Senado aprova prorrogação e ampliação da política de cotas para concursos públicos

Enviado por / FonteSenado Federal

O Senado aprovou, nesta quarta-feira (22), o projeto de lei (PL) 1.958/2021, que prorroga por dez anos a política de cotas afirmativas para concursos públicos federais e amplia de 20% para 30% a reserva de vagas para negros, indígenas e quilombolas. De acordo com o texto, a iniciativa se justifica pela necessidade de fornecer as medidas que visem à promoção da igualdade no setor público, como previsto na Constituição Federal, e como dever de consciência no estado democrático de direito.

A medida abrange os concursos públicos no âmbito da administração pública federal direta, das autarquias, das fundações públicas, das empresas públicas e das sociedades de economia mista controladas pela União e nos processos seletivos simplificados para o recrutamento de pessoal nas hipóteses de contratação por tempo determinado.

Os editais de abertura de concursos públicos e de processos seletivos simplificados estabelecerão procedimento de confirmação complementar à autodeclaração das pessoas pretas e pardas. De autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), o projeto contou com parecer favorável do senador Humberto Costa (PT-PE). A matéria segue para a Câmara.

Direitos humanos

O Plenário aprovou o projeto de lei complementar 150/2021, do senador Fabiano Contarato (PT-ES), que institui mecanismos que favoreçam a proteção de lésbicas, gays, bissexuais, transsexuais e travestis encarcerados. O texto prevê a aplicação de recursos do Fundo Penitenciário Nacional (FUNPEN) na construção de estabelecimentos prisionais específicos ou na adaptação de celas, alas ou galerias destinadas a abrigá-los.

A matéria, que altera a Lei Complementar 79, de 1994, também permite que os recursos sejam utilizados para a capacitação continuada dos profissionais de estabelecimentos prisionais em relação aos direitos humanos e sobre os princípios de igualdade e não discriminação. A matéria, relatada pelo senador Otto Alencar (PSD-BA), segue para a Câmara dos Deputados.

Os senadores ainda aprovaram o PLC 190/2025, que cria 49 cargos efetivos de analista judiciário no quadro de pessoal do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 5ª Região, com sede em Salvador. A matéria segue à sanção.

Vai à promulgação o projeto de decreto legislativo (PDL) 927/2021, de autoria da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul, que aprova o texto do acordo de sede entre a República Argentina e o Comitê Intergovernamental da Hidrovia Paraguai-Paraná, assinado em Assunção, em 9 de março de 2018.

+ sobre o tema

Cristiano Ronaldo diz ‘não ao racismo’ depois de Koulibaly sofrer insultos em campo

Jogador português apresentou a sua solidariedade para com Koulibaly,...

Clubes europeus farão contratos com cláusula anti-racismo

Fonte: Gazeta Esportiva.NetO racismo continua preocupando dirigentes no futebol...

Representatividade negra importa

Frederick Douglass, W.E.B Du Bois, Rosa Parks, Toni Morrison, Audre Lorde,...

Red Bulls paga aos adeptos para não insultarem jogadores

Major League Soccer quer limpar o futebol nos EUA...

para lembrar

PMs acusados de tortura e racismo são expulsos

Maigue Gueths - Redação Bonde Os dois policias militares...

Evangélicos negros dizem em manifesto que Bolsonaro usa fé para racismo

Organizações negras evangélicas publicam nesta sexta-feira (28) o Manifesto Negro Protestante Brasileiro, com...

Confundidas com faxineiras, deputadas negras britânicas denunciam racismo

Deputada da oposição trabalhista Abena Oppong-Asare contou no Twitter...
spot_imgspot_img

Em tempos de cólera, amor

Planejei escrever sobre o amor numa semana mais que óbvia. Eu adoro esta data capitalista-afetiva que é o Dia dos Namorados. Gosto que nossa...

Lula sanciona lei de cotas para negros em concurso e eleva reserva de vagas para 30%

O presidente Lula (PT) sancionou nesta terça-feira (3) a prorrogação da lei de cotas federais, que passa a reservar 30% das vagas para pretos e pardos em concursos...

Festa junina no Rio termina com um morto e cinco baleados: “Foi a pior cena que eu vivi na minha vida”

Uma festa junina terminou com um morto e cinco baleados, na zona sul do Rio.Quadrilhas convidadas já tinham se apresentado e a anfitriã da...
-+=
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.