Os rappers Snoop Dogg e The Game desafiaram a noção do “olho por olho” com a polícia racista dos EUA. Por Sacramento

Os rappers Snoop Dogg e The Game fizeram a coisa certa na manhã seguinte ao assassinato de cinco policiais em uma manifestação pacífica em Dallas, nos Estados Unidos. Notórios representantes do subgênero gangsta rap, os dois subverteram o senso comum e promoveram uma marcha pacífica, finalizada com um encontro com o prefeito e o chefe de polícia de Los Angeles.

por :  no DCM

Com o ato promovido nas ruas da cidade californiana, os dois rappers avisam que o diálogo é o caminho mais adequado para combater o racismo e a violência policial, contrariando a visão equivocada que coloca Micah Johnson, o atirador de Dallas, no papel de herói e seu crime uma justa reação aos assassinatos de negros por policiais.

Snoop Dogg e The Game2

Sim, há quem acredite no absurdo do “olho por olho, dente por dente”, seja nos Estados Unidos ou aqui no Brasil, em posts espalhados pelo Twitter e Facebook.

Felizmente essa turma não tem a influência do rapper The Game, que fez a seguinte declaração à reportagem do Los Angeles Times:

“Eu estaria mentindo para você se não dissesse que fiquei triste com o que aconteceu em Dallas. Eu estaria mentido para você se não dissesse que fiquei furioso com o que aconteceu em Minnesota e Louisiana e Fresno. Os policiais que morreram em Dallas não foram os policiais que atiraram e mataram Philando ou Alton (Nota: Alton Sterling e Philando Castile, mortos pela polícia na mesma semana). Assim como Philando e Alton não mereceram aquilo, os policiais em Dallas também não mereceram. E a única coisa que eu poderia pensar foi iniciar a paz em ambos os lados, por isso que estou aqui.”

As palavras de paz e conciliação ganham mais força quando se observa o perfil dos rappers, nem um pouco afeitos ao jeito “gratidão-namastê-se-sentindo-abençoado” de ser.

Snoop Dogg e The Game22

Os dois tiveram, no passado, ligações com as gangues criminosas que dominam Los Angeles; Snoop com os Crips e The Game com os Bloods. A propósito, gangues inimigas.

Snoop foi preso algumas vezes e The Game chegou a ser baleado antes de seguir o caminho da música.

Mesmo com o estrelato, eles não fazem questão de parecer bons mocinhos. Ainda assim, o prefeito de Los Angeles Eric Garcetti classificou como “extraordinariamente poderoso” o encontro de 45 minutos dele e do chefe de polícia Charlie Beck com os rappers.

Com a manifestação, Snoop Dogg e The Game mostraram que revolução não se faz espalhando a hashtag “fuckthepolice” de dentro do conforto e da segurança do lar, e sim indo para a rua, dialogando com o diferente e buscando mudar o sistema sem precisar de mais sangue derramado.

+ sobre o tema

“Sou a favor, é uma dívida que o Brasil tem com os negros”

Engajado e muito ligado a suas raízes, Thiaguinho falou...

Somos racistas

Fonte: Brasilia eu vi - por Leandro Fortes Enquanto interessava às...

Siro Darlan: ‘Manifestantes reagiram em legítima defesa contra violência da PM’

O desembargador Siro Darlan comentou, nesta terça-feira (6), a...

para lembrar

Jovem morre após ser baleado em blitz na Zona Oeste do Rio

Um jovem de 21 anos morreu após ser baleado...

MPF/SE arquiva procedimento que pedia fim das cotas na UFS

O procurador Regional dos Direitos do Cidadão substituto Pablo...

Artista aponta racismo de polícia em investigação sobre mural com pichação

Dono da obra intitulada “Deus é Mãe”, que está...

Alô, Brasil, pode segurar porque o racismo é filho seu!

Após mais de três séculos explorando a maior quantidade...
spot_imgspot_img

Nem a tragédia está imune ao racismo

Uma das marcas do Brasil já foi cantada de diferentes formas, mas ficou muito conhecida pelo verso de Jorge Ben: "um país tropical, abençoado...

Futuro está em construção no Rio Grande do Sul

Não é demais repetir nem insistir. A tragédia socioclimática que colapsou o Rio Grande do Sul é inédita em intensidade, tamanho, duração. Nunca, de...

Kelly Rowland abre motivo de discussão com segurança em Cannes: ‘Tenho limites’

Kelly Rowland falou à imprensa sobre a discussão que teve com uma segurança no tapete vermelho do Festival de Cannes durante essa semana. A cantora compartilhou seu...
-+=