Preconceito de diretores atrapalha distribuição de preservativos nas escolas estaduais

O crescente número de adolescentes grávidas em Macapá levou a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (CVS) a investir em projetos voltados para a prevenção. Mas não é só a gravidez que vem sendo combatida. As doenças sexualmente transmissíveis também fazem parte dessa guerra. Entre esses projetos estão os grupos de prevenção a gravidez precoce que vêm sendo implantados nas escolas. Mas o preconceito de quem também deveria se preocupar com a saúde dos estudantes atrapalha uma das iniciativas do projeto, a distribuição de preservativos em todas as escolas.

Os grupos são responsáveis, por exemplo, pela distribuição de preservativos. De acordo com o coordenador do projeto, o enfermeiro do Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (DTS/Aids), Vencelau Pantoja, o projeto cresceu com a ideia da produção de dispensadores a partir da própria caixa da camisinha. Esses dispensadores são instrumentos onde são colocados os preservativos ao alcance de qualquer pessoa.

O próximo passo será difusão de debates sobre o assunto nas escolas. E também levar os projetos para outros estados. Quanto aos dispensadores, Vencelau explica que no primeiro protótipo foi usado a caixa de preservativo masculino e fitas para reforçar a embalagem. A ideia foi muito bem recebida pelo Conselho de Enfermagem do Amapá que ajudou a captar recursos para a produção de dispensadores em acrílico. Os primeiros dispensadores de camisinha masculina foram implantados em escolas estaduais e hospitais.

vencelau-pantoja

O sucesso foi tão grande que o dispensador está sendo levado para aldeias indígenas do município de Oiapoque. “Isso é outra coisa inédita no estado. Capacitamos as equipes que levaram o material e deixaram nas aldeias. Agora queremos trazer a sociedade para o debate a cerca do assunto. Não basta ter a camisinha disponível em um dispensador. Os jovens precisam saber como usar e o que previne”, avalia o enfermeiro, destacando que o DST/AIDS quer colocar o dispensador em todas as escolas e trazer os pais e alunos para um diálogo aberto.

dispensador-de-papelão

Atualmente 30 escolas têm o dispensador de camisinha, mas o número é pequeno se comparado com o número de escolas que existem no Estado, que hoje chega a aproximadamente 300 estabelecimentos. O problema é que nem todos os diretores de escolas entendem a proposta e permitem a instalação dos dispensadores. No Centro de Ensino Profissionalizante (Cepa), por exemplo, os dispensadores de preservativos foram barrados pela direção. “Há muito conservadorismo”, queixa-se Pantoja.

Outro objetivo da Coordenação do DST/Aids é implantar o dispensador também nas escolas municipais. “Nas escolas do município o desafio é maior porque são alunos com menos de 15 anos. Mas somos amparados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente que orienta a disponibilização de preservativos a maiores de 12 anos”, afirma o coordenador.

A iniciativa do enfermeiro Vencelau Pantoja redeu reconhecimento para o estado. “Eu criei os grupos de prevenção em 2005. Desde lá já viajei com a coordenação do DST/Aids para vários estados palestrando e dando oficinas. Além disso, o Ministério da Saúde colocou no site um manual para as escolas de como cada uma pode criar seu próprio dispensador ou porta-camisinha”, conta ele. O objetivo atual é fazer ações de prevenção, disponibilizar e tirar as dúvidas da sociedade. “Queremos fomentar esse debate sobre a prevenção e aumentar o número de grupos de adolescentes que divulgam esse trabalho. Mas acabamos esbarramos na dificuldade de que muitos pais acham que damos camisinha e incentivamos o filho para manter relações sexuais. Isso não é verdade. Os números mostram que há um crescimento absurdo de adolescentes grávidas e com doenças sexualmente transmissíveis. Trabalhamos na tentativa de diminuir esse índice”, conclui Vencelau Pantoja.

 

Heterossexuais representam maior parcela de infectados pelo HIV

Fonte: SelesNafes.com

 

+ sobre o tema

Deputada Leci Brandão Propõe a criação da Semana Estadual do Hip-Hop

    De acordo com o Projeto de Lei 306/2012 ,...

Câmara realiza homenagem ao Professor Eduardo de Oliveira

Sessão solene realizada em comemoração aos 86 anos do...

Ministra da igualdade racial participa de caminhada contra intolerância religiosa no Rio

Mobilização reuniu no domingo (16), milhares de candomblecistas, católicos,...

para lembrar

O depoimento dessa mãe é mais do que um debate: é uma aula essencial sobre feminismo

Ser mãe é daquelas coisas difíceis de explicar, gente:...

Guevedoces: o estranho caso das ‘meninas’ que ganham pênis aos 12 anos

Condição parece ligada a uma deficiência genética comum em...

O crack, a maternidade e o poder público

Adoção de crianças e, mais que tudo, adoção de...

Seminário internacional Brasil/EUA debate violência contra mulher

Evento aborda programas para homens autores de violência Do MPSP O...
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...

Escolhas desiguais e o papel dos modelos sociais

Modelos femininos em áreas dominadas por homens afetam as escolhas das mulheres? Um estudo realizado em uma universidade americana procurou fornecer suporte empírico para...
-+=