Online, 3a Edição da Festa Literária da Penha homenageia as escritoras Ruth Guimarães e Gabriela Mistral

A Festa Literária da Penha – FLIPENHA – chega a sua 3ª edição com programação totalmente gratuita e online de 13 a 17 de outubro. As homenageadas deste ano são: Ruth Guimarães, cuja obra celebramos no seu centenário de nascimento; e a escritora chilena Gabriela Mistral, primeira mulher a receber o prêmio Nobel de Literatura.

Organizada por coletivos culturais e educadores do bairro da Penha, a FLIPENHA tem como objetivos movimentar uma discussão sobre literatura através da produção cultural. Além disso, o evento promove a formação de leitores, o encontro de moradores de diferentes gerações e grupos sociais, e o intercâmbio entre profissionais de diversas linguagens como bibliotecários, agentes culturais, ilustradores, editores, pesquisadores, poetas, entre outros.

Fazem parte da 3ª FLIPENHA bate-papos com escritoras e escritores, pesquisadoras e pesquisadores, recitais, oficinas, rodas de conversa, saraus, shows e contações de história.

Neste ano, o público é convidado a mergulhar na vida e obra das escritoras homenageadas. Ruth, brasileira de Cachoeira Paulista, interior de São Paulo, escritora negra e pesquisadora da cultura popular, com obras que tiveram projeção a nível nacional por meio de sua extensa produção literária e de pesquisa. Gabriela, pseudônimo de Lucila de María Alcayaga, chilena de Vicuña, primeira escritora latino-americana a ser agraciada com o Prêmio Nobel de Literatura.

Em virtude da situação de estado de emergência provocado pela Covid-19, que impossibilita os encontros presenciais, todas as atividades serão realizadas em plataformas virtuais. O desafio de promover uma festa literária sem o encontro presencial não impediu as instituições culturais públicas e os coletivos do bairro da Penha que realizam a festa de reafirmarem o desejo de realizar este evento.

A FLIPENHA é realizada pelas bibliotecas Dr. Dirceu de Paula Brasil e José Paulo Paes, pelo Centro Cultural da Penha, CEU Tiquatira, Coletivo Papo de Comadre e Movimento Cultural Penha.Toda a programação será veiculada no canal do YouTube – FLI PENHA. Além disso, a FliPenha conta com perfis no Facebook – facebook.com/flipenha – e Instagram – @flipenha2020 – nos quais a programação será disponibilizada diariamente.

Confira a programação completa na versão interativa https://adobe.ly/2GMHREM ou através da plataforma Issuu pela página https://issuu.com/flipenha.

Programação

13/10 – Terça-feira

Estreia às 9:00 – Vídeo especial: Acesse, baixe e leia! Uma versão online da atividade “Pegue, leve e leia!” Que ocorreu nas duas últimas edições da Flipenha. Com divulgação de links de livros selecionados para todos os públicos infantil e adulto e que estão em domínio público ou licença creative commons de uso e compartilhamento livre.

Luciana Castilho: Bibliotecária com mestrado em Ciência da Informação pela ECA-USP. Ministra oficinas de fotografia analógica para crianças e adolescentes.

10:00 Recital de Parlendas (3’)

Alicia Cristina (10 anos): Uma menina muito inteligente, com a ajuda da sua mãe (Catiani) e da sua irmã (Marcella) se aventurou em gravar vídeos durante a quarentena para os alunos da sua mãe, bem como resolveu participar da terceira edição da Flipenha.

10:30 Recital de Poesia autoral (3’)

Yasmin dos Santos (14 anos): A convite da professora Luzimara Santos Azevedo (Slam da EMEF Professor Antônio Carlos Rocha), a poeta mirim pensa na festa literária como uma forma de refletir sobre presente. Ela nos traz o poema “Existência” em uma declamação de Poesia autoral

14:00 Recital da poesia Menina Borboleta de Patrícia Meira (15’)

Lucilene dos Santos Neves Viana: Educadora Física, estudante de pedagogia, contadora de história e oficineira. A atividade é um recital para crianças.

15:00 Recital do Coletivo Crisântemo (5’)

Gabrielle Ximenes: estudante, poeta e atriz, autora premiada no III Concurso de ‘Poesia Pode pá que é nóis que tá’

LIVE

16:00 Bate-papo: Escritas Periféricas com Emerson Alcalde e Daniel Carvalho. Mediação: Sophia Castellano

Emerson Alcalde: Poeta, escritor e co-fundador do Slam da Guilhermina. Autor dos livros: (A)MASSA (2011), O Vendedor de Travesseiros (2015) e Diário Bolivariano (2019).

