“Nós não vamos brincar de fazer educação”.

Por: Arísia Barros

 

Paulo Bandeira é símbolo de educação que rompe convenções, um revolucionário, que nem é citado nos compêndios da história alagoana.

Paulo Bandeira, o professor, era combativo e investia nas possibilidades de mudanças na terra das Alagoas cujo índice de analfabetismo total e funcional, é como uma metástase que corrói o presente quase sem futuro de tantas e muitas crianças.

O professor Paulo acreditava em políticas estruturantes que fomentasse o descrescimento da exclusão educacional em Alagoas, o mais pobre entre os pobres do Brasil.

Por acreditar em educação como parenta do acúmulo de conhecimento, o professor alagoano, Paulo Bandeira foi seqüestrado, torturado e queimado vivo.

A Escola Paulo Bandeira, que leva o nome do professor, está localizada no bairro periférico do Benedito Bentes, cujo índice de pobreza e desigualdade social transforma um número incontável de meninos e meninas reféns das iniqüidades sociais.

A gestora da Escola Paulo Bandeira acredita que a educação é uma ferramenta de incomensurável valor na vida de tantos e muitos.

Para ela o poder público não pode fazer da educação um faz-de-contas ou contar anêmicas e quilométricas histórias para fazer boi dormir.

O descaso com a reforma da Escola Paulo Bandeira, no bairro pobre e periférico do Benedito Bentes, caracteriza a brutalidade do estado como forma coerciva de estabelecer espaços de poder, apartando os desiguais.

A direção da Escola Paulo Bandeira e seu corpo funcional trazem o predicado moral de lutar por qualidade de ensino e fazem greve por condições dignas de trabalho e aprendizado.

O SINTEAL, o Ministério Público Estadual e a sociedade civil organizada e tantos que militam por uma educação de qualidade têm a obrigatoriedade de respaldar a iniciativa da Escola Paulo Bandeira e confrontar a neutralidade dos discursos oficiais.

A Escola Paulo Bandeira cerra as portas para que a educação praticada possa fazer sentido e produzir cidadania.

A Escola Paulo Bandeira reinventa a resistência aos dogmas impostos pelo estado, desconstruindo e desafiando a passividade anêmica e cúmplice da sociedade alagoana aos desmandos do poder público.

Nós não vamos brincar de fazer educação- diz a diretora que acredita em uma sociedade baseada no respeito ao pluralismo, liberdade e igualdade, assim como pensava o professor Paulo Bandeira.

O revolucionário!

 

Fonte: Cada Minuto

+ sobre o tema

Ilha onde Nelson Mandela ficou preso é atração turística na Cidade do Cabo

Nelson Mandela, principal líder da luta anti-apartheid na África...

Precisamos falar sobre o direito a cidade

O acesso à moradia, mesmo sendo um direito reconhecido...

Boleiros Eleitos – Eleições 2010

Romário – deputado federal – PSB/RJ Bebeto...

Charlotte Maxeke ou a “Mãe da Liberdade Negra” na África do Sul

Dedicou a sua vida à luta pelos direitos das...

para lembrar

Idioma africano vira patrimônio imaterial do estado

Cursos gratuitos do Iorubá são oferecidos em universidades e...

Lesionado, Bolt só volta às pistas no próximo ano

Fortes dores nas costas atormentam velocista Usain Bolt...
spot_imgspot_img

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....
-+=