Seguranças de terminal de ônibus de SP são afastados após agressão a jovem negro

Jovem de 24 anos foi perseguido por grupo e seguranças não o protegeram.

Do G1 

A assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Transportes informou na noite deste sábado (18) que os funcionários envolvidos no caso em que um jovem negro foi agredido no Terminal Parque Dom Pedro II, no Centro de Sâo Paulo, foram afastados.

Diego Cintra, ator de 24 anos, revelou ter sido assaltado, agredido e vítima de racismo na madrugada de quarta-feira (15). Ele ainda exibe as marcas da violência pelo corpo: pés, braços, rosto marcados pelas pauladas, socos e mordidas de cachorro.

Cintra relatou que voltava de uma festa da companhia de teatro na qual trabalha quando foi abordado por dois homens pedindo que entregasse o celular e dinheiro. Como estava perto do terminal de ônibus, ele correu para pedir apoio aos vigilantes do local.

“Cheguei no Terminal pedindo ajuda para a vigilância e a vigilante falou: ‘Corre, sai daqui. A gente não tem como fazer nada, só corre'”, disse em entrevista ao G1.

Pé de Diogo Cintra tem marcas de agressão e mordidas de cachorro (Foto: TV Globo/Reprodução)

Ainda dentro do espaço, ele avistou quatro seguranças e novamente tentou ter auxílio. “Os caras [que o tinham abordado] já estavam vindo com pedaço de pau.”

Segundo Cintra, após ele pedir ajuda aos seguranças, os dois homens voltaram até ele, então acompanhados de uma mulher e três homens com dois cachorros. Em frente aos seguranças, o grupo alegou que tinha sido roubado por Cintra.

“Eu perguntei para eles o que eu havia roubado, mas o segurança me mandou calar a boca. Meu celular estava descarregado e não pude mostrar que aquele celular era meu”, recorda.

Cintra revela que entregou o aparelho para os assaltantes na frente dos seguranças e diz que em momento algum sua versão dos fatos foi considerada verdadeira.

Ator Diogo Cintra revela ter sido assaltado, agredido e vítima de racismo na madrugada de quarta-feira (15), den.ro do Terminal Parque Dom Pedro II, no Centro de São Paulo. (Foto: reprodução)

Procurada, a São Paulo Transporte (SPTrans) diz, por meio de nota, que solicitou esclarecimento à SPURBANUSS, responsável pela administração do Terminal Parque Dom Pedro II, e que “vai colaborar com as autoridades para elucidar os fatos.”

“A SPTrans repudia quaisquer atos de agressões e racismo e, se comprovadas as denúncias, solicitará o afastamento imediato dos envolvidos.”

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou, por meio de nota, que o caso está sendo investigado no 1º Distrito Policial, na Sé. A vítima ainda deverá ser ouvida, segundo a pasta, e imagens do Terminal Parque Dom Pedro serão analisadas para a identificação dos autores das agressões.

+ sobre o tema

Por que mandaram matar Marielle Franco? Essa agora, é a pergunta que não se cala…

Seis anos depois e finalmente o assassinato de Marielle...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de...

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo...

para lembrar

Juíza diz que “negros e hispânicos têm maior propensão para o crime”

Edith Jones, 64 anos, foi nomeada pelo antigo...

Movimento Negro e os 50 crimes de racismo

  O procurador-geral de justiça em exercício, Márcio Augusto Alves,...

“Temos o pior tipo de racismo que existe: o que ninguém vê” por uma Estudante universitária

por uma Estudante universitária, 27 “Por ser negra e mulher,...

Diretora de escola em NY teria chamado professores negros de gorilas

Cerca de 150 pessoas, entre professores e ativistas,...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=