Daniel Carvalho de Almeida: Músico, educador, poeta e fotógrafo. Autor do livro Manual para ler as estrelas. Foi ganhador das grandes finais dos campeonatos de spoken poetry Slam da Guilhermina em 2016 e Slam da Roça em 2017.

LIVE

21:00 Show: As Despejadas

As Despejadas: Conduzem na arte, tendo como referência a luta de mulheres como Carolina de Jesus. Cantar, tocar é uma maneira de construir diálogos sobre justiça e respeito às diferenças. É fazer do palco morada, seja esse palco, o teatro ou a rua, cenário das nossas histórias.

14/10 – Quarta-feira

LIVE
11:00 Bate-papo: Ilustradores da FLIPENHA com Natália Scromov e Amilton Santos

Mediação: Mauricio Dias

Natália Scromov: Arquiteta e artista plástica, ministra oficinas e trabalha desenvolvendo ilustrações, peças em cerâmica, móbiles e diversos projetos artísticos.

Amilton Santos: Formado em Artes visuais e trabalha com ilustração freelancer para histórias em quadrinhos nos EUA e Brasil, além de publicidade e designer gráfico.

14:00 Contação de História: conto popular brasileiro “Coco Verde e Melancia”, (20’)

Carlos Otelac: Bibliotecário, poeta e contador de histórias, organiza saraus litero-musicais e contações de história na Biblioteca Camilo Pedro dos Reis – CEU São Mateus, através dos projetos Sarau do Seu Camilo e Ciranda de Leitura.

15:00 Recital do Coletivo Crisântemo (5’)

Thainara Vital: estudante, poeta e autora premiada no IV Concurso de ‘Poesia Pode pá que é nóis que tá’

LIVE
16:00 Bate-papo: Cultura popular e os bonecos de susto com Uriel Lira e Jefferson Cristino integrantes do Cordão Folclórico de Itaquera.

Mediador: Júlio Cesar Marcelino

Uriel Lira: Graduada em Biblioteconomia e Documentação Técnica em Museologia, uma das idealizadoras do Grupo Da Mata, e atua como gestora no Cordão Folclórico de Itaquera e participa dos grupos Cordão Sucatas Ambulantes e Guerreiros de fé.

Jefferson Cristino: Arte educador, artista plástico, brincante e pesquisador da cultura popular brasileira, é fundador do Cordão Sucatas Ambulantes, grupo de samba de bumbo e construção de bonecos do Cordão Folclórico de Itaquera.

LIVE

20:00 Bate-papo: Ruth Guimarães e a cultura caipira, com Júnia Botelho Guimarães e Daniel D’Andrea.

Mediadora: Ruth Queiroz

Daniel D’Andrea: Arte educador social, formador de docentes, contador e folclorista. Estuda os narradores tradicionais, seu estilo e repertórios, coordena oficinas de contar histórias.

Júnia Botelho Guimarães: Formada pela USP em Letras (francês, português e italiano). Especializada em tradução e mestrado na Sorbonne/Paris com ênfase no estudo da semiótica, linguística e semântica. Secretária de Cultura por dois anos em Cachoeira Paulista. Atualmente diretora executiva do Instituto Ruth Guimarães.

15/10 – Quinta-Feira

10:00 Contação de história: Pehuén, com Sandra Guzman

10:30 Contação de história: A mulher mais sábia que o rei, com Sandra Guzman

Sandra Guzman: Especialista pela Casa Tombada em A Arte de Contar Histórias, Contadora de histórias, brincante e mediadora de Leitura. Em 2020 foi referência em narração de Contos Populares no Livro Didático Ensino Fundamental Anos Finais pela Eleva Educação. Desenvolve o canal no YouTube: Sandra Guzman – Narração de Histórias.

11:00 Oficina: Faça o seu primeiro livrinho! Demonstração de produção de um livrinho com dobradura simples e colagem, indicado para crianças acima de 6 anos.

Luciana Castilho: Bibliotecária com mestrado em Ciência da Informação pela ECA-USP. Ministra oficinas de fotografia analógica e assuntos correlatos para crianças e adolescentes.

