Rene Silva, fundador de jornal no Complexo do Alemão ganha prêmio em Nova York

Rene Silva, 24, foi reconhecido como um dos negros com menos de 40 anos mais influentes do mundo. Na lista, outros 10 brasileiros também foram homenageados.

no Correio Brasiliense

foto- Reprodução / Internet / Correio Brasiliense

O fundador da ONG Voz das Comunidades, Rene Silva, 24 anos, foi reconhecido como um dos negros com menos de 40 anos mais influentes do mundo, em 2018. Ele recebeu o prêmio, concedido pela organização Mipad (Most Influential People Of African Descente) na noite desta quarta-feira (3/10). em Nova York.

Nas redes sociais, René agradeceu e dedicou o prêmio aos familiares, voluntários, amigos, jornalistas e também aos moradores do Complexo do Alemão. “Aos moradores de favelas do Brasil e aos negros que lutam diariamente para sobreviver neste país tão racista, ainda hoje… Dedico também a todos os ativistas que lutam diariamente para que nossos direitos não sejam violados. Temos que fazer muito mais, juntos!”, escreveu.

Rene Silva criou o jornal aos 11 anos, no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. A ideia do periódico era mostrar o que existia de bom nas favelas cariocas e os verdadeiros problemas sociais que os moradores enfrentavam no dia a dia. O destaque, no entanto, só foi ocorrer cinco anos depois, em 2010, quando Rene cobriu em tempo real a invasão da polícia no Morro do Adeus — um das 13 que compõem o complexo de comunidades. Rene já teve seu nome listado pela Revista Forbes e pelo jornal britânico The Guardian como um dos jovens mais influentes do mundo.

O Mipad já havia divulgado a lista de influentes em julho deste ano, mas o prêmio ocorreu em 3 de outubro. Foram escolhidos 224 nomes, sendo 100 do continente africano e os demais de países que receberam imigrantes africanos. A definição foi baseada na atuação dessas personalidades em quatro categorias: Política e Governança; Negócios e Empreendedorismo; Mídia e Cultura; Humanitarismo e Religião.

Outros nomes importantes também foram homenageados como a duquesa Meghan Markle; o ator Chadwick Boseman, que protagonizou o filme Pantera negra; Donald Glover, autor da música This is America, e Nbaba Mandela, neto de Nelson Mandela.

O objetivo da iniciativa, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), é criar uma rede mundial de líderes e influenciadores para alcançar as metas da International Decade for People of African Descente 2015-2024, década dedicada ao combate ao racismo, valorização dos afrodescendentes e defesa de seus direitos.

Em 2017, Adriana Barbosa e o casal de atores Thais Araújo e Lázaro Ramos estiveram na lista dos mais influentes no mundo. Neste ano, além de Rene Silva, outros 10 brasileiros também foram homenageados na premiação pelo ativismo contra o racismo, sendo cinco mulheres. São eles: Kenia MariaÉrico Brás, Danilo Rosa de Lima, Djamila Ribeiro, Nina Silva, Lisiane Lemos, Paulo Rogério Nunes, Stephanie Ribeiro, Emicida e Marcos Vinícius Moreira Marinho.

+ sobre o tema

ONU recorda Mandela como “defensor global da dignidade e igualdade”

“Um extraordinário defensor global da dignidade e igualdade e...

Ismael Ivo, diretor do Balé da Cidade, sofre dois AVCs

Diretor do Balé da Cidade, Ismael Ivo sofreu dois...

Mutirão vai regularizar situação de ganeses no país

Alex Rodrigues Governo federal vai criar força-tarefa para agilizar a...

para lembrar

Sissiereta Jones

Matilda Sissieretta Joyner nasceu em Portsmouth, Virginia, Estados...

Gays de Uganda levam vida clandestina

Sede de movimento lésbico não tem identificação externa; nas...

Amaro Freitas une a cultura popular afro-brasileira e o jazz em ‘Rasif’

O pianista pernambuco leva ao Teatro de Santa Isabel,...

Mais de 100 ONG pedem perdão de dívida para os países africanos

Mais de cem organizações não-governamentais (ONG) lançaram ontem um...
spot_imgspot_img

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....
-+=