Slam das Minas SP apresenta 2ª Jornada Latines

Enviado por / FonteEnviado ao Portal Geledés

Dando continuidade ao sucesso da 1ª edição, evento promove em São Paulo um intercâmbio entre artistas do Brasil e de mais nove países da América Latina e suas diferentes expressões

Entre os dias 14 e 19 de novembro, acontece em São Paulo a  Jornada Latines, projeto da Slam das Minas SP que tem como propósito propagar, por meio da poesia, a luta contra o machismo, racismo, homofobia e transfobia, facilitando pautas feministas e das mulheres de periferia em um espaço seguro de expressão. O evento terá como sede duas unidades do Sesc, tornando a capital paulista, que também é o berço da Slam no Brasil, o ponto de encontro dessa imersão cultural e poética que é proposta pela Jornada.

Em 2021, a 1ª edição aconteceu de forma totalmente online com oficinas, workshops e batalhas de poesia, reunindo dezenas de artistas de diversos lugares do Brasil e outros oito países da América Latina e abordou a linguagem da Slam a partir da ótica da cena brasileira, contando a história do movimento no país e discutindo as produções literárias feitas por mulheres e pessoas trans nesse contexto. Em uma programação inteiramente composta por mulheres, travestis, homens trans e não binaries, o projeto ficou entre os cinco finalistas do Prêmio Jabuti 2022 no eixo inovação, categoria “Incentivo à leitura”. 

Este ano, a abertura será realizada na Baderna Literária, produtora e centro cultural que é sede da Slam das Minas SP, com a recepção de todes artistas envolvides e presença de articuladores e produtores culturais de São Paulo. O evento inicia com apresentação da coletiva, seguida por microfone aberto e encerra com a DJ Sophia.

Para a 2ª edição, toda a programação está sendo elaborada e pensada no intercâmbio entre mais de 30 artistas brasileires e de outros nove países latinoamericanes, sendo eles Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Cuba, Costa Rica, Guatemala, República Dominicana e Uruguai com oficinas, painéis, intervenções, batalhas e pocket show. O evento será gratuito e acontecerá entre as unidades Vila Mariana e Belenzinho do Sesc SP.

2ª JORNADA LATINES SLAM DAS MINAS

DE 14 A 19 DE NOVEMBRO

BATALHAS

O III Torneio Singulares terá a participação de catorze poetas representantes de slams com recorte de gênero de diferentes estados brasileiros. Serão duas chaves classificatórias e finais distribuídas em dois dias. O júri é composto por cinco pessoas, sendo uma artista convidada e as demais escolhidas pelo público, quem ganhar representará o Brasil no Slam Latines. O II Slam Latines conta com dez vagas com poetas de diferentes países latinoamericanos e também será realizado em dois dias sequenciais ao singulares, com duas seletivas e uma final.

14 e 15/11 oficinas e vivências:

SESC VILA MARIANA 

  • Os detalhes das Palavras (10h) – Poeta Gênesis
  • Slam na América Latina (12h) – Roberta Estrela D’Alva
  • Gênero e Literatura indígena (14h) – Je Hãmãgãy
  • Interpretação corporal (16h) – Gustav

16/11 a 18/11 a partir das 17h:

SESC BELENZINHO 

MC Painéis – Mel Duarte MC Batalhas – Slam das Minas SP DJ Residente – Dj Licis

16/11 – 17h INTERVENÇÃO Luna Vitrolira

17h10 PAINEL 1 – A palavra como cultura  A construção de novas narrativas poéticas e o surgimento de novas comunidades com Paulx Simón (AR)  e Aratykyra (BR)

  19h SELETIVA SINGULARES (A e B)

17/11 – 17h INTERVENÇÃO Luz Ribeiro

17h10 PAINEL 2 – A poesia do corpo afrolatine A negritude como abertura de caminhos para outros horizontes literários com Afíbula (CU) e Ludmila Singa (BR)

  19h FINAL SINGULARES

18/11 – 17h INTERVENÇÃO Luiza Romão

17h10 PAINEL 1 – A escrita quando elas O poder da palavra, mulheridades, mandingas e abertura de caminhos com Midria (BR) e Arra Hué (UR)

  19h SELETIVA LATINES (A e B)

19/11 – 15h FINAL LATINES

17h Pocketshow Soul de Lua

+ sobre o tema

Carnaval Salvador 2012 BA – Bloco Ilê Aiyê com Arlindo Cruz

O próximo sábado (28) vai ser marcado pela Noite...

21 de Março – Toda beleza veio para ficar!

Para comemorar o  21 de Março - Dia Internacional...

Brasileira eleita miss Italia nel Mondo incentiva misses negras: “Nunca desistam!”

Silvia Novais, 25, é uma miss vitoriosa: foi miss...

Akim Camara um virtuose do violino na Holanda

O Maestro Andre Rieu apresentou Akim Camara um violinista...

para lembrar

spot_imgspot_img

Selo Sesc lança Relicário: Dona Ivone Lara (ao vivo no Sesc 1999)

No quinto lançamento de Relicário, projeto que resgata áudios de shows realizados em unidades do Sesc São Paulo nas décadas de 1970, 1980 e 1990,...

Chega a São Paulo Um defeito de cor, exposição que propõe uma revisão historiográfica da identidade brasileira por meio de uma seleção de obras em...

De 25 de abril a 1º de dezembro, o Sesc Pinheiros recebe "Um Defeito de Cor". Resultado da parceria entre o Sesc São Paulo...

Aos 76, artista trans veterana relembra camarins separados para negros

Divina Aloma rejeita a linguagem atual, prefere ser chamada de travesti e mulata (atualmente, prefere-se o termo pardo ou negro). Aos 76 anos, sendo...
-+=