15:00 Recital do Coletivo Crisântemo (5’)

Nickolas Manoel: estudante, ator e poeta

LIVE

16:00 Bate-papo: Musicalização de obras literárias com Renato Gama e Alldry Eloise

Mediação: Júlio Cesar Marcelino

Renato Gama: compositor, cantor, produtor artístico-cultural, musicoterapeuta e integrante do Coletivo Sá Menina. Último trabalho lançado “Renato Gama Berlin”.

Alldry Eloise: cantora, compositora e interprete de diversos trabalhos de mulheres negras sambistas e estilos musicais como samba-rock, jazz e soul.

LIVE

19:00 Roda de Leitura: “O Peso do Pássaro Morto” com Aline Bei. Mediação: Coletivo Papo de Comadre.

Aline Bei: Nasceu em São Paulo, em 1987. É formada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e em Artes Cênicas pelo Teatro Escola Célia-Helena. Seu primeiro livro, O peso do pássaro morto, foi finalista do prêmio Rio de Literatura e vencedor do prêmio São Paulo de Literatura e do prêmio Toca.

LIVE

21:00 Show: Edvaldo Santana

Edvaldo Santana: Nascido em São Miguel Paulista, o cantor e compositor Edvaldo Santana apresenta canções e histórias dos seus 40 anos de carreira, com sua sonoridade samba, blues e jazz e apresenta músicas de composições próprias e suas parcerias com artistas como Arnaldo Antunes, Tom Zé, Paulo Leminski.

16/10 – Sexta-Feira

10:00 Contação de história: A Pombinha e a Moura Torta, com Sandra Guzman

10:30 Contação de história: Os dois papudos, com Sandra Guzman

Sandra Guzman: Especialista pela Casa Tombada em A Arte de Contar Histórias, Contadora de histórias, brincante e mediadora de Leitura. Em 2020 foi referência em narração de Contos Populares no Livro Didático Ensino Fundamental Anos Finais pela Eleva Educação. Desenvolve o canal no YouTube: Sandra Guzman – Narração de Histórias.

11:00 Apresentação do vídeo: Histórias cruzadas entre Gabriela e Naiara.

Naiara Baum: Formada em Psicologia pela Universidade Paulista. Moradora da Av. Gabriela Mistral, no bairro da Penha (SP).

14:00 Apresentação do vídeo: Gabriela Mistral por meio de seus poemas e sua vida.

Adriana Rodrigues: Arte-educadora, professora, formadora e contadora de histórias. Formada em Letras e estudante de Pós-Graduação em Humanidades pelo IFSP. Paulistana, com sangue nordestino.

15:00 Recital do Coletivo Crisântemo (5’)

Hernando Barrionuevo: professor, poeta e organizador por alguns anos do Sarau Comungar, em São Mateus / Zona Leste.

LIVE

18:00 Slam Perplexo apresenta Palco de Poetas

Slam Perplexo: Iniciando as atividades por meio da organização de disputa poética para textos de até 15 segundos de duração, iniciada como parte da programação da 1ªFliPenha (Festa Literária da Penha), o Slam Perplexo

Rafael Antunes Marcelino: Autor do livro “Imperativos Virasseres” e prepara do segundo título: “Pequenos Poemas Para Altos Volumes”. Integra a equipe de coordenação do “Slam Perplexo”. Vencedor do Primeiro “Curtocircuito SP de Slams Pequenos”,

Edgard Antunes De Souza Gomes: Poeta, escritor, slammer educador e também apresentador do Slam Perplexo desde sua fundação. É responsável pela produção audiovisual da série Palco de Poeta, que tem como proposta divulgar a poesia marginal e arte visual produzida nas periferias de SP.

Atividade com tradutor – intérprete de libras

LIVE

20:00 Bate-papo: “A escritora chilena Gabriela Mistral” com Víctor Barrionuevo, Thaís Matarazzo e Sandra Trabucco.

Mediação: Ana Meira

Víctor Barrionuevo: Professor de espanhol, escritor, editor e livreiro. Autor de leituras para jovens e adultos. Pesquisador de história e literatura hispano-americana. Palestrante e professor em cursos da área no Memorial da América Latina, Instituto Cervantes de São Paulo e diversas escolas públicas e particulares.

Thais Matarazzo: Paulistana, atua como jornalista, escritora, pesquisadora cultural e palestrante. É autora de 32 livros publicados no Brasil e em Portugal, entre títulos de crônicas, contos, memórias e sobre história do rádio e da música popular brasileira. Proprietária da Editora Matarazzo e editora da revista digital Escritores Brasileiros Contemporâneos, voltada para literatura e as artes.

