Opressão do negro vira trilogia da Cia. Os Crespos

Por Miguel Arcanjo Prado

Os aguerridos integrantes da paulistana Cia. Os Crespos estão em polvorosa com seu mais novo projeto, Dos Desmanches aos Sonhos – Poética em Legítima Defesa.

A trupe investiga o impacto da escravidão e também as esferas das relações entre afetividade, negritude e gênero no Brasil. Eles fazem uma pesquisa cênica e também audiovisual. O objetivo é criar uma trilogia de espetáculos que apontem para a construção da realidade do negro no País.

Para levantar material, conversam com mulheres negras. O grupo também participou, na última semana, de um encontro na Faculdade Zumbi dos Palmares, em São Paulo. No roteiro de pesquisa, ainda estão visitas a bairros da periferia, a escolas de samba e até a presídios.

A estreia da primeira peça está prevista para novembro deste ano. O foco do primeiro trabalho serão as mulheres negras e suas relações afetivas.

No encontro na Faculdade Zumbi dos Palmares, eles receberam mulheres de diversas áreas e de diferentes níveis sociais e econômicos, militantes do movimento negro, jornalistas, pedagogas, empreendedoras, farmacêuticas e produtoras culturais.

Cada uma delas pode contar sua história, tanto de vida quanto profissional. Na pauta, histórias de luta, superação do preconceito e da opressão que vive a mulher negra no Brasil.

Fotos Crespos entrevista coletiva4

Lucélia Sérgio, diretora do projeto que tem co-direção de Sidney Santiago, conta ao blog que “toda construção cênica será a partir dos depoimentos colhidos”.

E diz que “o foco para esta obra é a ideia do amor e as consequências do impacto o foco é a ideia de amor e as consequências do impacto da escravidão”.

Pelo jeito, os palcos paulistanos vão ganhar em breve importante reflexão artística.

 

Fonte: R7 

+ sobre o tema

B-stylers: a nova tribo no Japão que sonha em ser negra

Um raio-x do estilo que faz adolescentes aderirem a...

Divulgado pôster de filme sobre Nelson Mandela

O site "Yahoo Movies divulgou o primeiro pôster de...

África do Sul quer usar Copa para unir brancos e negros

A 209 dias da Copa do Mundo na África...

Corte internacional julga o Brasil por violações contra quilombolas

A Corte Interamericana de Direitos Humanos (IDH) vai julgar denúncias...

para lembrar

Fotógrafa vai até Uganda retratar o único time de quadribol da África

Quadribol, o esporte mais popular entre os bruxinhos de...

Fundo que financiará equidade racial lançado em Brasília

Solenidade aconteceu dia (05), às 18h, no Museu Nacional,...
spot_imgspot_img
-+=