Queixa de mulher negra na Rodoviária do Rio de Janeiro: ” Não me sinto segura em ser revistada por homens numa salinha fechada.

Já não é a primeira vez que que a Mamapress e o Sos Racismo Brasil. tomam conhecimento do constrangimento que mulheres negras sofrem com os abusos da Polícia Militar na Rodoviária Novo Rio, principalmente quando estão sozinhas.
Ainda bem que Beatriz conseguiu contatar a advogada ativista negra Laura Astrolábio Dos Santos, que a está acompanhando e aguardando uma policial feminina para revistar a Beatriz. Segundo os policiais Beatriz foi impedida de seguir seu caminho por suspeita ALEATÓRIA.

Por Marcos Romão, do Mamapress

O grande problema é que nestas “suspeitas aleatórias”, as “escolhidas, são mulheres viajando sozinhas, geralmente negras, nordestinas ou do interior. e que são sempre “convidadas por policiais do sexo masculino, a irem para algum lugar reservado para receberem revista corporal.

O Comando da PM, a corregedoria de polícia, a defensoria e o ministério público necessitam acompanhar o trabalho destes policiais, que ferem o direito de ir e vir de mulheres.

+ sobre o tema

Aquilombamento: conexões de afeto e ancestralidade

“Existiu um eldorado negro no Brasil. Existiu como um...

Casa onde viveu Lélia Gonzalez recebe placa em sua homenagem

Neste sábado (30), a prefeitura do Rio de Janeiro...

para lembrar

Mostra valoriza o papel da mulher negra no mundo da moda

Idealizadora da mostra e a representante do Abayomi Ateliê,...

SOS Racismo marca presença na manifestação de 2 de março contra a austeridade

O SOS Racismo irá participar na manifestação convocada para...

“Quando me descobri negra”: sete mulheres conscientes e com muito orgulho

“Tenho 30 anos, mas sou negra há apenas dez....

A presença ostensiva do patriarcado nas eleições presidenciais

As discussões sobre as eleições presidenciais 2014 contam com...
spot_imgspot_img

A presença de uma Juíza Negra no STF é uma questão de coerência, reparação histórica e justiça

A Constituição Federal, estabelece como objetivo da República Federativa do Brasil: promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade...

A luta por uma ministra negra

Nas últimas semanas, parte da militância virtual petista passou a atacar duramente o humorista Gregorio Duvivier por sua defesa da nomeação de uma mulher negra para...

Racismo escancarado

Duas décadas atrás, na esteira da Conferência Mundial contra a Discriminação Racial, em Durban (África do Sul), um conjunto de organizações da sociedade civil,...
-+=