Sandra Trabucco: Pós-Doutora em Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo (USP), tem Doutorado e Mestrado em Letras pela USP, especialista em História da Arte e Cinema, Bacharel e Licenciada em Letras pela USP. Escritora e pesquisadora premiada, é autora de livros e artigos científicos, tradutora pública de língua espanhola, com obras publicadas no Brasil e no exterior. É produtora e apresentadora do programa Mega Séries, pela Rádio Mega Brasil Online.

17/10 – Sábado

11:00 Apresentação do vídeo: “Uma leitura simbólica da leitura”, o vídeo parte de objetos retirados de um livro vazado para falar sobre a importância e o alcance possível da leitura.

Radamés Rodrigues – Arte-educador, músico, compositor e multi-instrumentista, atuou em projetos sociais e vem se dedicando a luthieria de flautas zen e a relação desses instrumentos com os sons da natureza.

13:00 Recital Coletivo Crisântemo (5’)

Denis de Oliveira: Poeta, Oficineiro, Capoeirista e Articulador Cultural. Há 6 anos organiza saraus na Zona Leste de SP.

14:00 Contação de História: Uma lenda mapuche do Chile antigo.

Marenildes Fontes de Souza: Bibliotecária há 10 anos atuante na organização de trabalhos referente a biblioteconomia em geral, saraus e mediação da leitura para um público diversificado.

15:00 Recital Coletivo Crisântemo (5’)

Hernando Barrionuevo: professor, poeta e organizador por alguns anos do Sarau Comungar, em São Mateus / Zona Leste

LIVE

16:00 Bate-papo: Literatura contra desumanização com Lucas Lins e Ave Terrena. Mediação: Sophia Castellano

Ave Terrena: Dramaturga, poeta, atriz, diretora teatral e professora da Escola Livre de Teatro de Santo André. Publicou os livros “Segunda Queda, de poesias, e “O Corpo que o Rio levou”. Tem quatro textos encenados, dois pelo grupo LABTD, do qual faz parte, e por outros coletivos teatrais.

Lucas Lins: Reside na Cidade Tiradentes, autor de duas publicações independentes, “Remando Contra a Maré” (2016) e “Declínio & Esplendor da Bicicleta” (2018). Foi Residente Literário da FLIM 2019, onde realizou a abertura da mesa do autor moçambicano Mia Couto. Em 2020 produziu a série de 70 poemas, Poesia Pra Matar o Corona.

LIVE
21:00 Sarau de encerramento: Coletivo São Paulo de Literatura.

Coletivo São Paulo de Literatura: O Coletivo, desde 2016, participa de diversos eventos literários e artísticos em São Paulo e em outras cidades brasileiras. Realizam também trabalhos sociais e culturais, saraus, palestras, bate-papos, performances artísticas, contações de histórias, varais poéticos e apresentações em ruas e praças. É formado por Ana Jalloul, Cris Arantes, Glafira Menezes Corti, Gilberto Cantero, Irene Oliveira, Ricardo Cardoso e Thais Matarazzo, escritores e poetas independentes e ativistas culturais.

FICHA TÉCNICA

Ana Lucia Lopes Meira – Articulação

Júlio Cesar J. Marcelino – Produção e Stream

Mauricio Dias Duarte – Produção e Stream

Ruth Queiroz – Produção e Mídias Sociais

Sophia Castellano – Produção e Mídias Sociais

Thais Batista Siqueira – Articulação

Valderina Silveira – Articulaçã

+ sobre o tema

Consciência Negra programação Tocantins 2011

16 a 19/11 I Seminário Internacional de Relações Raciais...

Com homenagem a Lula, Corinthians comemora aniversário neste sábado

Clube realiza festa em frente ao terreno do...

A escravidão no Brasil: do ciclo do café à abolição

Nas primeiras décadas do século 19, o ciclo da...

Martinho da Vila: Valeu, Zumbi! Viva Angola!

Para os que veneram o Rei do Quilombo dos...

para lembrar

Los Garífunas: mitad afro, mitad amerindios

 Origem: Stanfod.edu Los garífunas son reconocidos por su...
spot_imgspot_img

Ossada de 200 anos evidencia passado escravagista do Uruguai

Após mais de uma década de escavações no bairro montevideano de Capurro, uma zona historicamente conhecida pelo desembarque de populações africanas durante a época...
-+=