Opressão do negro vira trilogia da Cia. Os Crespos

Por Miguel Arcanjo Prado

Os aguerridos integrantes da paulistana Cia. Os Crespos estão em polvorosa com seu mais novo projeto, Dos Desmanches aos Sonhos – Poética em Legítima Defesa.

A trupe investiga o impacto da escravidão e também as esferas das relações entre afetividade, negritude e gênero no Brasil. Eles fazem uma pesquisa cênica e também audiovisual. O objetivo é criar uma trilogia de espetáculos que apontem para a construção da realidade do negro no País.

Para levantar material, conversam com mulheres negras. O grupo também participou, na última semana, de um encontro na Faculdade Zumbi dos Palmares, em São Paulo. No roteiro de pesquisa, ainda estão visitas a bairros da periferia, a escolas de samba e até a presídios.

A estreia da primeira peça está prevista para novembro deste ano. O foco do primeiro trabalho serão as mulheres negras e suas relações afetivas.

No encontro na Faculdade Zumbi dos Palmares, eles receberam mulheres de diversas áreas e de diferentes níveis sociais e econômicos, militantes do movimento negro, jornalistas, pedagogas, empreendedoras, farmacêuticas e produtoras culturais.

Cada uma delas pode contar sua história, tanto de vida quanto profissional. Na pauta, histórias de luta, superação do preconceito e da opressão que vive a mulher negra no Brasil.

Fotos Crespos entrevista coletiva4

Lucélia Sérgio, diretora do projeto que tem co-direção de Sidney Santiago, conta ao blog que “toda construção cênica será a partir dos depoimentos colhidos”.

E diz que “o foco para esta obra é a ideia do amor e as consequências do impacto o foco é a ideia de amor e as consequências do impacto da escravidão”.

Pelo jeito, os palcos paulistanos vão ganhar em breve importante reflexão artística.

 

Fonte: R7 

+ sobre o tema

Corpo de Armando Nogueira é velado no Maracanã

O velório do ex-diretor da Central Globo de Jornalismo...

Lesionado, Bolt só volta às pistas no próximo ano

Fortes dores nas costas atormentam velocista Usain Bolt...

Com pouca vontade nos treinamentos, Robinho irrita técnico do Milan, diz jornal italiano

Massimiliano Allegri não está nada contente com a falta...

SELEÇÃO BRASILEIRA: Ronaldinho e Robinho se apresentam durante primeiro treino

  O primeiro treino da Seleção Brasileira em Doha, nesta...

para lembrar

Após cirurgia, Aretha Franklin canta em TV dos EUA

Consagrada rainha da soul music americana se recupera bem...

Comercial de Banda Larga de Mozambique

Divertidíssimo comercial de banda larga de Mozambique ...

UnB – Escritoras afro-brasileiras serão homenageadas em seminário

Há 25 anos, nascia no Brasil o seminário Mulher...

Hoje na História, 1997, morria músico nigerianoFela Kuti

Fela Kuti nasceu em Abeokuta, no estado de Ogun,...
spot_imgspot_img

Morre Ykenga Mattos, que denunciou o racismo em seus cartuns, aos 71 anos

Morreu na manhã desta segunda-feira aos 71 anos o professor, sociólogo e cartunista carioca Bonifácio Rodrigues de Mattos, mais conhecido como Ykenga Mattos. Vítima...

Com 10 exibições que abordam a luta antirracista, Mostra do Cinema Negro tem sessões a partir de 4 de abril em Presidente Prudente

O Serviço Social da Indústria (Sesi-SP) promove, entre os dias 4 de abril e 23 de maio, uma programação com dez filmes que celebram o cinema...

A Sombra do Sonho de Clarice

O longa-metragem convidado para ser exibido no Lanterna Mágica no dia 21 de março foi O Sonho de Clarice, de Fernando Gutierrez e Guto...
-+=