Secretaria de Direitos Humanos acompanha situação dos quilombolas no Maranhão

 

A ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), telefonou nesta sexta-feira (10) para os quilombolas que realizam manifestações contra a violência no Maranhão. Ela reforçou a disposição do governo para o diálogo e disse que ninguém precisa entrar em greve de fome para falar com o governo federal.

Na quinta-feira (9), dezessete quilombolas e dois padres da Comissão Pastoral da Terra entraram em greve de fome para protestar contra a violência sofrida por líderes do movimento quilombola no estado.

“Estamos trabalhando para resolver esta situação da melhor possível, mas faço um apelo para que seja encerrada a greve de fome para que a saúde de ninguém fique comprometida. Estamos abertos ao diálogo”, enfatizou a ministra Maria do Rosário, que telefonou para a governadora do Maranhão, Roseana Sarney, pedindo reforço na segurança das comunidades quilombolas do estado.

A pauta de reivindicações dos quilombolas foi entregue à SDH/PR e uma equipe do Governo Federal acompanha os desdobramentos. Além da SDH/PR, integram essa equipe a Secretaria-Geral da Presidência da República, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir).

Na próxima terça-feira (14), representantes da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos e do Programa Defensores dos Direitos Humanos da SDH/PR vão até o Maranhão acompanhar a situação in loco. A ministra Maria do Rosário se colocou à disposição para ir até o local em breve, junto com a ministra Luiza Bairros (Seppir).

 

Fonte:Lista Racial

+ sobre o tema

Tiradentes? E Lucas Dantas, Manuel Faustino, Luiz Gonzaga e João de Deus?

Domingo passado seria feriado, 21 de abril. A data...

‘Faça a Coisa Certa’: Aclamado drama racial de Spike Lee ganhará versão em 4K

‘Faça a Coisa Certa‘ não apenas venceu o teste...

Narrativas Afro-brasileiras na Biblioteca Paulo Duarte, em São Paulo

Toguna – Narrativas Afro-brasileiras na Biblioteca Paulo Duarte,...

Thaíde lança livro e fala sobre o preconceito

Rapper reúne letras de músicas para comemorar 30 anos...

para lembrar

Lima Barreto e a crítica (1900 a 1922) a conspiração de silêncio

Por: Alice Áurea Penteado Martha Universidade Estadual de Maringá/Brasil A conspiração de...

TERREMOTO HAITI:Boas e más palavras

Laferrière expõe em suas obras, repetidas vezes, a exploração...

Hoje na História, há 106 anos, morria na cidade do Rio de Janeiro, Machado de Assis

Ele foi escritor, jornalista, poeta e teatrólogo, mas a...
spot_imgspot_img

Milton Nascimento recebe título de ‘Doutor Honoris Causa’ pela Unicamp

O Conselho Universitário da Unicamp (Consu) aprovou, nesta terça-feira (26), o título de doutor Honoris Causa ao músico Milton Nascimento. A decisão foi unânime, com 62 votos....

Tragédia em AL: “vivemos um luto coletivo”, diz moradora 

A dor tomou os olhares dos moradores de União dos Palmares (AL), que vivem o luto coletivo após a morte de 18 pessoas em um...

Liniker volta ao Rio com show do aclamado álbum “Caju”

O primeiro show de 2025 da Liniker na cidade do Rio de Janeiro já tem data para acontecer: é em 12 de abril, na Marina da...
-+=