Promotoria denuncia 4 por crime de racismo contra Maju

O Ministério Público de São Paulo denunciou nesta terça-feira, 21, quatro investigados pelo crime de racismo contra a jornalista Maria Júlia Coutinho, da TV Globo.

no Política Livre

Érico Monteiro dos Santos, Rogério Wagner Castor Sales, Kaique Batista e Luis Carlos Félix Araújo também são acusados de falsidade ideológica, injúria, corrupção de menores na internet e associação criminosa na internet. A denúncia foi divulgada pelo repórter Walace Lara, da TV Globo.

Maju, como a jornalista é conhecida, foi alvo de comentários racistas em julho de 2015, na página oficial do Jornal Nacional, no Facebook. Internautas escreveram posts pejorativos sobre a cor da pele da repórter em uma publicação que continha a foto dela com a previsão do tempo para o dia seguinte.

Segundo a Promotoria, os quatros “juntamente com outras pessoas ainda não identificadas nos autos, associaram-se para formar uma sociedade criminosa cibernética, visando ao cometimento de crimes de falsidade ideológica e, posteriormente, de racismo, de injúria qualificada e de corrupção de menores, com estabilidade e permanência, no denominado ciberespaço”. “Para tanto, valeram-se de dados falsos, por eles próprios imaginados, com os quais abriram contas na rede mundial de computadores (internet) em nomes de terceiros, já indicados acima como nick names, omitindo-se dados verdadeiros, seus nomes e demais dados qualificativos reais nas referidas aberturas de “contas”.

Tal providência tinha como um dos objetivos a autoproteção e a busca da impunidade, dificultando sua identificação, especialmente porque pretendiam valer-se de tais identidades falsas para a criação de grupos do Facebook que se caracterizavam como verdadeiras gangues virtuais”, aponta a denúncia.

+ sobre o tema

Lugar de negro é na cozinha: cotas na universidade pública – por Mara Gomes

“O não-racista não é aquele que ‘não tem nada...

Keeanga-Yamahtta Taylor reflete sobre a força que vem do ativismo negro

As eleições que levaram a afro-americana Kamala Devi Harris...

Brasil vive guerra racial permanente

“O Brasil é assentado no racismo. Não existe Brasil...

Grupo racista dá 48 horas para deputadas negras deixarem Portugal

A onda de assédio a lideranças que atuam contra...

para lembrar

“Defrontamo-nos com a feroz urgência do agora” – Luther King é bom para a Humanidade

Na última terça-feira, 4 de abril, celebrou-se e problematizou-se...

Luana Génot: Descanse em poder

Quem me conhece sabe o quanto acho homenagens póstumas...

Coca-Cola tira do ar anúncio mexicano considerado racista

Através de um e-mail enviado à mídia, a companhia...

Trabalho escravizado no Brasil mostra a cara de um país sombrio e violento

"Achei que tinha que viver isso por ser pobre"....
spot_imgspot_img

Conselho Federal de Medicina alega discriminação reversa para barrar cotas

Na semana passada, o CFM (Conselho Federal de Medicina) emitiu uma nota se posicionando contra a política de cotas em residências médicas. A nota fala...

Homem é preso em flagrante por crime de injúria racial contra professora em Machado, MG

Um homem foi preso em flagrante pelo crime de injúria racial contra uma professora na manhã desta segunda-feira (4) em Machado (MG). ASSISTA A REPORTAGEM De acordo...

Grupo de empresários e lideranças cobra Lira para que nova lei de cotas seja prioridade na Câmara

Um grupo de empresários, intelectuais e lideranças do terceiro setor entregará na terça (5) ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), uma carta para pedir...
-+=