PM que atirou em entregador no RJ alega legítima defesa; vítima está na UTI

Enviado por / FonteUOL

O policial militar Roy Martins Cavalcanti alegou que agiu em legítima defesa ao atirar no entregador Nilton Ramon de Oliveira, que se recusou a subir até o apartamento para entregar o pedido, no Rio. O caso ocorreu na segunda-feira (4), e a vítima está internada.

O que aconteceu

Depois de atirar no entregador, Roy Martins compareceu ao 32º DP de Taquara e prestou depoimento. De acordo com o boletim de ocorrência, o agente alegou que agiu em legítima defesa, na Vila Valqueire, zona oeste do Rio de Janeiro.

O PM foi liberado e o caso registrado como lesão corporal. A Polícia Civil chegou a apreender temporariamente a arma usada no crime, mas depois devolveu ao policial.

Em nota, a Corregedoria da Polícia Militar do Rio de Janeiro disse que foi instaurado um processo para apurar as circunstâncias do caso. Não foi informado se o agente será afastado de suas funções durante as investigações. O crime é investigado pelo 28º DP de Campinho.

UOL não conseguiu localizar o agente e sua defesa para pedido de posicionamento. O espaço segue aberto para manifestação.

Vítima está internada na UTI

Nilton Ramon está internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Municipal Salgado Filho, zona norte do Rio. Ele foi atingido por um tiro na artéria femoral e passou por duas cirurgias. Um tio dele, que não quis se identificar, disse que o jovem já abriu os olhos e conversou com familiares.

De acordo com o tio, o projétil atravessou a perna do entregador. “Ele fez todos os procedimentos, graças a Deus está falando, abriu os olhos e falou chamando pela minha filha. Deu um sorriso para minha esposa, que é quem está acompanhando os procedimentos”, contou.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde esclareceu nesta quarta-feira (6) que o estado de saúde do entregador ainda é grave. Devido o tiro, ele precisou reconstruir a artéria, que ficou destruída.

“Um menino de bom coração”, diz tio

Conhecido pelos familiares como “Niltinho”, o entregador trabalha no ramo há quase quatro anos. O tio conta que ele teve poucas oportunidades na vida, mas que é um menino esforçado. “Não foi criado pela mãe, passou pouco tempo com o pai, um menino esforçado, largou os estudos para trabalhar, que era o que ele estava fazendo, um menino muito esforçado, um menino de bom coração, sabe?”, disse.

O tio explicou que nunca imaginou que o sobrinho fosse ser baleado durante o trabalho. “Minha cunhada veio me avisar dizendo que seria um acidente. Eu troquei de roupa rapidinho, peguei o carro e fui até o encontro dele. No caminho, descobri que ele tinha sido baleado”, lamentou.

Imagina você receber uma notícia de que um anjo querido teu tomou um tiro, foi parar no hospital, sabe, ensanguentado, sei lá, a gente tomou um susto muito grande, mas Deus é tão bom que ele deu todo o suporte, o menino tá se recuperando bem.

Tio de Nilton

Entenda o caso

O policial militar e a esposa dele fizeram um pedido de comida por aplicativo, que foi entregue por Nilton. Após a chegada da encomenda, o agente e a mulher teriam se recusado a descer para buscá-la, e o entregador informou que não iria subir até o apartamento deles porque não fazia parte de seu trabalho.

Como o PM não desceu, o entregador fez os trâmites de devolução do produto e retornou para o estabelecimento onde a compra foi feita, quando foi abordado pelo cliente, na praça Saiqui. Imagens feitas por Nilton mostram ele e Roy discutindo. O agente está armado e questiona por que o entregador está “com a mão na cintura”. O jovem nega que esteja armado, levanta a camisa e fala: “Tô armado não, filho. Sou trabalhador”.

Em seguida, o jovem diz estar sendo ameaçado pelo policial. “Ele está tentando me agredir. Mostrou a arma na minha cara. Tira a arma e faz na mão”, falou o trabalhador.

O agente rebate o entregador e diz que ele teria sido mal-educado com sua esposa. “Trabalhador o caralh*. Minha mulher te tratou com maior educação, vai tomar no seu c*. Seja educado. Não se propõe a fazer entrega? Então seja educado. Minha mulher tem 42 anos e te respondeu na maior educação”.

Posteriormente, é possível ver Nilton caído no chão, ensanguentado, baleado na perna. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado ao Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier.

iFood bane PM da plataforma e diz que Nilton agiu corretamente

Em nota ao UOL, o iFood informou que a conta do PM foi banida da plataforma. Afirmando “não tolerar qualquer tipo de violência contra os entregadores parceiros”, a plataforma disse que o entregador está recebendo apoio jurídico, por meio da atuação de uma advogada do coletivo de defensoras Black Sisters in Law, que acompanhará todo o processo jurídico do caso.

“Nilton agiu corretamente”, diz gerente do iFood. Tatiane Alves também informou que a plataforma está em contato com familiares do trabalhador e se colocou à disposição para apoiá-los no que for necessário.

Entregador deve entregar pedido em “primeiro ponto de contato”, seja portão da casa ou portaria do prédio. A empresa disse informar os entregadores e consumidores sobre a recomendação. Ainda segundo a plataforma, ela vem promovendo iniciativas ações para conscientização de moradores e capacitação de profissionais de condomínios no Rio. “Esperamos que o caso não fique impune e que Nilton se recupere.”

+ sobre o tema

James Cone, teologia negra da libertação e luta antirracista

No dia 28 de abril de 2024, completa-se 6...

Por que mandaram matar Marielle Franco? Essa agora, é a pergunta que não se cala…

Seis anos depois e finalmente o assassinato de Marielle...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de...

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo...

para lembrar

Protesto não é crime! Anistia Internacional

A preparação para a Copa do Mundo fez com...

Apreensões sobre o racismo norte-americano

A pequena cidade de Ferguson, no Missouri (centro dos...

Pelo fim da pena de morte aos adolescentes. O caso São Remo

O “mito do adolescente violento” transforma o jovem, negro e...
spot_imgspot_img

Crianças do Complexo da Maré relatam violência policial

“Um dia deu correria durante uma festa, minha amiga caiu no chão, eu levantei ela pelo cabelo. Depois a gente riu e depois a...

Instituto Odara lança dossiê sobre a letalidade policial que atinge crianças negras na Bahia

O Odara - Instituto da Mulher Negra torna público o documento “Quem vai contar os corpos?”: Dossiê sobre as mortes de crianças negras como consequência...

Polícia Civil de Alagoas prende homem por injúria racial e ameaça

A Polícia Civil, por meio da seção de capturas da Dracco, realizou nesta terça-feira (9), o cumprimento de um mandado de prisão contra um...
-+=