Salvador: Novembro Negro abre programação no dia 8

Marcado por um período de mobilizações pelo combate ao racismo, garantia e ampliação dos direitos da população negra, o mês de novembro é reservado por uma série de atividades que incluem desde marchas a palestras.

no A Tarde

A abertura oficial do novembro negro, promovido pelo governo do estado por meio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), será marcada por um espetáculo que ocorrerá no dia 8 de novembro, no Teatro Castro Alves (TCA) com a participação do Bando de Teatro Olodum, Margareth Menezes, entre outras atrações.

Além disso, a Sepromi deve realizar diversas atividades, tendo como ponto alto o 20 de Novembro, instituído como Dia Nacional da Consciência Negra. A programação inclui seminários, eventos culturais, rodas de diálogo e campanhas. A secretária Fabya Reis ressalta a união e o apoio das secretarias de governo para o combate ao racismo e intolerância religiosa.

“Este ano, celebramos dez anos da política de promoção da igualdade racial na Bahia e, para isso, vamos realizar diálogos com as demais secretarias e também com a sociedade civil. Tudo com o objetivo de pautar o combate ao racismo e à intolerância religiosa. A partir dessas ações buscamos levar o brilho da consciência negra na Bahia”, diz a secretaria.

Ações

Eventos promovidos por organizações do movimento negro integram a programação deste mês. Uma delas é o desfile manifesto Monacrespa, que mostra na passarela assuntos importantes para a educação dos jovens pelo viés estético.

O evento será realizado, no dia 11 de novembro, no Centro Cultural Plataforma. Outra atividade que faz parte do calendário do período é a Caminhada pelo Fim da Violência, da Intolerância Religiosa e pela Paz, que será realizada no dia 15 de novembro, a partir das 15h, no bairro do Engenho Velho da Federação.

No dia 18, às 13h, a praça do Campo Grande será a concentração da Marcha do Empoderamento Crespo. Com sarau, pinturas faciais e produção de cartazes, a ação tem como objetivo falar sobre a luta antirracista. De acordo com Lorena Lacerda, integrante da comissão organizadora da marcha, a mobilização começa no Campo Grande e segue até a Praça Castro Alves.

“Temos o intuito de abrir o Novembro Negro e, a partir dele, ressaltar nossa luta que tem como foco a estética negra. O tema da marcha deste ano será o combate ao racismo religioso”, pontua Lorena.

Para marcar o dia 20, três eventos lembram o dia de luta. Pela manhã, a lavagem da estátua de Zumbi dos Palmares ocorre na Praça da Sé, às 9h. Já no período da tarde, a Caminhada da Liberdade tem concentração, às 14h, no bairro do Curuzu. Em seguida, às 15h, a Marcha da Consciência Negra promete levar uma multidão para as ruas. A concentração será no Campo Grande.

+ sobre o tema

Matumona propõe ‘Filosofia da Reconstrução’ para África

  O padre Muanamosi Matumona defende a existência...

Que em 2021 possamos entender a importância real dos nossos idosos

"Ele é muito novo para morrer!" Disse a minha...

Walter Pinheiro quer aprofundamento de políticas de combate ao racismo

O senador Walter Pinheiro (PT-BA) defendeu nesta quarta-feira (23)...

África ganha 11 bilionários em 1 ano. Veja os mais ricos

  Segundo ranking divulgado pela revista Forbes, 10...

para lembrar

Moda “Afro-brasileira” na Angola Fashion Week

Muito se comenta sobre as semanas de moda realizadas em NY,...

Oprah: 5 coisas que você não sabia sobre a apresentadora

No glamoroso mundo hollywoodiano do entretenimento dos EUA, poucos...

Cantora baiana-brasiliense Rosa Passos homenageia Djavan em novo álbum

Depois do sucesso de É luxo só, com sucessos...
spot_imgspot_img

Sambista ligada ao rap, Leci Brandão rebate críticas de Ed Motta: ‘Elitista’

Leci Brandão, 79, rebateu com estilo as recentes declarações de Ed Motta, que chamou de "burros" os fãs de hip hop, "sem exceção". Sem citar...

‘Bad Boys 5’ já está sendo discutido, afirma produtor

‘Bad Boys: Até o Fim‘ estreou há apenas uma semana, mas um 5ª filme para a franquia estrelada por Will Smith e Martin Lawrence já está sendo discutido. A...

 Interprete da trilha sonora da novela Renascer, Xenia França participa do disco de José James

Vencedora do Grammy Latino de 2023 com seu disco "Em nome da Estrela" e intérprete da canção “Lua Soberana”, trilha sonora da novela Renascer...
-+=