Os rappers Snoop Dogg e The Game desafiaram a noção do “olho por olho” com a polícia racista dos EUA. Por Sacramento

Os rappers Snoop Dogg e The Game fizeram a coisa certa na manhã seguinte ao assassinato de cinco policiais em uma manifestação pacífica em Dallas, nos Estados Unidos. Notórios representantes do subgênero gangsta rap, os dois subverteram o senso comum e promoveram uma marcha pacífica, finalizada com um encontro com o prefeito e o chefe de polícia de Los Angeles.

por :  no DCM

Com o ato promovido nas ruas da cidade californiana, os dois rappers avisam que o diálogo é o caminho mais adequado para combater o racismo e a violência policial, contrariando a visão equivocada que coloca Micah Johnson, o atirador de Dallas, no papel de herói e seu crime uma justa reação aos assassinatos de negros por policiais.

Snoop Dogg e The Game2

Sim, há quem acredite no absurdo do “olho por olho, dente por dente”, seja nos Estados Unidos ou aqui no Brasil, em posts espalhados pelo Twitter e Facebook.

Felizmente essa turma não tem a influência do rapper The Game, que fez a seguinte declaração à reportagem do Los Angeles Times:

“Eu estaria mentindo para você se não dissesse que fiquei triste com o que aconteceu em Dallas. Eu estaria mentido para você se não dissesse que fiquei furioso com o que aconteceu em Minnesota e Louisiana e Fresno. Os policiais que morreram em Dallas não foram os policiais que atiraram e mataram Philando ou Alton (Nota: Alton Sterling e Philando Castile, mortos pela polícia na mesma semana). Assim como Philando e Alton não mereceram aquilo, os policiais em Dallas também não mereceram. E a única coisa que eu poderia pensar foi iniciar a paz em ambos os lados, por isso que estou aqui.”

As palavras de paz e conciliação ganham mais força quando se observa o perfil dos rappers, nem um pouco afeitos ao jeito “gratidão-namastê-se-sentindo-abençoado” de ser.

Snoop Dogg e The Game22

Os dois tiveram, no passado, ligações com as gangues criminosas que dominam Los Angeles; Snoop com os Crips e The Game com os Bloods. A propósito, gangues inimigas.

Snoop foi preso algumas vezes e The Game chegou a ser baleado antes de seguir o caminho da música.

Mesmo com o estrelato, eles não fazem questão de parecer bons mocinhos. Ainda assim, o prefeito de Los Angeles Eric Garcetti classificou como “extraordinariamente poderoso” o encontro de 45 minutos dele e do chefe de polícia Charlie Beck com os rappers.

Com a manifestação, Snoop Dogg e The Game mostraram que revolução não se faz espalhando a hashtag “fuckthepolice” de dentro do conforto e da segurança do lar, e sim indo para a rua, dialogando com o diferente e buscando mudar o sistema sem precisar de mais sangue derramado.

+ sobre o tema

Piada racista pode custar cargo a ministro francês

Diário de Notícias - Uma frase dita a...

A invisibilidade do racismo, por Lázaro Ramos

Estou muito feliz e orgulhoso por participar dessa...

para lembrar

Após protesto, MP promete controle externo da PM em São Paulo

O Ministério Público do Estado de São Paulo dará...

Deputado britânico chama mulheres de vadias, agride jornalista e o acusa de “racismo”

  Na última sexta (20), o deputado britânico Godfrey Bloom,...

Sutilezas traem racismo de americanos, diz escritor John Metta

O escritor John Metta, 45, abriu o computador na...

Time ameaça deixar Campeonato Turco por causa de torcedores racistas

Fonte: G1   Istambul, 2 nov (EFE).- O Diyarbakirspor,...
spot_imgspot_img

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (24), por 16 votos a 10, o projeto de lei (PL) que prorroga por dez...
-+=