Quem vai bombar na música está no radar dela

Samantha Almeida (@sahalmeid) é um furacão e de ideias e de projetos em andamento. São mais de 20 anos atuando como comunicadora no mercado de entretenimento, oferecendo soluções e promovendo campanhas bem boladas, muitas delas ligadas à diversidade – ela foi uma das responsáveis pelo reposicionamento da Avon nos últimos anos, por exemplo. “Negros veem o mundo de outra perspectiva. São outros acessos, outros códigos de conduta. O mundo não te trata igual, então obrigatoriamente você se comporta diferente. É instinto de autoproteção.

Da VOGUE

Samantha Almeida (Foto: Lu Prezia/Reprodução/Facebook)

Responsável pela direção de marketing e comunicação da agência Mynd e do Music2, hub de música com expertise em curadoria musical e plataforma de influenciadores digitais, ela lida diariamente com nomes de peso da música brasileira como Ludmilla, Preta Gil e Pabllo Vittar. Sua rotina (que foge do horário comercial) se divide entre reuniões de negócios, criação de projetos no aeroporto, estratégias de marca e roadshows, leia-se palestras sobre música e comportamento, que costumam reunir plateias entusiasmadas de mil pessoas. Sua terapia para dar conta do caos? Pintar no atelier da Galeria Crua (@galeriacrua), espaço de arte dedicado ao grafite que divide com o marido e artista Gen Duarte

Contrariando a vontade dos pais, que sonhavam em ter a primeira advogada na família, ela decidiu traçar seu próprio caminho universitário na moda. “Contando comigo, devíamos ser talvez 3 ou 4 negros de 500 alunos, o que me fez entender desde o primeiro dia de aula que havia muitas oportunidades não exploradas nesse mercado”, diz ela, que se formou na faculdade Santa Marcelina. “Fiz questão de entender os códigos da moda, para poder reconstruí-los de alguma forma no futuro”, emenda.

Não demorou muito para se tornar expert em criar planos de comunicação pautados em construção de comunidades e criasse o Manifesto Vire a Câmera: websérie de beleza criada em 2017 com mulheres negras dos bastidores do audiovisual.

Não por acaso, ela foi eleita em 2018 uma das 10 pessoas mais influentes do mercado de conteúdo digital pela aceleradora da indústria de criadores de conteúdo digital Youpix, mesmo tendo menos de 7000 seguidores. “Confesso que fiquei surpresa ao ver meu nome ao lado do Kondzilla. Mas não é somente sobre quantas pessoas você impacta e sim o seu poder transformador sobre elas.”

 

+ sobre o tema

‘Sementes: Mulheres Pretas no Poder’ abre estreia do primeiro cine coletivona no Museu da Maré

Construído na Maré há dois anos, a ação Coletivona lança dia 31...

Angolana é a primeira estrangeira à frente da bateria da Pérola Negra

Ninguém pode dizer que ela não se impõe. “Deixe-me...

para lembrar

Sozinha eu ando bem, mas com você ando melhor

Mulheres negras e um ilá Vozes que por vezes ecoou...

Mart’nália lança 12º CD, totalmente dedicado à obra de Vinicius de Moraes

Ela é uma intérprete sensível de Vinicius e dos...

Ri Happy, Estrela e Fundo Baobá lançam coleção de bonecas negras

Coleção Adunni traz três bonecas negras em projeto que...

Versão demo acústica de I Feel for You do Prince é lançada; ouça

Faixa foi divulgada em comemoração aos 40 anos do...
spot_imgspot_img

Direitos das mulheres afrodescendentes são reforçados na COP 28 por Geledés

No primeiro dia de participação de Geledés – Instituto da Mulher Negra na conferência do clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP...

Conselho Universitário da Unicamp aprova título de Doutores Honoris Causa para Racionais MC’s no marco dos 50 anos do Hip-hop

No marco dos 50 anos do Hip-hop, este movimento que vem transformando as perspectivas da juventude negra, pobre e periférica em todo o mundo,...

Mortalidade materna de mulheres negras é o dobro da de brancas, mostra estudo da Saúde

Assim como outros indicadores de saúde, a mortalidade materna é maior em mulheres negras do que brancas, de acordo com levantamento do Ministério da Saúde. Dados preliminares...
-+=