Quilombo na Bahia recebe certificado de território iorubá de rei na Nigéria

Comunidade Quingoma luta desde 2005 pelo título; reconhecimento foi feito por representante de Ifé, cidade berço do tradicional povo africano

A comunidade quilombola Quingoma é o primeiro lugar no Brasil a receber a certificação de território iorubá. A cerimônia ocorreu no último domingo (19) com a presença de Ooni Ilê Ifé, o rei de Ifé, cidade na Nigéria.

A comunidade iorubá é uma das mais tradicionais da Nigéria e está no seio da formação histórica e cultural do país. Ifé é considerada local de origem do povo iorubá.

O título busca reconhecer os laços culturais e históricos entre a população local e os nigerianos. Segundo a comitiva real, as tradições do povo iorubá foram preservadas pelos moradores do quilombo, localizado na cidade de Lauro de Freitas, na Bahia.

“Esse título reafirma a nossa luta constante, desde de 1569”, afirma a líder quilombola Rejane Pereira Rodrigues. “Quando o rei reconhece [essa ligação] mostra que estamos no caminho certo, nessa busca incessante”, diz.

A comunidade luta pela titulação do território desde 2005. Em 2013, conseguiu a certificação da Fundação Cultural Palmares, que reconheceu a população do local como remanescente de quilombo. Desde então aguarda o processo de oficialização de posse da terra, executado pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).

Segundo Rejane Pereira, a expectativa dos moradores do local é que o documento ajude a melhorar o acesso às políticas públicas na região.

“Enquanto não titular o território não temos políticas publicas na comunidade. O [título] é pelo futuro desse território iorubá, que foi agora reconhecido como um pedacinho da Nigéria, reafirmando o que nós somos. A titulação é para garantir esse futuro.”

Além de dar visibilidade para a luta pela titulação da terra, a quilombola destaca ainda a importância da cerimônia com a comitiva real na autoestima dos moradores, especialmente as crianças.

“Sempre foi dito que não existem reis negros. Aí a criança se depara com rei negro. Eu, enquanto educadora quilombola vou fazer um chamado para as crianças observarem esse momento. Somos e seremos sempre quilombolas, nesse território sagrado, ancestral.”

O quilombo Quingoma fica em uma área de 1.284 hectares na qual moram 578 famílias. O agrupamento sofre com problemas relacionados com especulação imobiliária e disputa territorial.

Além da comitiva do rei da cidade da Nigéria, a cerimônia que concedeu o título de território iorubá contou com políticos locais e representantes de religiões de matriz africana.

Oficialmente a Nigéria é um país presidencialista, mas muitas regiões tradicionalmente possuem reis.

+ sobre o tema

Relatoria visita Piauí para investigar situação da Educação Quilombola

A Relatoria do Direito Humano à Educação estará de...

Olinda comemora o Dia da Consciência Negra

Por Ana Cláudia Ribeiro A Prefeitura de Olinda preparou várias...

para lembrar

Selo certifica produtos de procedência quilombola

Agricultores familiares, integrantes de associações, cooperativas ou empresas que atuem nas...

Quilombos Urbanos

Nos arredores das grandes cidades, escravos fugitivos plantaram...

Exposição fotográfica homenageia Comunidade Negra Arturos

Em homenagem aos 122 anos de Abolição da Escravatura...

Projeto do Estado resgata autoestima de comunidade quilombola

O projeto beneficia a comunidade de Brejão dos Negros...
spot_imgspot_img

Quilombo de Mãe Bernadete é reconhecido pelo governo federal

A comunidade Pitanga dos Palmares, da líder quilombola Mãe Bernadete, assassinada em agosto do ano passado na Bahia, foi reconhecida e declarada como Comunidade Remanescente de Quilombo pelo...

Quem foi Beatriz Nascimento, pioneira nos estudos sobre quilombos

Beatriz Nascimento é uma das intelectuais mais importantes do Brasil. Historiadora, ela foi pioneira nos estudos sobre as comunidades quilombolas no país. No ano passado,...

Inscrições abertas para compor banco de itens do Saeb

As inscrições para credenciamento de colaboradores interessados em compor o Banco de Colaboradores do Banco Nacional de Itens (BC-BNI) do Sistema de Avaliação da...
-+=