Sarau Poética da Macumba ocorre sábado (21) no YouTube

Enviado por / FonteDa UNILAB

No próximo sábado (21), às 17h, Latitudes Africanas organiza o Sarau Poética da Macumba, que será transmitido em seu canal do YouTube.

O Sarau Poética da Macumba é uma atividade artístico-cultural pan-africana e internacional que visa proporcionar reflexões em torno do Mês da Consciência Negra. O objetivo é receber artistas e poetas negros/as do Brasil, Colômbia, Guiné-Bissau, México e República Democrática do Congo. Será mediado por Cicí Andrade, cantautora, estudante de Antropologia em Unila, cria de Saraus da Zona Sul de SP, e que desenvolve sua arte de maneira independente, e por Bas´Ilele Malomalo, natural da RDCongo, filósofo, poeta e coordenador de Latitudes Africanas/Unilab.

Entre os convidados, conta-se com a presença de Chay C., músico compositor, produtor afromexicano do estado de Oaxaca, membro e fundador do grupo “Aguaje Ensamble”, projeto que busca dar visibilidade ao povo afromexicano. Jônatas Petróleo, sambista paulista, ativista sociocultural e professor de música. Alicia Reyes, comunicadora e cantautora colombiana, integrante do grupo musical Majagua Ensamble; mestra em Estudos Latino-americanos, realizadora radial e apaixonada pelas músicas do pacífico e caribe colombiano. Luan Charles, trompetista, arranjador, compositor e poeta, um dos fundadores da Banda Nova Malandragem e do Sarau Força Bruta, que acontece na Ocupação Mateus Santos, zona leste de São Paulo. É também componente de outros “aquilombamentos” culturais como Banda Aldeia e Coletivo Legítima Defesa. Jade Lôbo, estudante de Harvard Scholarship Student at Afro-Latin American Research Institute, doutoranda em Antropologia Social na UFSC. Filipe Buba N’hada, poeta, músico e compositor guineense, graduado em Humanidades pela Unilab e mestrando na Universidade Estadual da Bahia. Confira as informações de todos os convidados aqui.

O evento conta com o apoio técnico dos integrantes do Grupo de pesquisa Grupo de Pesquisa África-Brasil/Unilab/CNPq e Projeto Latitudes Africanas e Mídias Alternativas/Proex/Unilab e de Júlio Cesar Cirilo (pesquisador associado), Isabele Santos (estudante da Unilab e bolsista do projeto de extensão) e Israel Mawete (estudante, pesquisador do grupo e voluntário do projeto de extensão).

Foto: Divulgação

Sobre a poética da macumba

Engelbert Mveng, filósofo e historiador camaronês, no set texto “Problematique d´une estétique negro-africaine” escreve: “Por poética entendemos as leis da criatividade estética negro-africana, por hermenêutica, as regras da interpretação da obra estética […]. Considero a obra de arte negro-africana na sua concepção mais global. Ela é essencialmente linguagem, isto é, expressão de nossa personalidade”.

A macumba é uma palavra que faz parte das africanidades e, nos trabalhos de Basilele Malomalo o termo é usado como sinônimo da cultura negra, culturas produzidas pelos africanos e seus descendentes ao longo da história. “Como muitas palavras africanas, a macumba foi enfeitiçada negativamente pelo pensamento único eurocêntrico, por isso, os negros lutam para libertá-la do ‘feitiço do mal’ do preconceito e do racismo para retribuí-la ao seu verdadeiro significado, a sua força mágica do ‘feitiço do bem’”, afirma Basilele Malomalo.

Malomalo entende por africanidades como culturas inventadas pelos africanos e seus descendentes espalhados pelo mundo e a macumba é uma, entre tantas outras, de suas manifestações epistemológicas, históricas, políticas, estéticas. Nesse sentido, a macumba é um patrimônio da cultura negra, e interessa em muito, o autor inspirando-se em Muniz Sodré, o seu lado da sedução e da magia, que a faz rebelde perante a lógica instrumental e racionalista ocidental.

Fonte: UNILAB

+ sobre o tema

Luíz Gama

Luís Gonzaga Pinto da Gama (Salvador, 21 de junho...

Pesquisas apontam Machado de Assis como o autor brasileiro mais estudado

A doutoranda da Universidade de Brasília (UnB) Laeticia Jensen...

O Negro da senzala ao soul: Um documentário da TV Cultura 1977

Gabriel Priolli resgata um vídeo que conta a história...

Lélia Gonzalez: Mulher Negra na História do Brasil

Neste ano de 2009, já contamos 15 anos que...

para lembrar

Minas Gerais: Mais uma edição da ‘Batalha de MC’s’ é realizada em Divinópolis

O Coletivo Usina de Rima de Divinópolis realiza no dia...

Núcleo da Maré ao Luar apresenta espetáculo “Resiliência” em projeto aprovado na Lei Aldir Blanc

Temporada virtual de “Resiliência” terá parceria com a Rádio...

Festival Julho das Pretinhas realiza evento de arte-educação voltado para crianças negras

A terceira edição do Julho das Pretinhas reúne uma...

Antologia “Retratos Pandêmicos” reúne 89 novos autores e autoras

Depois de uma imersão dedicada em 6 meses de...
spot_imgspot_img

Representatividade nos palcos: projeto tem aulas de teatro centradas no protagonismo negro

Desenvolver sonhos e criar oportunidades foram os combustíveis para a atriz, pedagoga e mestre de artes cênicas Graciana Valladares, de 36 anos, moradora de Cavalcanti,...

Por que Bob Marley é um ícone dos direitos humanos

Ao se apresentar em junho de 1980 na cidade alemã de Colônia, Bob Marley já estava abatido pela doença. Ainda assim, seu carisma fascinou...

‘Ah, se não Fosse o Ilê Aiyê’: bloco afro mais antigo do país celebra 50 anos de resistência e pioneirismo

Se o bloco afro mais antigo do país enfrentou resistência ao desfilar pelo circuito de Carnaval de Salvador (BA) pela primeira vez, em 1975,...
-+=