STF decide que governo deve apresentar plano nacional sobre violações em presídios

Enviado por / FonteBrasil de Fato

Desde 2015 o Supremo reconhece haver violações massivas de direitos humanos no sistema penitenciário

Em decisão unânime, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) determinaram que o Governo Federal deve apresentar em até seis meses um plano nacional para enfrentamento ao quadro de violações sistemáticas em presídios do país. Em votação encerrada nesta quarta-feira (4), os integrantes do Supremo acompanharam o voto do relator, ministro Marco Aurélio, que está aposentado desde 2021.

O julgamento foi o primeiro pautado pelo ministro Luís Roberto Barroso para voltar ao plenário após assumir a presidência do Supremo. Ele apresentou seu voto na última terça-feira (3), com pequenas divergências ao que foi apontado por Marco Aurélio em 2015. O entendimento de Barroso foi seguido por seus colegas de STF entre terça e quarta.

Ao retomar a discussão Barroso destacou que é de interesse público a melhoria do sistema carcerário. O ministro lembrou ainda que grande parte das pessoas presas cometeram crimes de baixa periculosidade, e, no atual estado do sistema carcerário do país, podem passar a integrar organizações ou cometer crimes mais graves devido ao contato com presos por crimes de maior gravidade.

“As principais organizações criminosas em funcionamento no Brasil se formaram e ordenam de dentro dos presídios. Estima-se que a maior delas já se encontrava presente em 90% dos presídios em São Paulo em 2009, e agora está em todo o território nacional. Aqueles bens que o Estado não fornece são fornecidos pelas organizações criminosas. A adesão a elas pode constituir uma questão essencial para sobrevivência no cárcere”, relatou.

A votação unânime reconheceu o “estado de coisas inconstitucional” no sistema carcerário brasileiro. Isso significa que há violações generalizadas de direitos fundamentais, causadas por incapacidade das autoridades públicas, e que o Judiciário precisa intervir. O conceito foi apresentado inicialmente na Colômbia, e reconhecido no STF por Marco Aurélio em 2015.

A medida, que na época foi apresentada em caráter liminar, garantiu ao STF a determinação das audiências de custódia para decidir sobre a manutenção de prisões em flagrante, por exemplo. A ação foi proposta pelo PSOL. Com a aprovação, fica decidido, por exemplo, que os tribunais devem apresentar expressamente a motivação para não aplicação de medidas cautelares alternativas em caso de manutenção de prisões provisórias. 

+ sobre o tema

Gente Nova – Direitos Humanos em 2 minutos

Foi ao ar no início desta semana o primeiro...

Não tá tranquilo nem favorável para os direitos humanos

Fundo Brasil lança campanha para mobilizar a sociedade na...

Filme “Holocausto Brasileiro” mostra o horror do Hospital Colônia

"Holocausto Brasileiro" é um documentário produzido pela HBO e...

Direitos humanos só defende bandido?

Era uma vez um país no qual viviam muitas...

para lembrar

Joaquim Barbosa adia aposentadoria para agosto

Ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu...

STF decide que sacrifício de animais em cultos religiosos é constitucional

Decisão unânime tem repercussão geral e deverá ser seguida...

Ex-ministros se unem contra Bolsonaro para denunciar ameaça de golpe

Eles são de diferentes ideologias, de diferentes partidos. Trazem...

Ministra Anielle Franco fala sobre racismo em cargos públicos e defende mulher negra no STF: ‘Ia ser histórico’

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, afirmou nesta quinta-feira...
spot_imgspot_img

PF prende Domingos Brazão e Chiquinho Brazão por mandar matar Marielle; delegado Rivaldo Barbosa também é preso

Os irmãos Domingos Brazão e Chiquinho Brazão foram presos neste domingo (24) apontados como mandantes do atentado contra Marielle Franco, em março de 2018, no qual também morreu o motorista Anderson...

STF homologa acordo de delação de Ronnie Lessa no caso Marielle Franco, anuncia Lewandowski

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, anunciou nesta terça-feira, (19) que o acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa foi homologada pelo Supremo Tribunal...

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...
-+=