Quilombolas são expulsos e ameaçados por pistoleiros

Fonte: Expresso MT –

 

Quilombolas das comunidades Vaozinho e Voltinha, do município Porto Estrela (194 km ao médio-norte de Cuiabá), são ameaçados por homens armados contratados por um fazendeiro da região que expulsou 65 famílias de uma Área de Proteção Ambiental cedida pelo governo aos afrodescendentes. A briga por aproximadamente 80 hectares, em Barra do Bugres, é motivada por uma fonte de água, indispensável para o abastecimento e sobrevivência dos quilombolas.

 

A expulsão das famílias ocorreu há 20 dias e a direção da Proteção ao Patrimônio Afro-brasileiro da Fundação Palmares foi acionada. Hoje, o diretor Maurício Reis chega em Mato Grosso para uma reunião com o procurador Mauro Lúcio Avelar para tentar resolver o impasse. Também participarão do encontro a procuradora da República Dora Lúcia Bertúlio, a coordenadora Nacional de Quilombos do Incra, Givânia Conceição, e o presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, Pedro Reis. Em seguida, o grupo seguirá para a área de conflito.

 

Segundo Pedro Reis, os quilombolas relataram que o fazendeiro retirou as famílias da área e colocou homens armados, que usam motocicletas para fiscalizar a área, impedindo o acesso das famílias à nascente de água. A situação colocou medo nas comunidades.

 

O mesmo fazendeiro chegou a requerer na justiça o direito sobre a área, mas a decisão deu ganho de causa os afrodescendentes. Mesmo com a negativa judicial, ele expulsou os quilombolas, cercou a área e passou a proibir o acesso das famílias. Segundo Reis, o fazendeiro tem terras do outro lado do rio Jauquara, que corta Porto Estrela e Barra do Bugres.

 

No Estado existem 138 comunidades quilombolas, sendo que 68 são certificadas pela Fundação Palmares e o restante está em processo de reconhecimento.

 

Em março, o Tribunal de Justiça condenou outro fazendeiro a recuperar uma APP e retirar 2 diques dos córregos, que ficam dentro de uma área quilombola da região de Mata Cavalo.

Matéria original: Quilombolas são expulsos e ameaçados por pistoleiros

+ sobre o tema

Ex-ministro da SEPPIR assumirá Palmares

O ex-ministro da SEPPIR, Elói Ferreira de Araújo,...

Resenha – Sobre-viventes! de Cidinha da Silva

Em 2006 ao fazer minha primeira leitura de Cada...

Beyoncé vai dar à luz em suíte de luxo

Grávida, Beyoncé se prepara para a chegada do primeiro...

Chris Rock se divorcia de esposa após 19 anos casado

 Após 19 anos de casamento, o comediante Chris Rock...

para lembrar

Na barriga do peixe grande

No próximo dia 4 de setembro devemos relembrar uma...

Grávida estilosa: Rihanna faz 34 e revoluciona moda gestante; veja fotos

Uma das artistas mais famosas do mundo, Rihanna está...

Brasileiros mostram cadeira de rodas para sambistas em “First Lego League”

Um time brasileiro vai disputar o campeonato First Lego...

Ginasta Simone Biles tem fortuna estimada em R$ 14 milhões, diz site dos EUA

Uma das estrelas dos Jogos Olímpicos do Rio de...
spot_imgspot_img

Templo Espírita Ogum Megê passa a ser considerado Patrimônio Imaterial do Rio de Janeiro

O Templo Espírita Ogum Megê, em Vaz Lobo, na Zona Norte, agora é considerado Patrimônio Imaterial do estado do Rio de Janeiro. A iniciativa...

Clássico de Carolina Maria de Jesus será lançado em audiolivro na voz de Tatiana Tiburcio

Obra mais conhecida de Carolina Maria de Jesus, "Quarto de despejo" será lançado no fim deste mês em audiolivro inédito pela Supersônica na voz de...

A cidade de Lima Barreto: obra do escritor é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio

Lima Barreto é autor do Rio. A frase soa óbvia, mas não se refere apenas ao fato de o escritor ser um legítimo carioca...
-+=