‘Olhos que Condenam’, a série da Netflix sobre caso de condenação injusta de 5 jovens negros

Dirigida por Ava DuVernay, produção divida em 4 episódios aborda um dos casos mais chocantes de erro judiciário da história dos EUA.

Por Amauri Terto, Do HuffPost

jovem negro abraçado com uma mulher chorando, negra de cabelo com tranças,
Cena da série “Olhos que Concenam”

Olhos que Condenam, série limitada da Netflix que retrata um dos casos mais chocantes de erro judiciário da história recente dos Estados Unidos, acaba de ganhar trailer. Você assiste ao vídeo com exclusividade no HuffPost Brasil:

Dividida em quatro episódios, a produção conta as histórias de Antron McCray, Yusef Salaam, Raymond Santana Jr., Kevin Richardson e Korey Wise, cinco adolescentes negros do Harlem que foram injustamente acusados de um estupro brutal ocorrido no Central Park, em Nova York, em abril de 1989.

Olhos que Condenam foi criada por Ava DuVernay (Selma: Uma Luta Pela Liberdade), que também co-escreveu e dirigiu os episódios. A trama discorre sobre 25 anos do caso – uma combinação perversa de falhas da polícia, da promotoria e da imprensa, que remetem ao conceito de racismo estrutural.

Entre os astros premiados do elenco estão Michael K. Williams, Vera Formiga, John Leguizamo, Felicity Huffman, Niecy Nash, Christopher Jackson e Joshua Jackson. Oprah Winfrey e Robert De Niro são produtores executivos da série.

Além de DuVernay, Attica Locke, Robin Swicord e Michael Starrbury assinam o roteiro dos episódios.

Um menino - negro de jaqueta de couro, camiseta cor vinho e colocar com o formato do continente africano- e uma menina - negra, de brads box e vestido florido - conversado.
cena da série “Olhos que Condenam”

Junto com o lançamento da série, cinco entidades americanas (Participant Media, Color Of Change, Vera Institute of Justice, Institute for Innovation in Prosecution at John Jay College e The Opportunity Agenda) devem promover uma campanha de apoio ao movimento de reforma da justiça criminal.

De acordo com a Netflix, a campanha tem como objetivo mudar as percepções dos jovens negros na cobertura da mídia e ajudar promotores com novas abordagens baseadas na dignidade humana e na equidade racial.

Olhos que Condenam estreia globalmente na Netflix em 31 de maio.

+ sobre o tema

No Orum: Morre Naná Vasconcelos aos 71 anos

O percussionista Naná Vasconcelos, de 71 anos, morreu na...

Morte de Daniel Marques, poeta da zona leste, comove artistas das periferias

Figura relevante da cena cultural periférica, o poeta Daniel...

Ao menos 161 morrem em supostos conflitos étnicos no nordeste do Congo

Ao menos 161 pessoas foram mortas em uma província...

para lembrar

Kobe Bryant morre em acidente de helicóptero na Califórnia

O ex-jogador de basquete Kobe Bryant, de 41 anos,...

Cajazeiras recebe primeiro Festival Literário Nacional

Lázaro Ramos, MV Bill, Larissa Luz e Ryane Leão...

Consciência Negra programação Santa Catarina 2011

03 a 29/11 A Cultura do Amor Não Discrimina...

Willow Smith Shows Off More Mature Looks in CR Fashion Book

Willow Smith is here to slay. The 14-year-old artist...
spot_imgspot_img

Paraense Brisas Project acaba de lançar seu EP PERDOA

Está no mundo o primeiro EP de Brisas Project. PERDOA é uma obra em quatro faixas que explora uma sonoridade orientada ao Pop Rock, Lo-fi e...

Milton Nascimento recebe título de Doutor Honoris Causa pela Unicamp

O cantor Milton Nascimento recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). A honraria foi concedida em novembro de 2024. A entrega aconteceu na casa do artista,...

Quem são os ex-escravizados que deixaram o Brasil em direção à África no século 19

Em seu mais recente livro, o pesquisador Carlos Fonseca conta a trajetória dos retornados, escravizados libertos e seus descendentes que deixaram o Brasil e retornaram...
-+=