Procuradora acusada de torturar criança se entrega no Rio

Por: Fábio Mendes

A procuradora aposentada Vera Lúcia de Sant´anna Gomes, acusada de torturar uma menina de dois anos que estava sob a guarda, se entregou à Justiça no Fórum do Rio de Janeiro. As informações são do Tribunal de Justiça do Estado.

 

Vera Lúcia foi citada formalmente das acusações de tortura e racismo e foi encaminhada à Delegacia de Capturas e Polícia Interestadual (Polinter), no centro da capital fluminense.

As penas para os crimes de tortura e racismo são, respectivamente, de dois a oito anos e de um a três anos de prisão. Segundo a delegada, um laudo do IML mostra que a criança sofreu lesões em diferentes dias, de forma cruel.

 

Agressão

A denúncia contra os maus tratos aconteceu no final de abril e foi feita por empregados, que teriam testemunhado as agressões. A criança foi adotada em março por Vera Lúcia e, desde então, teria sofrido agressões e humilhações. O Conselho Tutelar retirou a menina do apartamento e a enviou para um abrigo.

 

Após colher os depoimentos das testemunhas, a Justiça indiciou Vera Lúcia, no dia 29 de abril, por tortura e racismo. No dia seguinte, a delegada Monique Vidal, titular da 13ª DP (Copacabana), pediu a prisão preventiva da procuradora, solicitação que também seria feita, no dia 5 de maio, pelo Ministério Público.

 

A acusada chegou a ser detida em sua casa em Búzios, litoral fluminense, mas acabou sendo liberada, já que o mandado de prisão ainda não havia sido expedido na ocasião. Desde então Vera Lúcia se encontrava foragida.

 

A defesa de Vera Lúcia entrou em seguida com um pedido de habeas corpus, negado pela desembargadora Gizelda Leitão Teixeira. O Disque-Denúncia chegou a divulgar um cartaz pedindo à população que denunciasse o paradeiro da procurada.

 

 

Fonte: Band

+ sobre o tema

Amazonas é um dos Estados mais racistas, afirma pesquisadora

'Ele nega e silencia sobre a presença negra nessa...

Colaborador de vereador ouvido no caso Marielle Franco é assassinado no Rio

O corpo de Carlos Alexandre Pereira Maria, de 37...

Mulher negra no STF, nove nomes

Pessoas negras têm nome e sobrenome e trajetórias construídas...

Goleada inglesa é manchada por racismo da torcida búlgara

Partida foi interrompida duas vezes por cantos racistas e...

para lembrar

Estréia de Desenho com Família Negra : Guilhermina e Candelário

Os irmãos Guilhermina e Candelário compõem uma família negra,...

O custo do racismo por Ricardo Henriques

Ricardo Henriques é superintendente executivo do Instituto Unibanco Apesar dos...

Elton John diz que ‘racismo e intolerância’ estão impedindo a luta contra o HIV

Elton John mantém suas esperanças de que os Estados...

As causas dos distúrbios no Reino Unido

  Da decadência moral à exclusão social, passando...
spot_imgspot_img

Uma supernova

No dia em que minha irmã nasceu, a Nasa fotografou uma supernova no universo. Quando minha irmã nasceu, foi uma das maiores alegrias da minha...

Número de crianças e adolescentes mortos pela polícia cresce 58% sob governo Tarcísio, apontam dados da SSP

O número de crianças e adolescentes mortos pela polícia aumentou 58% entre 2022 e 2023 — primeiro ano do governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) —,...

A ‘inteligência artificial’ e o racismo

Usar o que se convencionou chamar de "inteligência artificial" (pois não é inteligente) para realizar tarefas diárias é cada vez mais comum. Existem ferramentas que, em...
-+=