Rio: Comissão de Combate ao Racismo cobra políticas de equidade racial na cidade

Diversas leis que estão em vigência não estão sendo cumpridas pela Prefeitura do Rio

A Comissão Especial de Combate ao Racismo da Câmara Municipal do Rio, presidida pela vereadora Monica Cunha, entregou nesta quinta-feira, um relatório qualificado com análises sobre a responsabilidade do poder público municipal e a falta de equidade racial na cidade para o prefeito Eduardo Paes e para o presidente da Câmara Municipal, Carlo Caiado.

A Comissão identificou que diversas leis que estão em vigência não estão sendo cumpridas pela prefeitura do Rio, como à implementação da lei que estabelece a obrigatoriedade do ensino de “história e cultura afro-brasileira” dentro das disciplinas que já fazem parte das grades curriculares.

Já na área da saúde, foram feitas diversas reuniões para implementação da lei que estabelece as diretrizes do Programa Municipal de Saúde Integral da População Negra.

Também foi constatado a falta de editais e infraestrutura que estimulem a continuidade de expressões culturais afro-brasileiras, que geram renda, segurança e cultura para diversos pontos da cidade. Ao todo foram mais de 80 recomendações.

“É o nosso papel fiscalizar a atuação do Executivo e garantir que os direitos de todos os cidadãos sejam respeitados e garantidos. Se está na Lei, por que não está sendo cumprido? Esse relatório vai permear os nossos próximos passos, que será articular com os secretários municipais e principalmente com o prefeito para que essas recomendações sejam implementadas”, afirmou a vereadora.

+ sobre o tema

Já conhece o Glossário do Pensamento Contracolonial Brasileiro?

É difícil escrever em primeira pessoa quando estou falando...

“O que é empoderamento”?

“O que é empoderamento”? escrito pelaArquiteta e Urbanista Joice...

SescTV apresenta ‘Ser Negro no Brasil o Que É?’

Tendo o negro nos temas e nos elencos...

para lembrar

‘Rampage’ Jackson pode interpretar Luke Cage no filme dos Vingadores

Ídolo do MMA e ator nas horas vagas revela...

Praça da Liberdade, em SP, tem nome alterado para Liberdade África-Japão

A praça da Liberdade, localizada entre a avenida Liberdade,...

Joaquim Candido Soares de Meireles

Joaquim Cândido Soares de Meireles (Sabará, 5 de...
spot_imgspot_img

Ossada de 200 anos evidencia passado escravagista do Uruguai

Após mais de uma década de escavações no bairro montevideano de Capurro, uma zona historicamente conhecida pelo desembarque de populações africanas durante a época...
-+=