Questionário – Racismo no Carnaval de Salvador

O projeto de pesquisa ora iniciado objetiva estudar a incidência de manifestações do racismo no carnaval de Salvador, manifestação cultural que mobiliza uma significativa parcela da população da cidade, recebe investimentos públicos e privados de milhões de reais e tem, por isso mesmo, um importante impacto na economia, na sociedade e na vida cultural da capital baiana.

O objetivo principal é identificar situações e motivações condicionadas, social e politicamente, que propiciam o surgimento e a tolerância de circunstâncias potencializadoras de manifestações de racismo que se verificam no processo de concepção, gestão e realização da festa.

Com a obtenção das informações constantes deste questionário, a equipe de pesquisadores poderá atualizar os estudos concernentes ao racismo, desenvolver novos parâmetros para se pensar e analisar a incidência desse fenômeno e, disponibilizar informações sistematizadas que possam subsidiar – seja no âmbito municipal ou estadual – a elaboração de políticas públicas que busquem atender as demandas atinentes à solução dos problemas relacionados ao racismo.

O Relatório será divulgado em cerimônia pública e encaminhado para organizações vinculadas ao carnaval; as informações oriundas desta pesquisa serão disponibilizadas no site da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, possibilitando que estudiosos, gestores, turistas e aficionados pelo carnaval obtenham dados relevantes, consultados através de um sistema online.

Este questionário pode ser preenchido por pessoas que participaram do carnaval de Salvador, em qualquer circunstância, mesmo que na condição de telespectador, residentes ou não na capital baiana.

Estamos solicitando às pessoas que se dispuserem a participar dessa pesquisa, que, por gentileza, forneçam um e-mail para que possam receber uma senha de acesso ao questionário. Este expediente evita que uma pessoa responda, mais de uma vez, às questões, evitando duplicidade e distorções na caracterização do universo da pesquisa. Este recurso garante maior credibilidade à metodologia e maior fidedignidade à natureza dos dados obtidos para análise e interpretação. Garantimos que o e-mail informado será utilizado apenas e tão somente para os fins antes indicados.

A equipe de pesquisadores assegura, para todos os fins que se fizerem necessários, que as informações obtidas através desta pesquisa serão tratadas estatisticamente, garantindo, com isso, o pleno anonimato das pessoas que estão fornecendo as relevantes informações. Gostaríamos de agradecer a cada uma das pessoas que ora se dispõe a colaborar com este estudo, respondendo às questões constantes deste questionário.

Sua contribuição é muito importante.

Cordiais saudações.

Grupo de Pesquisa – Racismo no Carnaval de Salvador

UNEB – CEPAIA – (71) 32410811 – 3241-0787 – 3241 -0840

+ sobre o tema

Ong acusa personagem do Zorra Total de racismo

A personagem Adelaide, interpretada pelo ator Rodrigo Sant'anna no...

“O racismo é o maior câncer do Brasil”, diz atriz Elisa Lucinda

Em entrevista exclusiva, Elisa fala sobre o aumento do...

Novas formas de racismo emergem na pesquisa científica

  Avanços no sequenciamento genético estão dando...

Senador italiano compara ministra negra a orangotango

Um senador do partido da Liga do Norte comparou...

para lembrar

PGR denuncia Jair Bolsonaro pelo crime de racismo

Acusação tem por base discurso contra quilombolas. Se condenado,...

Racismo não!: Beatles se recusavam a tocar só para brancos

Os Beatles mostraram seu apoio ao movimento pelos direitos...

Entidades anunciam protestos em reação contra ofensa à liberdade religiosa

Manifestações em Brasília, Rio de Janeiro e Salvador vão...

Lázaro Ramos grava depoimento a favor dos negros, diz jornal

Segundo "Folha de S. Paulo", ator defende manutenção das...
spot_imgspot_img

Movimento negro protocola pedido de convocação de Derrite e Tarcísio na Alesp

A Uneafro protocolou, nesta terça-feira (3), pedidos de convocação do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o Secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, para...

Tarcísio deveria ser responsabilizado por casos de violência da PM

As recentes notícias de violência policial em São Paulo evidenciam o descontrole da segurança pública no estado. Dados do Instituto Sou da Paz apontam...

O horror na PM paulista não são casos isolados

É preciso ir além do horror estomacal que qualquer ser humano privado de sociopatia sente ao ver policiais jogando um homem de uma ponte...
-+=