Quilombolas são expulsos e ameaçados por pistoleiros

Fonte: Expresso MT –

 

Quilombolas das comunidades Vaozinho e Voltinha, do município Porto Estrela (194 km ao médio-norte de Cuiabá), são ameaçados por homens armados contratados por um fazendeiro da região que expulsou 65 famílias de uma Área de Proteção Ambiental cedida pelo governo aos afrodescendentes. A briga por aproximadamente 80 hectares, em Barra do Bugres, é motivada por uma fonte de água, indispensável para o abastecimento e sobrevivência dos quilombolas.

 

A expulsão das famílias ocorreu há 20 dias e a direção da Proteção ao Patrimônio Afro-brasileiro da Fundação Palmares foi acionada. Hoje, o diretor Maurício Reis chega em Mato Grosso para uma reunião com o procurador Mauro Lúcio Avelar para tentar resolver o impasse. Também participarão do encontro a procuradora da República Dora Lúcia Bertúlio, a coordenadora Nacional de Quilombos do Incra, Givânia Conceição, e o presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, Pedro Reis. Em seguida, o grupo seguirá para a área de conflito.

 

Segundo Pedro Reis, os quilombolas relataram que o fazendeiro retirou as famílias da área e colocou homens armados, que usam motocicletas para fiscalizar a área, impedindo o acesso das famílias à nascente de água. A situação colocou medo nas comunidades.

 

O mesmo fazendeiro chegou a requerer na justiça o direito sobre a área, mas a decisão deu ganho de causa os afrodescendentes. Mesmo com a negativa judicial, ele expulsou os quilombolas, cercou a área e passou a proibir o acesso das famílias. Segundo Reis, o fazendeiro tem terras do outro lado do rio Jauquara, que corta Porto Estrela e Barra do Bugres.

 

No Estado existem 138 comunidades quilombolas, sendo que 68 são certificadas pela Fundação Palmares e o restante está em processo de reconhecimento.

 

Em março, o Tribunal de Justiça condenou outro fazendeiro a recuperar uma APP e retirar 2 diques dos córregos, que ficam dentro de uma área quilombola da região de Mata Cavalo.

Matéria original: Quilombolas são expulsos e ameaçados por pistoleiros

+ sobre o tema

FEIRA PRETA

Encontro de cultura, cidadania, educação e economia solidária, a...

CEARÁ: IX Semana Paulo Freire

  A Semana Paulo Freire chega a sua nona edição...

ONU lança Ano Internacional para Afro-Descendentes

Em mensagem à Assembleia-Geral, Ban Ki-moon diz que o...

para lembrar

Nosso racismo é um crime perfeito

Por Camila Souza Ramos e Glauco Faria   ...

Almirante Negro volta às livrarias

"As memórias tinham sido publicadas em 1912 e 1913...

PARATY: XI Encontro da Cultura Negra

XI Encontro da Cultura Negra Quilombo Campinho da...
spot_imgspot_img

Inscrições abertas para compor banco de itens do Saeb

As inscrições para credenciamento de colaboradores interessados em compor o Banco de Colaboradores do Banco Nacional de Itens (BC-BNI) do Sistema de Avaliação da...

Liderança de mulheres quilombolas é tema da websérie que será lançada no Dia Internacional da Mulher por grupo de pesquisa da UFV

 Iyalodè, palavra iorubá para "aquela que lidera”, nomeia a primeira temporada da websérie “Meios de Prosa”. Nela, quatro mulheres de comunidades quilombolas de Minas...

Quilombolas de Marambaia lutam por melhorias nos serviços públicos

Mesmo após a titulação, a comunidade quilombola da Ilha da Marambaia, em Mangaratiba, no Rio de Janeiro, visitada pelo presidente Luiz Inácio Lula da...
-+=