Os rappers Snoop Dogg e The Game desafiaram a noção do “olho por olho” com a polícia racista dos EUA. Por Sacramento

Os rappers Snoop Dogg e The Game fizeram a coisa certa na manhã seguinte ao assassinato de cinco policiais em uma manifestação pacífica em Dallas, nos Estados Unidos. Notórios representantes do subgênero gangsta rap, os dois subverteram o senso comum e promoveram uma marcha pacífica, finalizada com um encontro com o prefeito e o chefe de polícia de Los Angeles.

por :  no DCM

Com o ato promovido nas ruas da cidade californiana, os dois rappers avisam que o diálogo é o caminho mais adequado para combater o racismo e a violência policial, contrariando a visão equivocada que coloca Micah Johnson, o atirador de Dallas, no papel de herói e seu crime uma justa reação aos assassinatos de negros por policiais.

Snoop Dogg e The Game2

Sim, há quem acredite no absurdo do “olho por olho, dente por dente”, seja nos Estados Unidos ou aqui no Brasil, em posts espalhados pelo Twitter e Facebook.

Felizmente essa turma não tem a influência do rapper The Game, que fez a seguinte declaração à reportagem do Los Angeles Times:

“Eu estaria mentindo para você se não dissesse que fiquei triste com o que aconteceu em Dallas. Eu estaria mentido para você se não dissesse que fiquei furioso com o que aconteceu em Minnesota e Louisiana e Fresno. Os policiais que morreram em Dallas não foram os policiais que atiraram e mataram Philando ou Alton (Nota: Alton Sterling e Philando Castile, mortos pela polícia na mesma semana). Assim como Philando e Alton não mereceram aquilo, os policiais em Dallas também não mereceram. E a única coisa que eu poderia pensar foi iniciar a paz em ambos os lados, por isso que estou aqui.”

As palavras de paz e conciliação ganham mais força quando se observa o perfil dos rappers, nem um pouco afeitos ao jeito “gratidão-namastê-se-sentindo-abençoado” de ser.

Snoop Dogg e The Game22

Os dois tiveram, no passado, ligações com as gangues criminosas que dominam Los Angeles; Snoop com os Crips e The Game com os Bloods. A propósito, gangues inimigas.

Snoop foi preso algumas vezes e The Game chegou a ser baleado antes de seguir o caminho da música.

Mesmo com o estrelato, eles não fazem questão de parecer bons mocinhos. Ainda assim, o prefeito de Los Angeles Eric Garcetti classificou como “extraordinariamente poderoso” o encontro de 45 minutos dele e do chefe de polícia Charlie Beck com os rappers.

Com a manifestação, Snoop Dogg e The Game mostraram que revolução não se faz espalhando a hashtag “fuckthepolice” de dentro do conforto e da segurança do lar, e sim indo para a rua, dialogando com o diferente e buscando mudar o sistema sem precisar de mais sangue derramado.

+ sobre o tema

Eu greto. Tu gretas?

Ela transformou-se na figura símbolo de uma juventude que...

Após caso de racismo com Ludmila, Marcão é demitido da TV Record

Nesta quarta-feira, 18, a TV Record decidiu demitir o...

Entenda a Lei de Cotas nas universidades federais

Há um mês a presidente Dilma Rousseff sancionou o...

Jovem é presa por injúria racial contra funcionária de hotel

A vítima informou que não havia vaga para a...

para lembrar

COP27 terminou sem muitos motivos para comemoração

A 27° Conferência das Partes, a COP27, que prometeu...

USP deve fomentar práticas de combate ao racismo para coibir casos, diz advogado

Para o advogado criminalista Fernando Santos, os ataques racistas...

Outras perguntas sobre violência policial

Um dia após o Natal os jornais noticiaram que...

Coisas que uma sociedade racista faz por você

Você, um belo dia, está na faculdade e vem...
spot_imgspot_img

UFSC reforma sistema de cotas após preencher só 8% das vagas afirmativas para professores

O Conselho Universitário da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) aprovou na terça-feira (11) um novo sistema para preencher as vagas reservadas para professores negros, indígenas...

Perfilamento racial, racismo algorítmico e direitos humanos

A Primeira Década Internacional de Afrodescendentes foi proclamada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) para o período de 2015 a 2024....

Réus são condenados pela morte do congolês Moïse Kabagambe

O I Tribunal do Júri da Capital condenou, na noite desta sexta-feira, os dois réus pela morte do congolês Moïse Kabagambe, em 24 de...
-+=