Opressão do negro vira trilogia da Cia. Os Crespos

Por Miguel Arcanjo Prado

Os aguerridos integrantes da paulistana Cia. Os Crespos estão em polvorosa com seu mais novo projeto, Dos Desmanches aos Sonhos – Poética em Legítima Defesa.

A trupe investiga o impacto da escravidão e também as esferas das relações entre afetividade, negritude e gênero no Brasil. Eles fazem uma pesquisa cênica e também audiovisual. O objetivo é criar uma trilogia de espetáculos que apontem para a construção da realidade do negro no País.

Para levantar material, conversam com mulheres negras. O grupo também participou, na última semana, de um encontro na Faculdade Zumbi dos Palmares, em São Paulo. No roteiro de pesquisa, ainda estão visitas a bairros da periferia, a escolas de samba e até a presídios.

A estreia da primeira peça está prevista para novembro deste ano. O foco do primeiro trabalho serão as mulheres negras e suas relações afetivas.

No encontro na Faculdade Zumbi dos Palmares, eles receberam mulheres de diversas áreas e de diferentes níveis sociais e econômicos, militantes do movimento negro, jornalistas, pedagogas, empreendedoras, farmacêuticas e produtoras culturais.

Cada uma delas pode contar sua história, tanto de vida quanto profissional. Na pauta, histórias de luta, superação do preconceito e da opressão que vive a mulher negra no Brasil.

Fotos Crespos entrevista coletiva4

Lucélia Sérgio, diretora do projeto que tem co-direção de Sidney Santiago, conta ao blog que “toda construção cênica será a partir dos depoimentos colhidos”.

E diz que “o foco para esta obra é a ideia do amor e as consequências do impacto o foco é a ideia de amor e as consequências do impacto da escravidão”.

Pelo jeito, os palcos paulistanos vão ganhar em breve importante reflexão artística.

 

Fonte: R7 

+ sobre o tema

“O nascimento da crônica”, por Machado de Assis

Há um meio certo de começar a crônica por...

Os Reinos Perdidos da África – Vol. 1 – Nubia

Reinos perdidos de África é uma série britânica documentário...

para lembrar

Anderson Silva faz planos para 2013: ‘Eu quero atuar’

Vários famosos deram uma entrevista para a revista Rolling...

Pelé se sente injustiçado e diz que seria mais valorizado em outro país

Maior jogador de todos os tempos segundo a Fifa,...

“Ilhas Crioulas”: o significado plural da mestiçagem cultural na África Atlântica

Roquinaldo FerreiraDepartamento de História - Universidade da...

XX Marcha Noturna pela Democracia Racial

12 DE MAIO DE 2016 Trajeto da marcha lembra marcas...
spot_imgspot_img

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos festivais de música no país, terá como uma de suas atrações, no dia 2 de...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....
-+=