Quem vai bombar na música está no radar dela

Samantha Almeida (@sahalmeid) é um furacão e de ideias e de projetos em andamento. São mais de 20 anos atuando como comunicadora no mercado de entretenimento, oferecendo soluções e promovendo campanhas bem boladas, muitas delas ligadas à diversidade – ela foi uma das responsáveis pelo reposicionamento da Avon nos últimos anos, por exemplo. “Negros veem o mundo de outra perspectiva. São outros acessos, outros códigos de conduta. O mundo não te trata igual, então obrigatoriamente você se comporta diferente. É instinto de autoproteção.

Da VOGUE

Samantha Almeida (Foto: Lu Prezia/Reprodução/Facebook)

Responsável pela direção de marketing e comunicação da agência Mynd e do Music2, hub de música com expertise em curadoria musical e plataforma de influenciadores digitais, ela lida diariamente com nomes de peso da música brasileira como Ludmilla, Preta Gil e Pabllo Vittar. Sua rotina (que foge do horário comercial) se divide entre reuniões de negócios, criação de projetos no aeroporto, estratégias de marca e roadshows, leia-se palestras sobre música e comportamento, que costumam reunir plateias entusiasmadas de mil pessoas. Sua terapia para dar conta do caos? Pintar no atelier da Galeria Crua (@galeriacrua), espaço de arte dedicado ao grafite que divide com o marido e artista Gen Duarte

Contrariando a vontade dos pais, que sonhavam em ter a primeira advogada na família, ela decidiu traçar seu próprio caminho universitário na moda. “Contando comigo, devíamos ser talvez 3 ou 4 negros de 500 alunos, o que me fez entender desde o primeiro dia de aula que havia muitas oportunidades não exploradas nesse mercado”, diz ela, que se formou na faculdade Santa Marcelina. “Fiz questão de entender os códigos da moda, para poder reconstruí-los de alguma forma no futuro”, emenda.

Não demorou muito para se tornar expert em criar planos de comunicação pautados em construção de comunidades e criasse o Manifesto Vire a Câmera: websérie de beleza criada em 2017 com mulheres negras dos bastidores do audiovisual.

Não por acaso, ela foi eleita em 2018 uma das 10 pessoas mais influentes do mercado de conteúdo digital pela aceleradora da indústria de criadores de conteúdo digital Youpix, mesmo tendo menos de 7000 seguidores. “Confesso que fiquei surpresa ao ver meu nome ao lado do Kondzilla. Mas não é somente sobre quantas pessoas você impacta e sim o seu poder transformador sobre elas.”

 

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