Primeira negra no TSE, Edilene Lôbo destaca superação de desigualdades

A ministra afirmou, em seu discurso desta quinta-feira (28/9), que o lugar que ocupa "não é de só uma pessoa", mas representa "lutas históricas de grupos minorizados para vencer a herança estrutural de desigualdade de oportunidades"

A primeira ministra negra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edilene Lôbo, participou, nesta quinta-feira (28/9), de sua primeira sessão plenária e ressaltou a importância de superar desigualdades de gênero e raça.

“Esse não é um lugar só meu, não é só de uma pessoa. Este lugar e esta missão são a um só tempo resultado e ponto de partida de lutas históricas de grupos minorizados para vencer a herança estrutural de desigualdade de oportunidades que precisa ser superada em nossa nação”, afirmou a magistrada, que substituiu o ministro titular André Ramos Tavares.

Lôbo destacou em seu discurso que o Poder Judiciário deve ter sensibilidade ao tratar de questões de gênero e raça e elogiou a determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), durante a presidência da ministra Rosa Weber, de que dever haver paridade de gênero na composição de tribunais. “Essa é uma política afirmativa extremamente relevante para viabilizar a justa promoção de mulheres na magistratura na composição das cortes”.

Para a magistrada, o Brasil precisa superar o racismo estrutural que ceifa as oportunidades para mulheres negras. “Nós, negras, somos apenas 5% da magistratura nacional”.

“Há apenas uma senadora autodeclarada negra, portanto menos de 1% no Senado. São 30, as deputadas federais, o que corresponde a cerca de 6% da Câmara. As mulheres negras ocupam 3% dos cargos de liderança no mundo corporativo, mas 65% das empregadas domésticas no Brasil são negras”, listou ela.

“Mesmo com mulheres negras – que são 28% da população brasileira – recebendo aproximadamente 46% do salário de um homem branco, não se deve pôr em dúvida a capacidade de empreender e gerar renda desse grupo minorizado politicamente, mas com potencial para crescer e em luta. Sim, há carência, mas somos potência, porque estamos focadas em assegurar a estabilidade das nossas famílias, particularmente considerando nossa ancestralidade de baixa renda, de tanta privação e dor”, completou.

O ministro Alexandre de Moraes saudou a magistrada no começo da sessão e destacou que, ao longo de sua carreira, Edilene Lôbo “exerceu com competência, inteligência e firmeza a sua carreira jurídica, não só na Justiça Eleitoral, mas principalmente na Justiça Eleitoral”.

O discurso da ministra, que está na lista de recomendações do STF para indicação, vem em meio à cobranças dos movimentos sociais ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de que aponte uma mulher negra à vaga no Supremo, deixada pela ministra Rosa Weber. Lula declarou, no entanto, que “gênero e raça” não serão levados em consideração.

“O critério não será mais esse [raça ou gênero]. Eu estou muito tranquilo, por isso que eu estou dizendo que eu vou escolher uma pessoa que possa atender aos interesses e expectativas do Brasil, uma pessoa que possa servir o Brasil. Uma pessoa que tenha respeito com a sociedade brasileira”, observou o presidente.

Edilene Lôbo é doutora em direito processual civil e professora convidada da universidade Sorbonne, de Paris. Ela compõe a equipe de advogadas da Federação Brasil da Esperança, que reúne os partidos PT, PCdoB e PV, e foi responsável pela defesa da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2018, na campanha ao Senado por Minas Gerais. Ela foi escolhida como ministra-substituta em julho e assumiu o cargo em agosto.

+ sobre o tema

Passeio pela mostra “Um defeito de cor”, inspirada no livro de Ana Maria Gonçalves

"Eu era muito diferente do que imaginava, e durante...

Taís faz um debate sobre feminismo negro em Mister Brau

Fiquei muito feliz em poder trazer o feminismo negro...

Conheça a história de Shirley Chisholm, primeira mulher a ingressar na política americana

Tentativas de assassinato e preconceito marcaram a carreira da...

Roda de Conversa: Mulher, raça e afetividades

O grupo de pesquisa Corpus Dissidente promove a roda...

para lembrar

No Marrocos, países reconhecem que precisam avançar em direitos humanos

Karine Melo O delegado interministerial para os Direitos Humanos no...

Raça influencia remuneração

O salário de uma mulher negra no Brasil é,...

Sem desigualdade de gênero, mundo poderia ter PIB ao menos 20% maior, diz Banco Mundial

O Produto Interno Bruto (PIB) global poderia aumentar em...
spot_imgspot_img

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a advogada Vera Lúcia Santana Araújo, 64 anos, é...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz um levantamento da cobertura vegetal na maior metrópole do Brasil e revela os contrastes entre...

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....
-+=