Rene Silva, fundador de jornal no Complexo do Alemão ganha prêmio em Nova York

Rene Silva, 24, foi reconhecido como um dos negros com menos de 40 anos mais influentes do mundo. Na lista, outros 10 brasileiros também foram homenageados.

no Correio Brasiliense

foto- Reprodução / Internet / Correio Brasiliense

O fundador da ONG Voz das Comunidades, Rene Silva, 24 anos, foi reconhecido como um dos negros com menos de 40 anos mais influentes do mundo, em 2018. Ele recebeu o prêmio, concedido pela organização Mipad (Most Influential People Of African Descente) na noite desta quarta-feira (3/10). em Nova York.

Nas redes sociais, René agradeceu e dedicou o prêmio aos familiares, voluntários, amigos, jornalistas e também aos moradores do Complexo do Alemão. “Aos moradores de favelas do Brasil e aos negros que lutam diariamente para sobreviver neste país tão racista, ainda hoje… Dedico também a todos os ativistas que lutam diariamente para que nossos direitos não sejam violados. Temos que fazer muito mais, juntos!”, escreveu.

Rene Silva criou o jornal aos 11 anos, no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. A ideia do periódico era mostrar o que existia de bom nas favelas cariocas e os verdadeiros problemas sociais que os moradores enfrentavam no dia a dia. O destaque, no entanto, só foi ocorrer cinco anos depois, em 2010, quando Rene cobriu em tempo real a invasão da polícia no Morro do Adeus — um das 13 que compõem o complexo de comunidades. Rene já teve seu nome listado pela Revista Forbes e pelo jornal britânico The Guardian como um dos jovens mais influentes do mundo.

O Mipad já havia divulgado a lista de influentes em julho deste ano, mas o prêmio ocorreu em 3 de outubro. Foram escolhidos 224 nomes, sendo 100 do continente africano e os demais de países que receberam imigrantes africanos. A definição foi baseada na atuação dessas personalidades em quatro categorias: Política e Governança; Negócios e Empreendedorismo; Mídia e Cultura; Humanitarismo e Religião.

Outros nomes importantes também foram homenageados como a duquesa Meghan Markle; o ator Chadwick Boseman, que protagonizou o filme Pantera negra; Donald Glover, autor da música This is America, e Nbaba Mandela, neto de Nelson Mandela.

O objetivo da iniciativa, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), é criar uma rede mundial de líderes e influenciadores para alcançar as metas da International Decade for People of African Descente 2015-2024, década dedicada ao combate ao racismo, valorização dos afrodescendentes e defesa de seus direitos.

Em 2017, Adriana Barbosa e o casal de atores Thais Araújo e Lázaro Ramos estiveram na lista dos mais influentes no mundo. Neste ano, além de Rene Silva, outros 10 brasileiros também foram homenageados na premiação pelo ativismo contra o racismo, sendo cinco mulheres. São eles: Kenia MariaÉrico Brás, Danilo Rosa de Lima, Djamila Ribeiro, Nina Silva, Lisiane Lemos, Paulo Rogério Nunes, Stephanie Ribeiro, Emicida e Marcos Vinícius Moreira Marinho.

+ sobre o tema

Mãe Stella: Atire a primeira pedra…

...aquele que não fala da vida alheia. Esse é...

Onde está o Movimento Negro?

Sorrindo, e triste ao mesmo tempo, vou lendo a...

Leci Brandão e Adriana Gomes fazem palestra para estudantes

Leci Brandão e Adriana Gomes, deputada estadual e porta-bandeira...

No Dia da Consciência Negra, organizações saem às ruas

Entidades querem reformas estruturais para combater o racismo, defendem...

para lembrar

Personalidades africanas criticam retirada dos EUA do acordo climático

“As pessoas irão começar a olhar para a China...

SPFW Carta Aberta à Imprensa e Sociedade Brasileira

SPFW Carta Aberta à Imprensa e Sociedade Brasileira Nesta...

Maio mês reservado ao povo Bantu

A “Cultura Tradicional Bantu” é tema de palestra, hoje,...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....
-+=