Rio: Comissão de Combate ao Racismo cobra políticas de equidade racial na cidade

Diversas leis que estão em vigência não estão sendo cumpridas pela Prefeitura do Rio

A Comissão Especial de Combate ao Racismo da Câmara Municipal do Rio, presidida pela vereadora Monica Cunha, entregou nesta quinta-feira, um relatório qualificado com análises sobre a responsabilidade do poder público municipal e a falta de equidade racial na cidade para o prefeito Eduardo Paes e para o presidente da Câmara Municipal, Carlo Caiado.

A Comissão identificou que diversas leis que estão em vigência não estão sendo cumpridas pela prefeitura do Rio, como à implementação da lei que estabelece a obrigatoriedade do ensino de “história e cultura afro-brasileira” dentro das disciplinas que já fazem parte das grades curriculares.

Já na área da saúde, foram feitas diversas reuniões para implementação da lei que estabelece as diretrizes do Programa Municipal de Saúde Integral da População Negra.

Também foi constatado a falta de editais e infraestrutura que estimulem a continuidade de expressões culturais afro-brasileiras, que geram renda, segurança e cultura para diversos pontos da cidade. Ao todo foram mais de 80 recomendações.

“É o nosso papel fiscalizar a atuação do Executivo e garantir que os direitos de todos os cidadãos sejam respeitados e garantidos. Se está na Lei, por que não está sendo cumprido? Esse relatório vai permear os nossos próximos passos, que será articular com os secretários municipais e principalmente com o prefeito para que essas recomendações sejam implementadas”, afirmou a vereadora.

+ sobre o tema

Jordan Peele faz anúncio misterioso nas redes sociais

Jordan Peele tem planos para outubro. Ele publicou uma foto...

Beyoncé é flagrada pela primeira vez com os gêmeos Sir e Rumi

A diva pop Beyoncé foi flagrada pela primeira vez com os...

Emicida critica racismo e afirma que funk é mais que ostentação

Paulistano encerra a última noite do festival Rec-Beat, no...

Imigrantes africanos são vendidos em mercados de escravos na Líbia, diz agência da ONU

Africanos que tentam chegar à Europa estão sendo vendidos...

para lembrar

Metade dos ministérios da África do Sul será comandada por mulheres

Presidente recém-eleito anunciou quem serão seus ministros. Do G1 O governo...
spot_imgspot_img

Organizações do movimento negro inauguram Casa para articulação política em Brasília (DF)

Lideranças negras de todo o país, ministros do governo e representantes de movimentos sociais participaram, nesta terça-feira (27), da inauguração do Hub Peregum, a...

Prêmio amplifica ações de educação e cultura negra nas periferias de SP; inscrições vão até 27 de setembro

Estão abertas até 27 de setembro as inscrições para o prêmio Afro de Nagô: Potências da Quebrada. Com foco em ações que promovem a cultura...

Caixa Cultural no Rio apresenta mostra Faróis do Cinema

A partir desta terça-feira (27), a Caixa Cultural Rio de Janeiro Unidade Passeio sedia a mostra gratuita Faróis do Cinema dedicada exclusivamente a cineastas...
-+=