Senado celebra Dia Nacional da Consciência Negra

Fonte: Agência Senado-
A partir de solicitação do senador Paulo Paim (PT-RS), o Senado realiza neste momento sessão especial para comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra e também o Dia de Zumbi dos Palmares, celebrados em 20 de novembro com objetivo de debater a inserção do negro na sociedade brasileira.

 

Paim disse que espera ver aprovado o projeto que cria o Estatuto da Igualdade Racial, de sua autoria. Tal aprovação seria, em sua opinião, uma grande conquista e “a verdadeira carta de alforria da nação negra”. O projeto tramita no Congresso há sete anos. Foi aprovado pela Câmara sob a forma de substitutivo, com várias alterações ao projeto original (PLS 213/03), e precisa ser novamente apreciado pelo Senado.

 

O substitutivo da Câmara ao PLS 213/03 define como desigualdade racial todas as situações injustificadas de diferenciação de acesso e fruição de bens, serviços e oportunidades, nas esferas pública e privada, em virtude de raça, cor, descendência, origem nacional ou étnica. Define como população negra o conjunto de pessoas que se autodeclaram pretas e pardas, conforme o quesito cor ou raça usado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Entre outras medidas, o substitutivo trata de políticas públicas e programas especiais adotados pela iniciativa privada e o Estado para a correção das desigualdades raciais e a promoção da igualdade de oportunidades. Prevê ainda acesso universal e igualitário ao sistema Único de Saúde (SUS) para promoção, proteção e recuperação da saúde da população negra, que deverá ficar a cargo de instituições públicas federais, estaduais, distrital e municipais da administração direta e indireta. O objetivo é garantir tratamento e especialização em doenças mais comuns na raça negra, como a anemia falciforme.

 

Foi mantida no texto a exigência de cotas em partidos políticos para representantes de comunidades negras. De acordo com o substitutivo, coligações e partidos políticos devem ter, no mínimo, 10% de representantes negros em suas campanhas para eleições de deputados federais, estaduais e vereadores. Hoje, só há reserva para mulheres.

 

A proposição determina também que seja obrigatória a disciplina que trate da história geral da África e da população negra no Brasil nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio públicos e privados.

 

A data de celebração do Dia da Consciência Negra foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, o último dos líderes do Quilombo dos Palmares. O Quilombo dos Palmares, atualmente situado na região de União dos Palmares, em Alagoas, era uma comunidade formada por escravos negros que haviam fugido das fazendas, prisões e senzalas brasileiras.

 

Matéria original

Leia também:

O Estatuto da Igualdadew Racial por Paulo Paim

 

+ sobre o tema

Quénia – Uhuru, um ‘príncipe’ chamado ‘liberdade’

Uhuru Kenyatta – cujo nome significa liberdade na língua...

Anúncios de escravos: os classificados da época

“O Brasil é um país mestiço, com algumas ilhas negras”. (Glória...

Documentário mostra dedicação de Abdias Nascimento na militância pelos direitos dos negros

Documentação mostra dedicação de Abdias Nascimento na militância pelos...

para lembrar

Hoje na História, 9 de Fevereiro de 1944, nascia Alice Walker

Alice Malsenior Walker (Condado_de_Putnam_(Geórgia), 9 de fevereiro de 1944)...

Memórias de escravo brasileiro que escapou para Nova Iorque publicadas em português

A história de um escravo brasileiro que escapou para...

Swan Lake Bijlmermeer II: Balé clássico e dança de rua na Holanda

Swan Lake Bijlmermeer II é um encontro de dança...

Grupo Coletivo NEGA traz o espetáculo “Preto-à-Porter” para São José

O grupo Coletivo NEGA encena o espetáculo teatral “Preto-à-Porter”...
spot_imgspot_img

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos festivais de música no país, terá como uma de suas atrações, no dia 2 de...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....
-+=