Procurando Sugar Man – A integridade de Sixto Rodriguez

Amir Labaki

Afinal deu a lógica no 25o Festival Internacional de Documentários de Amsterdã (IDFA) e o prêmio principal foi atribuído à isolada obra-prima da competição de longas-metragens, “First Cousin Once Removed” (Primo de Segundo Grau) do mestre americano Alain Berliner, sobre o sofrimento com Alzheimer de um de seus mentores na própria família, o poeta e tradutor Edwin Honig (1919-2011). Mas foi outro filme que roubou a cena na cerimônia de premiação, no último final de semana: “Searching for Sugar Man” (Procurando Sugar Man), do estreante sueco Malik Bendjelloul.

“Sugar Man” arrebatou os prêmios de melhor filme pelo público e de melhor documentário musical. Algo similar acontecera em sua estreia mundial em janeiro passado no Sundance Festival, no qual foi também o favorito dos espectadores e levou o Prêmio Especial do Júri.

A consagração definitiva virá com o Oscar em fevereiro que vem? Seu único grande concorrente parece ser “The Central Park Five”, de Ken Burns, Sarah Burns e David McMahon, sobre um erro judiciário na Nova York da conturbada virada dos anos oitenta para os noventa. Mas a balança hoje pende em favor de Bendjelloul, com seu filme tendo até pautado uma edição da tradicional série telejornalística “60 Minutes” no mês passado.

“Sugar Man” é o título de uma canção de Rodriguez, uma espécie de Bob Dylan chicano que gravou em Detroit dois discos no começo dos anos 1970 e sumiu do mapa. Lendas correram sobre sua morte precoce, num suicídio teatralizado ao fim de um show ou por overdose de drogas.

Tudo seria mais um dos tantos mistérios a engordar a mitologia do rock não fosse o fato de Rodriguez ter sido um fenômeno num único país: a África do Sul do apartheid. Seus discos lá venderam 500 mil cópias, foram grosseiramente censurados pelo regime e difundiram inúmeros hinos de protesto como as canções de Chico Buarque para nós durante a ditadura militar.

Em meados dos anos 1990, dois sul-africanos apaixonados pela músicas de Rodriguez decidiram pesquisar a fundo o destino do ídolo. “Procurando Sugar Man” reconstitui a busca obsessiva por eles levada a cabo. Bendjelloul transforma tudo num thriller verdade, que não economiza em surpresas. Não serei eu a revelá-las aqui.

O similar brasileiro mais próximo de “Sugar Man” é “Simonal – Ninguém Sabe o Duro Que Dei”, o documentário de Micael Langer, Calvito Leal e Cláudio Manoel lançado no É Tudo Verdade em 2009, embora Rodriguez esteja mais para Taiguara do que para o showman de “Nem Vem Que Não Tem”. Ambos partilham a tensão entre o carisma artístico e certo elemento trágico, mas o documentário de Bendjelloul o supera em guinadas dramáticas.

Demorei para descobrir “Sugar Man”, já há quase um ano no circuito dos festivais, incluindo uma passagem sem o devido destaque no último Festival do Rio. Pelo trailer disponivel no You Tube e pelas resenhas que havia lido, eu ficara com um certo pé atrás quanto a um possível tom redentor geral, na linha da busca a todo custo de um “happy end” à americana.

A integridade de Sixto Rodriguez (é este seu nome completo) auxiliou Malik Bendjelloul a escapar da armadilha do apaziguamento. “Procurando Sugar Man” é um filme hipnótico, surpreendente, original, engajado e, ao final de sua montanha-russa, marcadamente triste. Resulta assim um espelho fiel de seu protagonista. Mas como ele mesmo canta num de seus sucessos sul-africanos, Rodriguez francamente não está nem ai.

 

Fonte: É tudo verdade

+ sobre o tema

Publicação mapeia práticas africanas na Mangueira

Levantamento feito pela ONG Arte de Educar será lançado...

Exposições tentam romper barreiras à presença negra nas artes visuais

'Histórias Afro-Atlânticas', em cartaz em São Paulo, é o...

Gilberto Gil: por trás da música “Não chore mais”

O músico,  compositor e cantor Gilberto Gil, postou em...

Folayan – Andar com Dignidade – Negro Sim, Negro Sou!

DANÇA Sinopse Folayan – Andar com Dignidade. Negro Sim, Negro Sou!...

para lembrar

Emicida renova o discurso do rap brasileiro e faz show em Salvador

Nascido Leandro Roque de Oliveira, o rapper paulista Emicida,...

“Eu não sou seu negro”: um filme sobre os frutos da branquitude

Com estreia marcada para esta quinta-feira (16), documentário amplia...

Sangue B – Emicida estreia como VJ nesta segunda, na MTV

Especialista em improvisar rimas, Emicida não está muito nervoso...

Artistas lançam manifesto em homenagem ao escritor negro James Baldwin

Compartilhado no perfil da cantora, Janelle Monáe o vídeo...
spot_imgspot_img

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos festivais de música no país, terá como uma de suas atrações, no dia 2 de...

Lauryn Hill, YG Marley e Mano Brown tocam em festival em SP; saiba como comprar ingressos

O Chic Show, projeto que celebra a cultura negra e realizava bailes que ficaram clássicos na São Paulo da década de 1970 e 1980, vai...

Filhos de Bob Marley anunciam primeira turnê coletiva em duas décadas

Bob Marley teve, ao total, 11 filhos, e cinco deles preparam a turnê coletiva The Marley Brothers: A Legacy Tour, que percorrerá a América do Norte...
-+=