Quem vai bombar na música está no radar dela

Samantha Almeida (@sahalmeid) é um furacão e de ideias e de projetos em andamento. São mais de 20 anos atuando como comunicadora no mercado de entretenimento, oferecendo soluções e promovendo campanhas bem boladas, muitas delas ligadas à diversidade – ela foi uma das responsáveis pelo reposicionamento da Avon nos últimos anos, por exemplo. “Negros veem o mundo de outra perspectiva. São outros acessos, outros códigos de conduta. O mundo não te trata igual, então obrigatoriamente você se comporta diferente. É instinto de autoproteção.

Da VOGUE

Samantha Almeida (Foto: Lu Prezia/Reprodução/Facebook)

Responsável pela direção de marketing e comunicação da agência Mynd e do Music2, hub de música com expertise em curadoria musical e plataforma de influenciadores digitais, ela lida diariamente com nomes de peso da música brasileira como Ludmilla, Preta Gil e Pabllo Vittar. Sua rotina (que foge do horário comercial) se divide entre reuniões de negócios, criação de projetos no aeroporto, estratégias de marca e roadshows, leia-se palestras sobre música e comportamento, que costumam reunir plateias entusiasmadas de mil pessoas. Sua terapia para dar conta do caos? Pintar no atelier da Galeria Crua (@galeriacrua), espaço de arte dedicado ao grafite que divide com o marido e artista Gen Duarte

Contrariando a vontade dos pais, que sonhavam em ter a primeira advogada na família, ela decidiu traçar seu próprio caminho universitário na moda. “Contando comigo, devíamos ser talvez 3 ou 4 negros de 500 alunos, o que me fez entender desde o primeiro dia de aula que havia muitas oportunidades não exploradas nesse mercado”, diz ela, que se formou na faculdade Santa Marcelina. “Fiz questão de entender os códigos da moda, para poder reconstruí-los de alguma forma no futuro”, emenda.

Não demorou muito para se tornar expert em criar planos de comunicação pautados em construção de comunidades e criasse o Manifesto Vire a Câmera: websérie de beleza criada em 2017 com mulheres negras dos bastidores do audiovisual.

Não por acaso, ela foi eleita em 2018 uma das 10 pessoas mais influentes do mercado de conteúdo digital pela aceleradora da indústria de criadores de conteúdo digital Youpix, mesmo tendo menos de 7000 seguidores. “Confesso que fiquei surpresa ao ver meu nome ao lado do Kondzilla. Mas não é somente sobre quantas pessoas você impacta e sim o seu poder transformador sobre elas.”

 

+ sobre o tema

para lembrar

spot_imgspot_img

IBGE: mulheres assalariadas recebem 17% menos que os homens

Dados divulgados nesta quinta-feira (20/06) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que a disparidade salarial entre os gêneros no Brasil se mantém em...

Casa Sueli Carneiro abre as portas ao público e apresenta o III Festival Casa Sueli Carneiro, pela primeira vez em formato presencial

RETIRE SEU INGRESSO A Casa Sueli Carneiro, fundada em dezembro de 2020 e atuando em formato on-line desde abril de 2021, é uma entidade criada...

Aborto legal: falhas na rede de apoio penalizam meninas e mulheres

As desigualdades sociais no Brasil podem explicar a razão para que meninas e mulheres busquem apoio para o aborto legal também após 22 semanas...
-+=