‘Olhos que Condenam’, a série da Netflix sobre caso de condenação injusta de 5 jovens negros

Dirigida por Ava DuVernay, produção divida em 4 episódios aborda um dos casos mais chocantes de erro judiciário da história dos EUA.

Por Amauri Terto, Do HuffPost

jovem negro abraçado com uma mulher chorando, negra de cabelo com tranças,
Cena da série “Olhos que Concenam”

Olhos que Condenam, série limitada da Netflix que retrata um dos casos mais chocantes de erro judiciário da história recente dos Estados Unidos, acaba de ganhar trailer. Você assiste ao vídeo com exclusividade no HuffPost Brasil:

Dividida em quatro episódios, a produção conta as histórias de Antron McCray, Yusef Salaam, Raymond Santana Jr., Kevin Richardson e Korey Wise, cinco adolescentes negros do Harlem que foram injustamente acusados de um estupro brutal ocorrido no Central Park, em Nova York, em abril de 1989.

Olhos que Condenam foi criada por Ava DuVernay (Selma: Uma Luta Pela Liberdade), que também co-escreveu e dirigiu os episódios. A trama discorre sobre 25 anos do caso – uma combinação perversa de falhas da polícia, da promotoria e da imprensa, que remetem ao conceito de racismo estrutural.

Entre os astros premiados do elenco estão Michael K. Williams, Vera Formiga, John Leguizamo, Felicity Huffman, Niecy Nash, Christopher Jackson e Joshua Jackson. Oprah Winfrey e Robert De Niro são produtores executivos da série.

Além de DuVernay, Attica Locke, Robin Swicord e Michael Starrbury assinam o roteiro dos episódios.

Um menino - negro de jaqueta de couro, camiseta cor vinho e colocar com o formato do continente africano- e uma menina - negra, de brads box e vestido florido - conversado.
cena da série “Olhos que Condenam”

Junto com o lançamento da série, cinco entidades americanas (Participant Media, Color Of Change, Vera Institute of Justice, Institute for Innovation in Prosecution at John Jay College e The Opportunity Agenda) devem promover uma campanha de apoio ao movimento de reforma da justiça criminal.

De acordo com a Netflix, a campanha tem como objetivo mudar as percepções dos jovens negros na cobertura da mídia e ajudar promotores com novas abordagens baseadas na dignidade humana e na equidade racial.

Olhos que Condenam estreia globalmente na Netflix em 31 de maio.

+ sobre o tema

TCA recebe espetáculo que mostra tradição do povo negro na Bahia

O Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador, recebe...

Mais um 20 de novembro

A reeleição do presidente dos Estados Unidos, Barack...

para lembrar

Jovem quilombola da Paraíba vence concurso nacional de fotografia

O pôr do sol do Sertão paraibano ganhou destaque...

Movimento social para igualdade de gênero lançado no Senegal

Dakar – Um movimento social baseado em estudos...

Macy Gray empresta a voz rascante a outros autores

Depois de vender 15 milhões de álbuns no mundo...

Agostinho Neto

Agostinho Neto foi o primeiro presidente de Angola (1975-1979),...
spot_imgspot_img

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...
-+=