ONU: preconceitos contra as mulheres persistem

Enviado por / FontePor AFP, no Estado de Minas

Os preconceitos sexistas “arraigados” nas sociedades não diminuíram nos últimos 10 anos, apesar das campanhas a favor dos direitos das mulheres como o ‘MeToo’, afirma um relatório divulgado pela ONU.

Entre homens e mulheres, “normas sociais de gênero preconceituosas prevalecem em todo o mundo: quase 90% das pessoas afirmam ter pelo menos um preconceito” de sete analisados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Os “preconceitos estão muito propagados, tanto entre os homens como entre as mulheres, o que sugere que estão profundamente arraigados e influenciam homens e mulheres em níveis similares”, afirma o documento.

O PNUD atualizou o Índice de Normas Sociais de Gênero (GSNI), que leva em consideração as dimensões políticas, econômicas, educacionais e de integridade física, com dados da Avaliação de Valores Mundiais, um projeto internacional que estuda como os valores e as crenças são diferentes ao redor do mundo.

O índice mostra que “não houve progresso a respeito do preconceito contra as mulheres em uma década”, segundo o PNUD, “apesar das grandes campanhas globais e locais pelos direitos das mulheres”, como o ‘MeToo‘.

Por exemplo, 69% da população mundial acredita que os homens são melhores líderes políticos que as mulheres. E apenas 27% dos entrevistados acreditam que é essencial para a democracia que as mulheres tenham os mesmos direitos que os homens.

Quase metade da população (46%) acredita que os homens têm mais direito a um emprego e 43% afirmam que os homens são melhores líderes empresariais.

O relatório mostra ainda que 25% da população considera justificável a agressão de um homem contra a esposa e 28% considera que a universidade é mais importante para os homens.

“As normas sociais que afetam os direitos das mulheres são prejudiciais para a sociedade em seu conjunto, que impede a expansão do desenvolvimento humano”, afirmou em um comunicado Pedro Conceição, coordenador do Relatório de de Desenvolvimento Humano do PNUD.

“Todos ganham quando a liberdade e o poder das mulheres são garantidos”, acrescentou.

+ sobre o tema

Pizzaria provoca indignação ao anunciar promoção para casais héteros

A campanha foi criticada por usuários, que acusaram a...

Acesso ao emprego ainda é a principal demanda do movimento trans, por Walber Pinto

Acesso ao emprego ainda é a principal demanda do...

para lembrar

bell hooks e as miudezas que importam

Lembro perfeitamente a primeira vez que ouvi falar em...

“Pai, me ajude: nasci menina” – veja o vídeo que está comovendo a internet

Uma organização sem fins lucrativos produziu um vídeo belíssimo...

Geni Guimarães: a cor da ternura da literatura negra

Escritora e poetisa, Geni Guimarães versa sobre uma vida...

Mulheres negras ganham 55% de remuneração de homens brancos, diz estudo

Pesquisa afirma que número vai a 68% para homens...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=