos básicos aos pacientes com doença falciforme.

Em função de todas essas questões, considera-se que a mera oferta de diagnóstico (se for esse o caso da referida portaria) sem a retaguarda de tratamento para o recém nascido, suas famílias e falcêmicos em geral, pode provocar uma situação de mais aflição e desamparo pelo aumento da demanda e inexistência de atendimento efetivo no sistema público de saúde.

Nesse clima de absoluto pessimismo que assola o país, em especial em relação aos nossos dirigentes, uma notícia recente do noticiário internacional elevou a auto-estima dos brasileiros: o reconhecimento da excelência do Programa de Combate a AIDS do Brasil, que já se constitui em referência para o mundo pelo acesso que os pacientes tem ao tratamento, pelo barateamento do custo dos medicamentos, pelo aumento da qualidade e da esperança de vida dos portadores do vírus e pelas mortes prematuras já evitadas.

A implantação do PAF, nos moldes em que ele está concebido permitiria alcançar os mesmos resultados positivos que vimos conseguindo em relação ao combate a AIDS, a um custo menor, e para um número muito maior de pessoas do que aquelas contaminadas pelo HIV.

É portanto, um desafio pequeno para o Ministério da Saúde, diante da batalha que vem sendo travada e, felizmente, até o momento, vem sendo vencida pelo ministro José Serra, para assegurar o direito das vítimas da AIDS ao tratamento e uma qualidade de vida digna. Os falcêmicos esperam do ministro a mesma sensibilidade e compromisso em relação a sua saúde e as suas vidas.

+ sobre o tema

Fábulas, por Sueli Carneiro

Fonte: Jornal Correio Braziliense - Coluna Opinião Era uma vez...

Negros de pele clara por Sueli Carneiro

Vários veículos de imprensa publicaram com destaque fotos dos...

A Dor da Cor, por Sueli Carneiro

Um dos aspectos mais surpreendentes de nossa sociedade é...

Primeiro Emprego

Recentemente o jornal O Estado de São Paulo publicou...

para lembrar

12/05 – Sueli Carneiro e Cuti autografam seus livros na Livraria Martins Fontes

A Selo Negro Edições e a Livraria Martins Fontes...

Eu tenho medo, por Sueli Carneiro

Eu tenho medo, por Sueli Carneiro. Estou com Regina Duarte....

Genebra, por Sueli Carneiro

"As vítimas do racismo, da discriminação racial,da xenofobia e...

O Brasil e os direitos humanos

A nomeação, pelo secretário das Nações Unidas, Kofi Annan,...
spot_imgspot_img

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto e último painel da terceira sessão do Fórum Permanente de Pessoas Afrodescendentes, nesta semana na...

Fórum da ONU em Genebra discute desenvolvimento econômico dos negros

No terceiro dia do 3º Fórum Permanente de Pessoas Afrodescendentes, promovido pela ONU, em Genebra, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, destacou a importância...

Instituto Geledés promove evento sobre empoderamento econômico para população negra

O Geledés – Instituto da Mulher Negra realizou nesta quarta-feira (17) evento paralelo ao Fórum Permanente de Pessoas Afrodescendentes que acontece na sede das Nações...
-+=